Adolescentes e interações on-line : uma proposta de intervenção educativa visando a convivência ética virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bozza, Thais Cristina Leite, 1984-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641268
Resumo: Orientador: Telma Pileggi Vinha
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Inúmeros são os problemas manifestados nesse meio, tais como: comportamentos agressivos on-line, como cyberbullying e outras cyber agressões; problemas ligados aos relacionamentos estabelecidos no universo on-line, bem como a influência das ferramentas tecnológicas nas relações presenciais; situações problemáticas relacionadas à superexposição da imagem das pessoas nas redes sociais; e os riscos que estamos sujeitos ao interagirmos on-line, como, por exemplo, o roubo de dados pessoais, notícias falsas, entre outras situações que podem causar danos irreparáveis à vida dos envolvidos. Sabemos que estamos vulneráveis nesse espaço virtual, principalmente as crianças e os adolescentes, uma vez que o uso da internet e redes sociais fazem parte de seu cotidiano. Diante dessa realidade, fica evidente a necessidade de investirmos na formação desse grupo de sujeitos, favorecendo o uso seguro e a convivência ética em ambientes on-line. Em vista disso, propomos uma pesquisa-ação, do tipo pesquisa-formação, fundamentada na teoria construtivista piagetiana, com a finalidade de compreender como uma intervenção educativa pode forjar a convivência ética em ambientes on-line. Para chegar a esse objetivo elaboramos, implantamos e avaliamos o programa "A convivência ética virtual", que foi desenvolvido com alunos do 8º e 9º anos de uma escola pública da Rede Municipal de Campinas. Como objetivos específicos, propomos descrever o programa, investigar as transformações ocorridas nos participantes nos âmbitos individuais e coletivo e avaliar os encontros formativos. Foram empregados na formação com os estudantes ciclos de construção coletiva do conhecimento, um conjunto de procedimentos que permite o avanço no conhecimento de determinado tema por meio de reflexões e coordenações de perspectivas, tendo, como finalidade, o estabelecimento de posicionamentos coletivos que represente um compromisso do grupo. As dimensões trabalhadas nos ciclos foram: imagem virtual, relacionamentos e comportamentos on-line, riscos virtuais e uso positivo da tecnologia. Ressalta-se que todas as atividades foram permeadas pela reflexão acerca da importância do respeito e cuidado de si e do outro. Os dados foram produzidos por meio de avaliações formativas (rubricas), questionários (pré/pós-teste) e grupo focal; e analisados quanti e qualitativamente. Os resultados encontrados refletiram transformações importantes identificadas nos participantes no que se refere ao envolvimento em situações de agressões virtuais, o julgamento em relação a determinadas ações on-line e avanços nas dimensões trabalhadas. No que diz respeito aos encontros formativos, os resultados foram favoráveis com relação à participação e ao envolvimento dos alunos nas aulas; à pertinência dos temas e à relação dos alunos com os pesquisadores. A presente investigação se justifica devido à ausência de programas brasileiros avaliados cientificamente visando à convivência ética, particularmente atuando na promoção de valores morais universalmente desejáveis, fundamentais para a convivência tanto no mundo físico quanto no ambiente virtual.Abstract: The Internet brought countless benefits to our lives, expanded our possibilities of socialization and interactions online. Otherwise, the safe, aware, respectful, and positive usage in the virtual sphere is still a challenge nowadays. Countless are the problems brought to light in this environment, such as: aggressive online behaviors, like cyberbullying and cyber violence; problems about the relationships given in online universe, as well as the influence of technical tools in face to face connections; problematic cases related to overexposure of people’s image in virtual environment; and the risks that we are resigned to, when interacting in this world, for example, personal data stealing, fake news, among other situations that could cause remediless damage to the ones involved. We know we are vulnerable in this virtual space, mainly children and teenagers, once the usage of Internet is a part of their daily life. Facing that reality, the need of investments in formation for this group of people, in favor of a safe usage and ethical coexistence in virtual environments is evident. Therefore, we suggest an action research, as research-development, based in the constructivist theory by Piaget, with aims to understand how the educative intervention can bring up ethical coexistence in virtual environments. To reach this aim, we created, rolled-out and evaluated the program "The Ethical Virtual Coexistence", which was developed with students from 8th and 9th grades in a public school from the city of Campinas. As specific goals, we suggest describing the program, investigating the changes that had occurred with the participants in individual and public scenarios, as well as evaluating the formative moments. Circles of collective creation were used, a group of procedures that allows the progress of knowledge in a specific topic, by reflections and coordination of perspectives, which had as a goal the establishment of collective point of view, that could represent a compromise of the group. The topics approached in the circles were: virtual image, relationship and behavior online, virtual risks, and positive usage of technology. It is a highlight that all the activities were pervaded of reflections about the importance of respect and care for the self and the others. The data were collected by formative evaluations (rubrics), questionnaires (before and after test) and focal group; they were analyzed qualitatively and quantitatively. The results show important changes identified in the participants, regarding the virtual aggressions involvement, the judgement as regards to specific actions online, and advances in the approached dimensions. As regards the formative meetings, the results were positive about the involvement and participation during classes; the relevance of the topics; and the connection between students and researchers. The current investigation is justified due to the lack of Brazilian programs that were scientifically evaluated, aiming the ethical coexistence, particularity acting in the promotion of moral values universally desired and essential to the coexistence, as much as in the physical world as in the virtual environment.DoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCNPQ141625/2017-1[s.n.]Vinha, Telma Pileggi, 1968-Nunes, César Augusto AmaralTognetta, Luciene Regina PaulinoNejm, RodrigoSantos, Edméa Oliveira dosUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBozza, Thais Cristina Leite, 1984-20212021-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 349 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641268BOZZA, Thais Cristina Leite. Adolescentes e interações on-line : uma proposta de intervenção educativa visando a convivência ética virtual. 2021. 1 recurso online ( 349 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641268. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164438Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-23T14:09:58Zoai::1164438Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-23T14:09:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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