Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC  

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gláucia de Jesus, 1974-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637346
Resumo: Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva
id UNICAMP-30_6d0cc5d81a1896db2da59ec8c3553f87
oai_identifier_str oai::1094098
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC  The multi/new literacies underlying the continuing education of elementary school teachers on MEC's teachers' Portal  MultiletramentosLetramentoAprendizado colaborativoTecnologia educacionalProfessores - FormaçãoMultiliteraciesLiteracyColaborative learningEducational technologyTeachers - trainingOrientador: Petrilson Alan Pinheiro da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo deste estudo é descrever e analisar, com base na perspectiva dos novos/multiletramentos, o potencial do Portal do Professor do MEC como espaço de enriquecimento da prática pedagógica do professor e de apoio aos processos de formação continuada por meio da colaboração em rede. Para o tratamento dos dados, elegi a pesquisa documental de base qualitativa. O corpus da pesquisa é o Portal do Professor do MEC. Na análise dos dados, apresento uma descrição dos elementos constitutivos do portal conjuntamente com as respectivas considerações sobre a funcionalidade desses elementos no processo de formação dos professores da Educação Básica. Essa descrição é realizada em uma perspectiva multimodal baseada nas categorias de análise propostas por Luc Pauwels (2012). O referencial teórico que embasa a pesquisa está ancorado nos estudos multimodais, nos pressupostos dos Novos letramentos e da Pedagogia dos Multiletramentos. São discutidas também questões sobre formação de professores, sobretudo em ambientes digitais, e colaboração em rede. No decorrer das análises e discussões desta pesquisa, procuro responder as seguintes questões: que elementos sinalizam e sustentam que o Portal do Professor tem o potencial de promover enriquecimento da prática pedagógica do professor? Que espaços do portal integram elementos capazes de orientar o professor em sua prática docente, bem como associar-se aos pressupostos dos multi/novos letramentos? Quais recursos são adotados pelos idealizadores e mantenedores do Portal do Professor para assegurar que, em meio a tantas outras fontes de pesquisa disponíveis na web 2.0, certifiquem o Portal do Professor como uma fonte eficaz para a formação de professores? As análises dos dados sinalizam que, se, por um lado, o Portal do Professor se coaduna com os modelos de educação contemporânea por ser um ambiente virtual e reunir um conjunto interligado de ferramentas, páginas, documentos de hipertexto, tutoriais, links e ambientes capazes de propiciar o exercício de colaboração em rede entre professores, por outro também deixa a desejar quanto a sua função de portal, pois a falta de atualização periódica de conteúdo, de informações, de novos materiais para estudo, coloca, de certa forma, à prova sua credibilidade e, possivelmente, sua retroalimentação. As conclusões decorrentes deste estudo visam colaborar com as discussões acerca das inúmeras possibilidades que o professor da educação básica pode dispor de formação continuada ao transitar por ambientes digitais, além de apontar a possibilidade de planejar ações didáticas que possam ser agregadas a outros recursos já existentes em sala de aula, aprimorando, assim, sua prática docente, tornando-a verdadeiramente reflexiva e transformadoraAbstract: The main purpose of this study is to describe and analyse, based on the assumptions of new/multiliteracies, the potential of MEC¿s Portal for Teachers as a space for enriching the pedagogical practice of the teacher and supporting the processes of continuing education through network collaboration. The data will be dealt with as a document-based research in accordance with the qualitative approach. The research corpus is MEC¿s Portal for Teachers. The data analysis includes a description of the elements that constitute the portal together with the considerations about the functionality of these elements in the professional development of elementary teachers. This description carries a multimodal perspective based on categories of analysis proposed by Luc Pauwels (2012). The theoretical framework adopted here has its roots in the multimodal studies, in the assumptions of New Literacies (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011 [2007]) and in the Pedagogy of Multiliteracies. A few issues on teachers¿ professional development will also be discussed, especially the ones concerning digital environment and online collaboration. As the analyses and discussions of this research progress, I will aim to answer the following questions: which elements indicate and support that the Portal for Teachers, in fact, contribute to the enrichment of teachers' pedagogical practice? Which part of the portal gathers together elements that are able to guide the teachers into their teaching practice and, at the same time, associates with the assumptions of multi/new literacies? The data analyses show that, on the one hand, the Portal for Teachers follows the trends in contemporary education in the sense that it is a virtual environment and it has a range of interconnected tools, pages, hypertext documents, tutorials, links and environments that are able to offer the experience of online collaboration among teachers, but on the other hand, it fails to fulfill its function as a portal because lack of periodic update of content, information and new study material puts, somehow, its credibility and possibly its feedback to the test. The conclusions this study brings are supposed to cooperate with the discussions about the many possibilities of continued professional development that the elementary teachers may have when they use digital environments, and besides, also the chance to plan teaching actions that could be associated with other resources that already exist in the classroom. Thus, it can improve the teachers¿ practice making it truly reflective and transformativeDoutoradoLinguagem e SociedadeDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-Mendonça, Márcia Rodrigues de SouzaBuzato, Marcelo El KhouriDornelles, Clara Zeni CamargoBarbosa, Edilaine BuinUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Gláucia de Jesus, 1974-20192019-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (198 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637346COSTA, Gláucia de Jesus. Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC   . 2019. 1 recurso online (198 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637346. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094098Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T11:22:51Zoai::1094098Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-10-21T11:22:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC  
The multi/new literacies underlying the continuing education of elementary school teachers on MEC's teachers' Portal  
title Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC  
spellingShingle Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC  
Costa, Gláucia de Jesus, 1974-
Multiletramentos
Letramento
Aprendizado colaborativo
Tecnologia educacional
Professores - Formação
Multiliteracies
Literacy
Colaborative learning
Educational technology
Teachers - training
title_short Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC  
title_full Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC  
title_fullStr Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC  
title_full_unstemmed Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC  
title_sort Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC  
author Costa, Gláucia de Jesus, 1974-
author_facet Costa, Gláucia de Jesus, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza
Buzato, Marcelo El Khouri
Dornelles, Clara Zeni Camargo
Barbosa, Edilaine Buin
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gláucia de Jesus, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos
Letramento
Aprendizado colaborativo
Tecnologia educacional
Professores - Formação
Multiliteracies
Literacy
Colaborative learning
Educational technology
Teachers - training
topic Multiletramentos
Letramento
Aprendizado colaborativo
Tecnologia educacional
Professores - Formação
Multiliteracies
Literacy
Colaborative learning
Educational technology
Teachers - training
description Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-04-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637346
COSTA, Gláucia de Jesus. Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC   . 2019. 1 recurso online (198 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637346. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637346
identifier_str_mv COSTA, Gláucia de Jesus. Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC   . 2019. 1 recurso online (198 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637346. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094098
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (198 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189150855790592