(Des)encontros nas relações de ensino : os sentidos produzidos na prática pedagógica em um primeiro ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16329 |
Resumo: | Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
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(Des)encontros nas relações de ensino : os sentidos produzidos na prática pedagógica em um primeiro ano do ensino fundamental(Dis)encounters in teaching relations : the meanings produced in pedagogical practice in the first year of elementary schoolRelações educativasPrática pedagógicaSignificação (Psicologia)Produção de sentidosPerspectiva histórico-culturalTeaching relationsPedagogical practiceMeaningProduction of meaningsHistorical-cultural perspectiveOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa teve como objetivo estudar as relações de ensino, buscando indagar como as dinâmicas, os sentidos e as contradições que as constituem nos ajudam a entender os modos de participação e as interações entre a professora e as crianças de um primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal no interior do Estado de São Paulo. Ancorada na perspectiva Histórico-Cultural do desenvolvimento humano (VIGOTSKI, 1995; 2005; 2018), e tendo como inspiração metodológica para a construção dos dados a Etnografia Escolar (EZPELETA E ROCKWELL, 1986), o paradigma indiciário (GINZBURG, 2003; GOES, 2000), assim como um diálogo com a Análise do Discurso francesa (MAINGUENEAU, 2006; POSSENTI, 2009), a pesquisadora acompanhou, durante um ano letivo, a prática pedagógica da professora em sala de aula, registrando em áudio, vídeo e diário de campo diversos momentos das interações e modos de participação dos sujeitos. O movimento de construção e análise dos dados foi se constituindo no próprio processo de pesquisa (VIGOTSKI, 2012), sendo que o olhar analítico se voltou para o trabalho cotidiano da professora, que buscava se apropriar de instrumentos e práticas da pedagogia Freinet. As análises levaram também em conta os modos de participação das crianças nas atividades propostas, tais como roda, livro da vida, texto livre e correspondência interescolar. Os diversos exercícios do olhar analítico (SMOLKA, 2000) possibilitaram a organização e a apresentação do material empírico da seguinte forma: 1. a rotina da turma, para a qual privilegiamos a sucessão de atividades no transcorrer de um dia de aula; 2. análises das relações de ensino em situações vivenciadas quando da incorporação de instrumentos pedagógicos da prática Freinet no cotidiano de trabalho da professora; 3. arte e informática no contexto escolar, quando analisamos as relações de ensino, colocando em destaque o uso de equipamentos e ferramentas contemporâneos (computadores, Google). Consideramos que os momentos delimitados para análise dão visibilidade às práticas, ao (des)encontro de sentidos e expectativas entre os sujeitos, aos sentidos implícitos e à memória discursiva que vão afetando e atravessando essas relações de ensino, múltiplas e constitutivas dos espaços escolares. Junto a essa interpretação, argumentamos que estudar o contexto escolar pelo conceito de relações de ensino levou-nos a problematizar os sentidos da prática docente e da participação das crianças nas atividades escolares para além do processo de ensino e aprendizagem, direcionando o olhar para as experiências culturais que perpassam e tornam fecundas e singulares as interações e o processo de significação entre os sujeitosAbstract: This research aimed to study the dynamics, meanings and contradictions that make up teaching relationships, seeking to investigate how these concepts help us to understand the meanings produced by interacting subjects, through the observation of interactions between a teacher and children in the first year of elementary school at a municipal public school in the interior of the State of São Paulo. Anchored in the Cultural-Historical perspective of human development (VIGOTSKI, 1995; 2005; 2018), having School Ethnography as methodological inspiration for data construction (EZPELETA AND ROCKWELL, 1989), the evidence paradigm (GINZBURG, 2003; GOES, 2000 ), as well as a dialogue with French Discourse Analysis (MAINGUENEAU, 2008a, 2008b; POSSENTI, 2009), over the course of a school year, the researcher followed the teacher's pedagogical practice in the classroom, recording in audio, video and field diary various moments of the interactions and ways in which the subjects participated. The movement of data construction and analysis was constituted in the research process itself (VIGOTSKI, 2012), with the analytical perspective turning to the daily work of the teacher, who sought to appropriate the tools and practices of Freinet pedagogy. The analysis also took into account the ways in which the children participated in the proposed activities, such as the circle, the Book of Life, free text and inter-school correspondence. The various exercises of the analytical perception (SMOLKA, 2000) made it possible to organize and present the empirical material as follows: 1. the class routine, for which we focused on the succession of activities in the course of a school day; 2. analysis of teaching relationships in situations experienced when pedagogical instruments from Freinet practice were incorporated into the teacher's daily work; 3. art and IT in the school context, when we analyzed teaching relationships, highlighting the use of contemporary equipment and tools (computers, Google). We consider that the moments delimited for analysis give visibility to the practices, to the (dis)meeting of meanings and expectations between the subjects, to the implicit meanings and to the discursive memory that affects and traverses these teaching relationships, which are multiple and constitutive of school spaces. Along with this interpretation, we argue that studying the school context through the concept of teaching relationships has led us to problematize the meanings of teaching practice and children's participation in school activities beyond the teaching and learning process, directing our attention to the cultural experiences that permeate and make fruitful and unique the interactions and the process of meaning between subjectsAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Nogueira, Ana Lúcia HortaSchlindwein, Luciane MariaAzevedo, Maria Nizete deRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartinez, Adriana Ofretorio de Oliveira Martin, 1980-20232023-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (168 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16329MARTINEZ, Adriana Ofretorio de Oliveira Martin. (Des)encontros nas relações de ensino: os sentidos produzidos na prática pedagógica em um primeiro ano do ensino fundamental. 2023. 1 recurso online (168 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16329. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1377468porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-02T08:32:19Zoai::1377468Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-02T08:32:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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