A dimensão etica na formação dos medicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedin, Livia Perasol
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593938
Resumo: Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
id UNICAMP-30_704364f6049ae4cec940eaef50fc40eb
oai_identifier_str oai::281328
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A dimensão etica na formação dos medicosMédicosCurrículosÉticaEducaçãoOrientador: Mara Regina Lemes de SordiTese (doutorado) - Universidade estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A formação do médico é objeto deste estudo, que problematiza os espaços destinados a reflexão sobre os aspectos éticos, que regem o futuro exercício profissional. Repensar o processo cuidar/curar dentro das instituições de ensino e entender como a ética, a moral, os valores fazem parte das vivências escolares e imprimem suas marcas através de uma ou mais disciplinas do currículo foi o eixo da investigação. O método compreendeu entrevistas com docentes, que ministravam a disciplina Temas Longitudinais I, a qual é responsável pela abordagem de conteúdos sobre a ética na dinâmica curricular de um curso de Medicina pertencente a uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. Além dos docentes fizeram parte deste estudo alunos, que eram representantes de classe e membros da Comissão de Ensino de Graduação, que estavam envolvidos no processo de reformulação curricular. Os discursos dos sujeitos evidenciam que a dimensão ética deve ser incorporada por todos os responsáveis pelo ensino durante o processo de formação, e não ter uma disciplina apenas como responsável por este enfoque. Assinalam ser este o grande desafio para os docentes do curso de medicina , estar consciente de que o ideal para a formação é ensinar o aluno a aprender a ser e a conviver complementarmente ao aprender a fazer e aprender a aprender. Ressalta-se que os profissionais, que trabalham na área de saúde, mesmo não sendo professores de ética ou de qualquer matéria relacionada, transmitem, uma ética que informa a ação do estudante e se projeta posteriormente no exercício da profissão. Aponta-se ser contraproducente a separação entre o fazer técnico e comportamento ético, pois entende-se, que a competência do médico inclui a competência humana e social. Os docentes devem ser atores ativos neste processo de formação, instigando o educando a uma reflexão constante sobre a ética no seu cotidiano e seu impacto em todo processo formativo. Conclui-se que refletir sobre a dimensão ética na formação do médico requer posicionamento político e homens politicamente posicionados que direcionam os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de medicina para a aplicação edificante da ciência do cuidar/curar. Um projeto de formação em saúde, deve conter em seus pressupostos esta característica. Deve ser compreendida e assumida coletivamente e tanto quanto possível, ser desenvolvida de forma transdisciplinar. Esta decisão, embora dificultada pelos interesses da lógica de mercado, não pode ser postergada. Trata-se de construir na luta, e a partir das contradições, um projeto contra hegemônico capaz de restaurar a dignidade dos sujeitos, sejam eles, os usuários do sistema de saúde, ou os profissionais que prestam cuidados e que de alguma forma impregnam suas intervenções com valores éticos, os quais são reveladores de uma concepção de Homem verdadeiramente cidadãoAbstract: The object of this study is the doctor's formation which ethical aspects brings reflection to his future professional career. The basis of this investigation consists in thinking over the healing and caring process in educational institutions and understanding the ethic, the moral and the other values, which take part in the school experiences in one or more disciplines. The method consisted in interviewing the professors who taught Longitudinal Themes I, responsible by the inputs about ethic in the dynamic of school curriculum belonged to a Medicine course in one of the public universities of São Paulo State. Besides the professors and the university staff, students took part in this study who were class leaders and members of the Undergraduation Commission and were also involved with the curricular reformulation processo. Their speeches show the relevancy of incorporating the ethic in ali the school disciplines during the formation processo They belíeve that this is the biggest challenge to ali the Medicine university staff, since they have to be conscious about the importance of teaching ali the students to do their job and to leam constantly. Even the health professionals who are not ethic masters or any other related subject professor, contribute with their attitudes in the students' future career. It has been considered inefficient to separate the technique and the ethical behavior, since to be a good doctor is necessary to have human and social competence. The teaching staff must be active in the formation process, making the student often think over about ethic in his daily life and its impact during his formation processo. As a conclusion, to reflect about the ethic dimension during the doctor's formation is to make polítical decision in order to manage the Pedagogical Political Projects of Medicine courses to the science use of caring/ healing. A health formation project must follow this characteristic. It must be understood and assumed by everyone, as well as be developed in a trandisciplinary way. This decision, despite the interests of the market logic, must not be postponed. A project against the odds and the hegemony must be built up and it must be able enough to bring back the people's dignity, it does not matter if they are health customers, or health professionals who take care and intervene with their ethical values, which bring out the real conception of Human Being and citizenshiDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBedin, Livia Perasol20032003-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf160 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593938BEDIN, Livia Perasol. A dimensão etica na formação dos medicos. 2003. 160 p. Tese (doutorado) - Universidade estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593938. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/281328porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T04:35:04Zoai::281328Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T04:35:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão etica na formação dos medicos
title A dimensão etica na formação dos medicos
spellingShingle A dimensão etica na formação dos medicos
Bedin, Livia Perasol
Médicos
Currículos
Ética
Educação
title_short A dimensão etica na formação dos medicos
title_full A dimensão etica na formação dos medicos
title_fullStr A dimensão etica na formação dos medicos
title_full_unstemmed A dimensão etica na formação dos medicos
title_sort A dimensão etica na formação dos medicos
author Bedin, Livia Perasol
author_facet Bedin, Livia Perasol
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedin, Livia Perasol
dc.subject.por.fl_str_mv Médicos
Currículos
Ética
Educação
topic Médicos
Currículos
Ética
Educação
description Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593938
BEDIN, Livia Perasol. A dimensão etica na formação dos medicos. 2003. 160 p. Tese (doutorado) - Universidade estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593938. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BEDIN, Livia Perasol. A dimensão etica na formação dos medicos. 2003. 160 p. Tese (doutorado) - Universidade estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593938. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/281328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
160 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138376859779072