Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000200026 |
Resumo: | O presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo. |
id |
USP-24_5322d94316fe0619e81524c8689b1e33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342008000200026 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiroEducação em enfermagemÉtica de enfermagemCurrículoO presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000200026Revista da Escola de Enfermagem da USP v.42 n.2 2008reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342008000200026info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Josicélia DumêtRosa,Darci de Oliveira SantaVieira,Therezinha TeixeiraSadigursky,Dorapor2008-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342008000200026Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-07-14T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
title |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
spellingShingle |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro Fernandes,Josicélia Dumêt Educação em enfermagem Ética de enfermagem Currículo |
title_short |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
title_full |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
title_fullStr |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
title_sort |
Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro |
author |
Fernandes,Josicélia Dumêt |
author_facet |
Fernandes,Josicélia Dumêt Rosa,Darci de Oliveira Santa Vieira,Therezinha Teixeira Sadigursky,Dora |
author_role |
author |
author2 |
Rosa,Darci de Oliveira Santa Vieira,Therezinha Teixeira Sadigursky,Dora |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes,Josicélia Dumêt Rosa,Darci de Oliveira Santa Vieira,Therezinha Teixeira Sadigursky,Dora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Ética de enfermagem Currículo |
topic |
Educação em enfermagem Ética de enfermagem Currículo |
description |
O presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000200026 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000200026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342008000200026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.42 n.2 2008 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936532495958016 |