Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Josicélia Dumêt
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Rosa,Darci de Oliveira Santa, Vieira,Therezinha Teixeira, Sadigursky,Dora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000200026
Resumo: O presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.
id USP-24_5322d94316fe0619e81524c8689b1e33
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342008000200026
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiroEducação em enfermagemÉtica de enfermagemCurrículoO presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000200026Revista da Escola de Enfermagem da USP v.42 n.2 2008reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342008000200026info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Josicélia DumêtRosa,Darci de Oliveira SantaVieira,Therezinha TeixeiraSadigursky,Dorapor2008-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342008000200026Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-07-14T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
title Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
spellingShingle Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
Fernandes,Josicélia Dumêt
Educação em enfermagem
Ética de enfermagem
Currículo
title_short Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
title_full Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
title_fullStr Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
title_full_unstemmed Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
title_sort Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação do enfermeiro
author Fernandes,Josicélia Dumêt
author_facet Fernandes,Josicélia Dumêt
Rosa,Darci de Oliveira Santa
Vieira,Therezinha Teixeira
Sadigursky,Dora
author_role author
author2 Rosa,Darci de Oliveira Santa
Vieira,Therezinha Teixeira
Sadigursky,Dora
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Josicélia Dumêt
Rosa,Darci de Oliveira Santa
Vieira,Therezinha Teixeira
Sadigursky,Dora
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Ética de enfermagem
Currículo
topic Educação em enfermagem
Ética de enfermagem
Currículo
description O presente artigo teórico teve como objeto de estudo a dimensão ética do processo de formação do enfermeiro, considerando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Fundamentou-se nos pressupostos da ética, suas relações com a implementação da mudança no processo de formação do enfermeiro, tomando como referência fatores do fazer ético na formação, buscando oportunizar reflexões e contribuir com os rumos da educação em enfermagem. Concluiu-se que a dimensão ética na formação do enfermeiro envolve valores que permeiam as relações entre os sujeitos desse processo e a própria natureza. O estudo recomenda a necessidade de transformação da prática do educando/educador e do modelo curricular constituído, apontando elementos que indicam que a preocupação com a ética no desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000200026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000200026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342008000200026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.42 n.2 2008
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532495958016