Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13545 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho objetiva verificar como os domínios familiar e escolar aparecem em políticas linguísticas que visam à inclusão de surdos na sociedade. Para isso, por meio de análise do referencial teórico e documental selecionado e à luz das perguntas de pesquisa 1) O que são políticas linguísticas e como elas se desenvolveram ao longo dos anos até a contemporaneidade? 2) Como o domínio familiar é contemplado nas políticas linguísticas voltadas para os surdos? 3) Qual o caráter discursivo e prático das políticas linguísticas voltadas à educação bilíngue de surdos?, procuramos conceituar as políticas enquanto gerenciamento linguístico, aplicando tal concepção às medidas estabelecidas para a manutenção e preservação da língua de sinais e para o reconhecimento da pessoa surda. Além disso, buscamos apresentar um olhar mais detalhado para dois aspectos que devem ser contemplados nestes postulados: a consideração da família e da educação como domínios-chave para o sucesso na (re)formulação e implementação dessas políticas na sociedade, pensando a aplicação deste aporte teórico e documental ao contexto brasileiro. Como resultado da análise bibliográfica, entendemos que as políticas linguísticas, para serem efetivas, precisam ser indissociáveis do reconhecimento dos direitos da pessoa surda à língua, à identidade e à cultura, único fator que pode possibilitar mais esforços práticos no sentido de, tanto no âmbito familiar quanto no escolar, garantir aos indivíduos surdos uma vida digna e um sentimento de pertencimento à sociedade brasileira |
id |
CAMP_a85379fc25ad0312f4d531ae9b5b15d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363092 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolarLanguage policies for the deaf in Brazil: : reflexions about the family and school domainsPolítica linguísticaSurdosEducação bilíngueLanguage policyDeafEducation, BilingualArtigo originalResumo: Este trabalho objetiva verificar como os domínios familiar e escolar aparecem em políticas linguísticas que visam à inclusão de surdos na sociedade. Para isso, por meio de análise do referencial teórico e documental selecionado e à luz das perguntas de pesquisa 1) O que são políticas linguísticas e como elas se desenvolveram ao longo dos anos até a contemporaneidade? 2) Como o domínio familiar é contemplado nas políticas linguísticas voltadas para os surdos? 3) Qual o caráter discursivo e prático das políticas linguísticas voltadas à educação bilíngue de surdos?, procuramos conceituar as políticas enquanto gerenciamento linguístico, aplicando tal concepção às medidas estabelecidas para a manutenção e preservação da língua de sinais e para o reconhecimento da pessoa surda. Além disso, buscamos apresentar um olhar mais detalhado para dois aspectos que devem ser contemplados nestes postulados: a consideração da família e da educação como domínios-chave para o sucesso na (re)formulação e implementação dessas políticas na sociedade, pensando a aplicação deste aporte teórico e documental ao contexto brasileiro. Como resultado da análise bibliográfica, entendemos que as políticas linguísticas, para serem efetivas, precisam ser indissociáveis do reconhecimento dos direitos da pessoa surda à língua, à identidade e à cultura, único fator que pode possibilitar mais esforços práticos no sentido de, tanto no âmbito familiar quanto no escolar, garantir aos indivíduos surdos uma vida digna e um sentimento de pertencimento à sociedade brasileiraAbstract: This article intends to analyse how the Family and School domains are portrayed inside the language policies that aim at the social inclusion of the Deaf. Based on the study and discussion of the theoretical and documental frameworks chosen for this work, and based on the following research questions: 1) What are language policies and how are they developed throughout the years?; 2) How is the Family domain contemplated within the language policies for the Deaf Community?; and 3) What is the discursive and practical character of language policies for bilingual Deaf education?, we intend to conceptualize policies such as language management, aplying this conception to established measures that seek the sign language preservation and maintenance and the recognition of the Deaf person. Moreover, we try to bring up a closer look at two aspects that must be considered on these principles: the acknowledgment of the Family and Education as key-domains for success in (re)formulating and implementing these policies in Society, thinking about the application of the documental and theoretical framkework in the Brazilian context. As a result of this bibliographic analysis, we understand that language policies will only be effective if they are inseparable from the ackowledgment of the Deaf rights to language, identity and culture, the only factor that can raise more practical efforts to assure a dignified life to the Deaf people and a sense of belonging to the Brazilian Society, both in Family and School domainsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Gilmara dos Reis, 1982-Bertonha, Giovanna, 1995-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13545RIBEIRO, Gilmara dos Reis; BERTONHA, Giovanna. Política linguística voltada para surdos no Brasil: reflexões sobre os domínios familiar e escolar. Revista Gatilho. Juiz de Fora, MG : UFJF, Programa de Pós Graduação em Linguística, 2020. Vol. 18, n. 01 (Out., 2020), p. 211-230. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13545. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363092porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-15T14:51:48Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363092Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-02-15T14:51:48Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar Language policies for the deaf in Brazil: : reflexions about the family and school domains |
title |
Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar |
spellingShingle |
Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982- Política linguística Surdos Educação bilíngue Language policy Deaf Education, Bilingual Artigo original |
title_short |
Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar |
title_full |
Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar |
title_fullStr |
Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar |
title_full_unstemmed |
Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar |
title_sort |
Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar |
author |
Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982- |
author_facet |
Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982- Bertonha, Giovanna, 1995- |
author_role |
author |
author2 |
Bertonha, Giovanna, 1995- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982- Bertonha, Giovanna, 1995- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política linguística Surdos Educação bilíngue Language policy Deaf Education, Bilingual Artigo original |
topic |
Política linguística Surdos Educação bilíngue Language policy Deaf Education, Bilingual Artigo original |
description |
Resumo: Este trabalho objetiva verificar como os domínios familiar e escolar aparecem em políticas linguísticas que visam à inclusão de surdos na sociedade. Para isso, por meio de análise do referencial teórico e documental selecionado e à luz das perguntas de pesquisa 1) O que são políticas linguísticas e como elas se desenvolveram ao longo dos anos até a contemporaneidade? 2) Como o domínio familiar é contemplado nas políticas linguísticas voltadas para os surdos? 3) Qual o caráter discursivo e prático das políticas linguísticas voltadas à educação bilíngue de surdos?, procuramos conceituar as políticas enquanto gerenciamento linguístico, aplicando tal concepção às medidas estabelecidas para a manutenção e preservação da língua de sinais e para o reconhecimento da pessoa surda. Além disso, buscamos apresentar um olhar mais detalhado para dois aspectos que devem ser contemplados nestes postulados: a consideração da família e da educação como domínios-chave para o sucesso na (re)formulação e implementação dessas políticas na sociedade, pensando a aplicação deste aporte teórico e documental ao contexto brasileiro. Como resultado da análise bibliográfica, entendemos que as políticas linguísticas, para serem efetivas, precisam ser indissociáveis do reconhecimento dos direitos da pessoa surda à língua, à identidade e à cultura, único fator que pode possibilitar mais esforços práticos no sentido de, tanto no âmbito familiar quanto no escolar, garantir aos indivíduos surdos uma vida digna e um sentimento de pertencimento à sociedade brasileira |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13545 RIBEIRO, Gilmara dos Reis; BERTONHA, Giovanna. Política linguística voltada para surdos no Brasil: reflexões sobre os domínios familiar e escolar. Revista Gatilho. Juiz de Fora, MG : UFJF, Programa de Pós Graduação em Linguística, 2020. Vol. 18, n. 01 (Out., 2020), p. 211-230. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13545. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13545 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Gilmara dos Reis; BERTONHA, Giovanna. Política linguística voltada para surdos no Brasil: reflexões sobre os domínios familiar e escolar. Revista Gatilho. Juiz de Fora, MG : UFJF, Programa de Pós Graduação em Linguística, 2020. Vol. 18, n. 01 (Out., 2020), p. 211-230. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13545. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363092 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833336549376 |