Políticas linguísticas e educacionais implícitas para a pessoa surda : sentipensando uma educação linguística decolonial e transformativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13632 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho objetiva apresentar as principais privações sofridas (ROJO, 2006) por surdos, no contexto da educação linguística, e sentipensar a formação docente inicial visando à abertura de frestas para insurgência e transformação da realidade educacional. O estudo, exploratório (GIL, 2008) e interpretativista (MOITA LOPES, 1994), envolve pesquisa bibliográfica e orienta-se pelas seguintes perguntas: 1) Quais as privações sofridas no que respeita à educação linguística de surdos em contexto de inclusão? 2) Frente às privações, que encaminhamentos docentes constituem atos de resistência em favor de uma educação linguística decolonial e transformativa? Dentre os resultados, quanto às privações sofridas, é notável a interrelação entre as representações de língua, bilinguismo, educação bilíngue e pessoa surda e as práticas educacionais, destacando-se a subalternização dos surdos e de suas práticas de linguagens e culturais, a negação de seus direitos linguísticos e a realização de um processo educacional pouco significativo e de injustiça social e epistêmica. Dentre os encaminhamentos, figura a reivindicação por transformações no campo epistemológico, em favor do multiculturalismo pós-colonial, de letramentos críticos, da orientação translíngue, de um projeto ontoepistêmico de letramento e de novas formas de pensar língua/linguagem, bilinguismo, educação bilíngue, letramento, escola, currículo, estratégias de ensino e materiais didáticos para surdos |
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Políticas linguísticas e educacionais implícitas para a pessoa surda : sentipensando uma educação linguística decolonial e transformativaPolítica linguísticaProfessores - FormaçãoPessoa surdaLanguage policyTeacher trainingDeaf personArtigo originalResumo: Este trabalho objetiva apresentar as principais privações sofridas (ROJO, 2006) por surdos, no contexto da educação linguística, e sentipensar a formação docente inicial visando à abertura de frestas para insurgência e transformação da realidade educacional. O estudo, exploratório (GIL, 2008) e interpretativista (MOITA LOPES, 1994), envolve pesquisa bibliográfica e orienta-se pelas seguintes perguntas: 1) Quais as privações sofridas no que respeita à educação linguística de surdos em contexto de inclusão? 2) Frente às privações, que encaminhamentos docentes constituem atos de resistência em favor de uma educação linguística decolonial e transformativa? Dentre os resultados, quanto às privações sofridas, é notável a interrelação entre as representações de língua, bilinguismo, educação bilíngue e pessoa surda e as práticas educacionais, destacando-se a subalternização dos surdos e de suas práticas de linguagens e culturais, a negação de seus direitos linguísticos e a realização de um processo educacional pouco significativo e de injustiça social e epistêmica. Dentre os encaminhamentos, figura a reivindicação por transformações no campo epistemológico, em favor do multiculturalismo pós-colonial, de letramentos críticos, da orientação translíngue, de um projeto ontoepistêmico de letramento e de novas formas de pensar língua/linguagem, bilinguismo, educação bilíngue, letramento, escola, currículo, estratégias de ensino e materiais didáticos para surdosAbstract: This work aims to present the main privations suffered (ROJO, 2006) by deafs, in the context of language education, and to "sentipensar" the initial teacher training seeking to open gaps for insurgency and transformation of the educational reality. The study, explor- Revista X, v. 18, n. 02, p. 423- 449, 2023. 424 atory (GIL, 2008) and interpretivist (MOITA LOPES, 1994), involves bibliographical research, and is guided by the questions: 1) What are the privations suffered with regard to language education for deafs in the context of inclusion? 2) In the face of privations, which propositions constitute acts of resistance in favor of a decolonial and transformative language education? Among the results, regarding the privations suffered, the interrelation between the representations of language, bilingualism, bilingual education and deaf person and educational practices is notable, highlighting the subordination of the deafs and their language and cultural practices, the denial of linguistic rights, the realization of an educational process of little significance and social and epistemic injustice. Among the propositions, there is the demand for transformations in the epistemological field, in favor of postcolonial multiculturalism, critical literacies, translingual orientation, an onto-epistemic project of literacy and new ways of thinking about language, bilingualism, bilingual education, literacy, school, curriculum, teaching strategies and materials for deafsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Gilmara dos Reis, 1982-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13632RIBEIRO, Gilmara dos Reis. Políticas linguísticas e educacionais implícitas para a pessoa surda: sentipensando uma educação linguística decolonial e transformativa. Revista X. Curitiba, PR : UFPR/DELEM, 2022. Vol. 18, n. 2, (ago./dez. 2023), p. 423-449. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13632. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363079porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T13:55:03Zoai::1363079Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-11-09T13:55:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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