Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982-
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bertonha, Giovanna, 1995-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13545
Resumo: Resumo: Este trabalho objetiva verificar como os domínios familiar e escolar aparecem em políticas linguísticas que visam à inclusão de surdos na sociedade. Para isso, por meio de análise do referencial teórico e documental selecionado e à luz das perguntas de pesquisa 1) O que são políticas linguísticas e como elas se desenvolveram ao longo dos anos até a contemporaneidade? 2) Como o domínio familiar é contemplado nas políticas linguísticas voltadas para os surdos? 3) Qual o caráter discursivo e prático das políticas linguísticas voltadas à educação bilíngue de surdos?, procuramos conceituar as políticas enquanto gerenciamento linguístico, aplicando tal concepção às medidas estabelecidas para a manutenção e preservação da língua de sinais e para o reconhecimento da pessoa surda. Além disso, buscamos apresentar um olhar mais detalhado para dois aspectos que devem ser contemplados nestes postulados: a consideração da família e da educação como domínios-chave para o sucesso na (re)formulação e implementação dessas políticas na sociedade, pensando a aplicação deste aporte teórico e documental ao contexto brasileiro. Como resultado da análise bibliográfica, entendemos que as políticas linguísticas, para serem efetivas, precisam ser indissociáveis do reconhecimento dos direitos da pessoa surda à língua, à identidade e à cultura, único fator que pode possibilitar mais esforços práticos no sentido de, tanto no âmbito familiar quanto no escolar, garantir aos indivíduos surdos uma vida digna e um sentimento de pertencimento à sociedade brasileira
id CAMP_a85379fc25ad0312f4d531ae9b5b15d9
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363092
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolarLanguage policies for the deaf in Brazil: : reflexions about the family and school domainsPolítica linguísticaSurdosEducação bilíngueLanguage policyDeafEducation, BilingualArtigo originalResumo: Este trabalho objetiva verificar como os domínios familiar e escolar aparecem em políticas linguísticas que visam à inclusão de surdos na sociedade. Para isso, por meio de análise do referencial teórico e documental selecionado e à luz das perguntas de pesquisa 1) O que são políticas linguísticas e como elas se desenvolveram ao longo dos anos até a contemporaneidade? 2) Como o domínio familiar é contemplado nas políticas linguísticas voltadas para os surdos? 3) Qual o caráter discursivo e prático das políticas linguísticas voltadas à educação bilíngue de surdos?, procuramos conceituar as políticas enquanto gerenciamento linguístico, aplicando tal concepção às medidas estabelecidas para a manutenção e preservação da língua de sinais e para o reconhecimento da pessoa surda. Além disso, buscamos apresentar um olhar mais detalhado para dois aspectos que devem ser contemplados nestes postulados: a consideração da família e da educação como domínios-chave para o sucesso na (re)formulação e implementação dessas políticas na sociedade, pensando a aplicação deste aporte teórico e documental ao contexto brasileiro. Como resultado da análise bibliográfica, entendemos que as políticas linguísticas, para serem efetivas, precisam ser indissociáveis do reconhecimento dos direitos da pessoa surda à língua, à identidade e à cultura, único fator que pode possibilitar mais esforços práticos no sentido de, tanto no âmbito familiar quanto no escolar, garantir aos indivíduos surdos uma vida digna e um sentimento de pertencimento à sociedade brasileiraAbstract: This article intends to analyse how the Family and School domains are portrayed inside the language policies that aim at the social inclusion of the Deaf. Based on the study and discussion of the theoretical and documental frameworks chosen for this work, and based on the following research questions: 1) What are language policies and how are they developed throughout the years?; 2) How is the Family domain contemplated within the language policies for the Deaf Community?; and 3) What is the discursive and practical character of language policies for bilingual Deaf education?, we intend to conceptualize policies such as language management, aplying this conception to established measures that seek the sign language preservation and maintenance and the recognition of the Deaf person. Moreover, we try to bring up a closer look at two aspects that must be considered on these principles: the acknowledgment of the Family and Education as key-domains for success in (re)formulating and implementing these policies in Society, thinking about the application of the documental and theoretical framkework in the Brazilian context. As a result of this bibliographic analysis, we understand that language policies will only be effective if they are inseparable from the ackowledgment of the Deaf rights to language, identity and culture, the only factor that can raise more practical efforts to assure a dignified life to the Deaf people and a sense of belonging to the Brazilian Society, both in Family and School domainsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Gilmara dos Reis, 1982-Bertonha, Giovanna, 1995-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13545RIBEIRO, Gilmara dos Reis; BERTONHA, Giovanna. Política linguística voltada para surdos no Brasil: reflexões sobre os domínios familiar e escolar. Revista Gatilho. Juiz de Fora, MG : UFJF, Programa de Pós Graduação em Linguística, 2020. Vol. 18, n. 01 (Out., 2020), p. 211-230. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13545. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363092porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-15T14:51:48Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363092Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-02-15T14:51:48Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar
Language policies for the deaf in Brazil: : reflexions about the family and school domains
title Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar
spellingShingle Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar
Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982-
Política linguística
Surdos
Educação bilíngue
Language policy
Deaf
Education, Bilingual
Artigo original
title_short Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar
title_full Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar
title_fullStr Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar
title_full_unstemmed Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar
title_sort Política linguística voltada para surdos no Brasil : reflexões sobre os domínios familiar e escolar
author Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982-
author_facet Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982-
Bertonha, Giovanna, 1995-
author_role author
author2 Bertonha, Giovanna, 1995-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982-
Bertonha, Giovanna, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Política linguística
Surdos
Educação bilíngue
Language policy
Deaf
Education, Bilingual
Artigo original
topic Política linguística
Surdos
Educação bilíngue
Language policy
Deaf
Education, Bilingual
Artigo original
description Resumo: Este trabalho objetiva verificar como os domínios familiar e escolar aparecem em políticas linguísticas que visam à inclusão de surdos na sociedade. Para isso, por meio de análise do referencial teórico e documental selecionado e à luz das perguntas de pesquisa 1) O que são políticas linguísticas e como elas se desenvolveram ao longo dos anos até a contemporaneidade? 2) Como o domínio familiar é contemplado nas políticas linguísticas voltadas para os surdos? 3) Qual o caráter discursivo e prático das políticas linguísticas voltadas à educação bilíngue de surdos?, procuramos conceituar as políticas enquanto gerenciamento linguístico, aplicando tal concepção às medidas estabelecidas para a manutenção e preservação da língua de sinais e para o reconhecimento da pessoa surda. Além disso, buscamos apresentar um olhar mais detalhado para dois aspectos que devem ser contemplados nestes postulados: a consideração da família e da educação como domínios-chave para o sucesso na (re)formulação e implementação dessas políticas na sociedade, pensando a aplicação deste aporte teórico e documental ao contexto brasileiro. Como resultado da análise bibliográfica, entendemos que as políticas linguísticas, para serem efetivas, precisam ser indissociáveis do reconhecimento dos direitos da pessoa surda à língua, à identidade e à cultura, único fator que pode possibilitar mais esforços práticos no sentido de, tanto no âmbito familiar quanto no escolar, garantir aos indivíduos surdos uma vida digna e um sentimento de pertencimento à sociedade brasileira
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13545
RIBEIRO, Gilmara dos Reis; BERTONHA, Giovanna. Política linguística voltada para surdos no Brasil: reflexões sobre os domínios familiar e escolar. Revista Gatilho. Juiz de Fora, MG : UFJF, Programa de Pós Graduação em Linguística, 2020. Vol. 18, n. 01 (Out., 2020), p. 211-230. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13545. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13545
identifier_str_mv RIBEIRO, Gilmara dos Reis; BERTONHA, Giovanna. Política linguística voltada para surdos no Brasil: reflexões sobre os domínios familiar e escolar. Revista Gatilho. Juiz de Fora, MG : UFJF, Programa de Pós Graduação em Linguística, 2020. Vol. 18, n. 01 (Out., 2020), p. 211-230. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13545. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363092
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833336549376