Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/18280 |
Resumo: | Orientador: Marcius César Soares Freire |
id |
UNICAMP-30_6f41850c368bc9c866be3730e9f887f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1390314 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneoStrategies for representing surveillance in contemporary documentary cinemaDocumentário (Cinema)CinemaRepresentação cinematográficaVigilânciaDocumentary filmsMotion picturesCinematic representationSurveillanceOrientador: Marcius César Soares FreireTese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A partir da análise de uma seleção de filmes documentários produzidos nos últimos 20 anos, este trabalho apresenta um estudo aprofundado sobre a representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo. Diante da presença cada vez mais proeminente da vigilância em diversos setores das sociedades ocidentais – infiltrando-se, muitas vezes de forma sutil, em esferas como socialização, educação, trabalho, entre outros – torna-se crucial investigar a construção do imaginário da vigilância e o papel desempenhado pelo cinema documentário neste processo. Esta tese explora quatro estratégias estéticas predominantes no documentário contemporâneo para destacar suas contribuições na representação da vigilância: a apropriação de imagens de vigilância, o uso da primeira pessoa na construção narrativa, o modo expositivo e a estratégia observacional. A análise fílmica, utilizada como principal metodologia, possibilita uma avaliação crítica detalhada tanto da forma quanto do conteúdo de filmes que têm a vigilância como tema central. Durante a investigação, foi identificado que as estratégias de representação enfatizam diferentes aspectos da vigilância, sendo, em geral, utilizadas com objetivos críticos e informativos. Assim, este estudo visa enriquecer o debate sobre a representação da vigilância na cultura, dando especial atenção ao cinema, uma forma de expressão cultural intrinsecamente ligada à história e à evolução da vigilânciaAbstract: Through the analysis of a selection of documentary films produced over the last twenty years, this study presents an in-depth examination of the representation of surveillance in contemporary documentary cinema. With the increasingly prominent presence of surveillance across various sectors of Western societies – subtly infiltrating realms such as socialization, education, and employment – it becomes crucial to explore the construction of surveillance imagery and the role played by documentary cinema in this process. This thesis identifies four dominant aesthetic strategies in contemporary documentaries that significantly contribute to the representation of surveillance: the appropriation of surveillance imagery, the use of the first-person narrative, the expository mode, and the observational strategy. Film analysis, employed as the primary methodology, facilitates a detailed critical evaluation of both the form and content of films that centrally theme surveillance. The investigation reveals that these representational strategies emphasize different aspects of surveillance, generally serving critical and informative purposes. Consequently, this study aims to enrich the debate on surveillance representation in culture, paying special attention to cinema as a form of cultural expression intrinsically tied to the history and evolution of surveillanceAbertoDoutoradoMultimeiosDoutora em MultimeiosCAPES88882.441655/2019-01[s.n.]Freire, Marcius, 1949-Teixeira, Francisco ElinaldoKanashiro, Marta MourãoSilva, Mariana Duccini Junqueira daMello, Jamer Guterres deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMolina, Viviana Echávez, 1981-20232023-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (230 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18280MOLINA, Viviana Echávez. Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo. 2023. 1 recurso online (230 p.) Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18280. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1390314Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1390314Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T10:51:08Zoai::1390314Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-18T10:51:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo Strategies for representing surveillance in contemporary documentary cinema |
title |
Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo |
spellingShingle |
Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo Molina, Viviana Echávez, 1981- Documentário (Cinema) Cinema Representação cinematográfica Vigilância Documentary films Motion pictures Cinematic representation Surveillance |
title_short |
Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo |
title_full |
Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo |
title_fullStr |
Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo |
title_sort |
Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo |
author |
Molina, Viviana Echávez, 1981- |
author_facet |
Molina, Viviana Echávez, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Marcius, 1949- Teixeira, Francisco Elinaldo Kanashiro, Marta Mourão Silva, Mariana Duccini Junqueira da Mello, Jamer Guterres de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Multimeios UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molina, Viviana Echávez, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentário (Cinema) Cinema Representação cinematográfica Vigilância Documentary films Motion pictures Cinematic representation Surveillance |
topic |
Documentário (Cinema) Cinema Representação cinematográfica Vigilância Documentary films Motion pictures Cinematic representation Surveillance |
description |
Orientador: Marcius César Soares Freire |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-12-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/18280 MOLINA, Viviana Echávez. Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo. 2023. 1 recurso online (230 p.) Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18280. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/18280 |
identifier_str_mv |
MOLINA, Viviana Echávez. Estratégias de representação da vigilância no cinema documentário contemporâneo. 2023. 1 recurso online (230 p.) Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18280. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1390314 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1390314 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (230 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189198805073920 |