A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar : imagens de limites e possibilidades da ação educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605438
Resumo: Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
id UNICAMP-30_6ee24543e0b03ed273b6d328d376cf44
oai_identifier_str oai::406987
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar : imagens de limites e possibilidades da ação educativaThe production of knowledge in the daily school : limits and possibilities images of education actionSaberes do docenteFormação de professoresProfessor pesquisadorProfessor reflexivoEducação permanenteTeacher knowledgeTraining teachersSearch teacherReflexive teacherContinuing educationOrientador: Guilherme do Val Toledo PradoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : A partir das duas últimas décadas, um postulado central tem guiado as pesquisas sobre os saberes e conhecimentos docentes, considerando os professores como sujeitos que possuem determinados conhecimentos e saberes, mobilizados e produzidos no âmbito do seu trabalho cotidiano, muitas vezes, em função da realidade em que atuam. Isto implica em considerar o professor enquanto um sujeito que assume sua prática, a partir dos significados por ele atribuídos, um sujeito que possui repertório proveniente de sua própria atividade profissional e processo de formação. Partindo deste contexto, o presente estudo teve por objetivo investigar o processo de produção, mobilização e significação dos saberes e conhecimentos docentes, ocorrido nos espaços-tempo coletivos da escola. Para tanto, desenvolvemos nosso estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental ¿Padre Francisco Silva¿, acompanhando um grupo de professoras das séries iniciais e a equipe de gestão em dois espaços-tempo coletivos da escola: o trabalho docente coletivo (TDC) e o grupo de trabalho de 1ª à 4ª série (GT-2). Além disso, também observamos a sala de aula de uma das professoras que participava destes dois grupos, acompanhando o trabalho de alfabetização por ela desenvolvido. Os dados e vivências produzidos no processo de pesquisa, a partir do contato com estes sujeitos, nestes três espaços-tempo diferentes, permitiram a construção de um conjunto de imagens de experiências, que deram a ver os saberes e conhecimentos mobilizados, produzidos e significados, a partir de situações de limites e possibilidades das ações educativas realizadas por estas profissionais. Neste movimento nos deparamos com o processo de reflexão das professoras e demais profissionais da escola, com o desenvolvimento de um ambiente de colaboração e com o exercício da pesquisa e da escrita docente, que se constituíram em elementos fundamentais no processo de produção, mobilização e significação destes saberes e conhecimentos evidenciados. Vale dizer que realizar tal pesquisa, sistematizando e partilhando o conjunto de saberes e conhecimentos produzidos no cotidiano escolar, significou colaborar com os professores em seu processo de desenvolvimento profissional e valorização da profissão docente e ainda, partilhar possíveis caminhos, saberes e conhecimentos a serviço da maior razão de ser da escola: os alunosAbstract : From the last to decades, a central postulate has been guiding the researches regarding teacher¿s knowledge, considering teachers as persons that own certain knowledge mobilized and produced on the scope of their daily work. This implies to consider a teacher as a person that own knowledge that come from your own professional activity and academic background. In this direction, the present study has the goal to investigate the production, mobilization and significance process of teacher¿s knowledge in the collective meeting spaces on school itself. In order to achieve that, we have developed our study on Padre Francisco Silva¿s Elementary School, following a teacher¿s group of first grades and the school management team, on two collective moments inside the school: the collective teacher¿s working meetings (TDC) and the 1st to 4th working group (GT-2). Besides that, we have also observed the pedagogical practice of one of those school teachers inside the class room. The data produce on the research process, from the contact with this people, on those three different school spaces, have allowed the construction of experience images which show the mobilized, produced and meant knowledge from cutting-edge situations and possibilities of educational actions carried by those professionals. In this movement we have faced the reflection process of those teachers and other school professionals with the development of collaborative environment and research and teachers writing exercising, considered as elements responsible for production, mobilization and significance process of this evidenced knowledge. It¿s worthy to say that to carry out such a research, systematizing and presenting this knowledge set produced on the daily school work meant to collaborate with those teachers on their professional development and importance of teacher¿s work itself and still share possible ways and knowledge on the duty of the main reason of school existence: the studentsMestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Fiorentini, DarioAragão, Ana Maria Falcão deCunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloVarani, AdrianaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-20072007-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf287p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605438LOPRETTI, Tamara Abrão Pina. A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar: imagens de limites e possibilidades da ação educativa. 2007. 287p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605438. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/406987porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:57:08Zoai::406987Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:57:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar : imagens de limites e possibilidades da ação educativa
The production of knowledge in the daily school : limits and possibilities images of education action
title A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar : imagens de limites e possibilidades da ação educativa
spellingShingle A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar : imagens de limites e possibilidades da ação educativa
Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-
Saberes do docente
Formação de professores
Professor pesquisador
Professor reflexivo
Educação permanente
Teacher knowledge
Training teachers
Search teacher
Reflexive teacher
Continuing education
title_short A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar : imagens de limites e possibilidades da ação educativa
title_full A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar : imagens de limites e possibilidades da ação educativa
title_fullStr A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar : imagens de limites e possibilidades da ação educativa
title_full_unstemmed A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar : imagens de limites e possibilidades da ação educativa
title_sort A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar : imagens de limites e possibilidades da ação educativa
author Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-
author_facet Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Fiorentini, Dario
Aragão, Ana Maria Falcão de
Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
Varani, Adriana
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopretti, Tamara Abrão Pina, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes do docente
Formação de professores
Professor pesquisador
Professor reflexivo
Educação permanente
Teacher knowledge
Training teachers
Search teacher
Reflexive teacher
Continuing education
topic Saberes do docente
Formação de professores
Professor pesquisador
Professor reflexivo
Educação permanente
Teacher knowledge
Training teachers
Search teacher
Reflexive teacher
Continuing education
description Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605438
LOPRETTI, Tamara Abrão Pina. A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar: imagens de limites e possibilidades da ação educativa. 2007. 287p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605438. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LOPRETTI, Tamara Abrão Pina. A produção de saberes e conhecimentos no cotidiano escolar: imagens de limites e possibilidades da ação educativa. 2007. 287p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605438. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/406987
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
287p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138429547577344