Politica educacional do Peru, no contexto da America Latina, no periodo de 1990 a 2000
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604185 |
Resumo: | Orientador: Nilson Joseph Demange |
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Politica educacional do Peru, no contexto da America Latina, no periodo de 1990 a 2000Educational politics of Peru, in the context of Latin America, in the period of 1990 to 2000Educação e EstadoEducação - América LatinaNeoliberalismoReforma do ensinoDescentralizaçãoEducational policyEducation, Latin AmericaNeoliberalismReform of educationDecentralizationOrientador: Nilson Joseph DemangeTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa trata dos acontecimentos gerados a partir do desenvolvimento de políticas educativas no Peru na década de noventa dentro do contexto mundial e fundamentalmente no contexto da América Latina. Destacam-se, também, os acontecimentos causais mais importantes que provocaram essas mudanças no comportamento educativo, na procura de uma educação de qualidade e para a formação da cidadania. A ampliação da marginalidade social, como conseqüência da pobreza e do desemprego nos países chamados subdesenvolvidos, ou Cone Sul, limitam seu desenvolvimento, impossibilitando o aproveitamento dos benefícios que a modernidade oferece. Frente a tal panorama social, perturbador, surge como alternativa para reduzir essas distâncias sociais, a política social de Educação. Esta, é concebida como instrumento e mecanismo utilizados por várias sociedades para alcançar os ideais de paz, liberdade e justiça social. Elencar a Educação como direcionadora de melhores condições de vida à sociedade é perspectiva comum nos países latino-americanos e, com o apoio dos acordos assumidos em diferentes eventos, principalmente da participação no Projeto Principal de Educação para América Latina e Caribe (iniciado em 1979), e da Conferencia Mundial Educação para Todos (Jontiem, 1990), buscam promover a formulação de políticas educativas, considerando o contexto social da região, suas demandas sociais e possibilidades internas, que logo passam a ser prioridade do Estado. Objetiva-se, neste trabalho, apresentar o panorama histórico e analise do processo que acompanhou a mudança nas políticas educativas desenvolvidas no Peru durante essa década e as implicações dessas políticasAbstract: The research inside deals with the events generated from the development of educative politics in Peru in the decade of ninety of the world-wide context and basically in the context of Latin America. The more important causal events are also distinguished, that they had provoked these changes in the educative behavior in the search of an education of quality and for the formation of the citizenship. The magnifying of the social marginality, as consequence of poverty and unemployment in the called countries underdeveloped, or South Cone, limits its development, disabling the exploitation of the benefits that modernity it offers. Front to such social, disturbing panorama, appears as alternative to reduce these social distances, the social politics of Education, as instrument and mechanism used by some societies to reach the ideals of peace, freedom and social justice. To detach the Education as direct by better conditions of life to the society is perspective common in the Latin American countries, and with the support of the agreements assumed in different events, mainly of the participation in the Main Project of Education for America Latina and the Caribbean (initiated in 1979), and World-wide Conference Education for All (Jontiem, 1990), searches to promote the formularization of educative politics, considering the social context of the region, its social demands and internal possibilities, that soon start to be priority of the State. Objective in this work to present the historical panorama and it analyzes of the process that followed the change in the educative politics developed in Peru during this decade and the implications of these politicsDoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Demange, Nilson Joseph, 1933-2020Aguilar, Luis EnriqueBryan, Newton Antonio PaciulliCatani, Afrânio MendesCa, Lourenço OcuniLamar, Adolfo RamosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHuamán Cosi, Melchor, 1968-20062006-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf130 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604185HUAMÁN COSI, Melchor. Politica educacional do Peru, no contexto da America Latina, no periodo de 1990 a 2000. 2006. 130 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604185. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/392660porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:45:19Zoai::392660Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:45:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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