O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156509 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898696.pdf |
Resumo: | A partir das discussões realizadas durante a disciplina Planejamento, Acompanhamento e Noções Teóricas de Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observou-se o Estágio Curricular Supervisionado como um momento de descoberta da prática docente para alguns dos alunos. Diante disto, e pensando no atual déficit de professores na educação básica, percebeu-se a necessidade de discutir a respeito e tentar compreender qual o impacto do Estágio Supervisionado na formação dos alunos dos cursos de licenciatura e se este pode vir a influenciar suas escolhas profissionais. Tem-se por hipótese que se bem fundamentado, estruturado e orientado, esses estágios podem revelar atrativos da docência que antes não eram percebidos pelos estudantes da licenciatura. Partindo desse pressuposto, e tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, o presente trabalho busca compreender também quais modelos de organização de estágio podem propiciar a esses estudantes essa percepção da docência como uma possível área de atuação |
id |
UNSP_36746579f18b1a38e5bcda5132bcb7ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/156509 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciaturaProfessores - FormaçãoEstagios supervisionadosOrientação profissionalLicenciaturaEducação básicaA partir das discussões realizadas durante a disciplina Planejamento, Acompanhamento e Noções Teóricas de Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observou-se o Estágio Curricular Supervisionado como um momento de descoberta da prática docente para alguns dos alunos. Diante disto, e pensando no atual déficit de professores na educação básica, percebeu-se a necessidade de discutir a respeito e tentar compreender qual o impacto do Estágio Supervisionado na formação dos alunos dos cursos de licenciatura e se este pode vir a influenciar suas escolhas profissionais. Tem-se por hipótese que se bem fundamentado, estruturado e orientado, esses estágios podem revelar atrativos da docência que antes não eram percebidos pelos estudantes da licenciatura. Partindo desse pressuposto, e tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, o presente trabalho busca compreender também quais modelos de organização de estágio podem propiciar a esses estudantes essa percepção da docência como uma possível área de atuaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Tamíres Fernandes da [UNESP]2018-09-19T17:27:38Z2018-09-19T17:27:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfSILVA, Tamíres Fernandes da. O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura. 2017. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.http://hdl.handle.net/11449/156509000898696http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898696.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-05T06:10:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156509Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:02.477949Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura |
title |
O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura |
spellingShingle |
O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura Silva, Tamíres Fernandes da [UNESP] Professores - Formação Estagios supervisionados Orientação profissional Licenciatura Educação básica |
title_short |
O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura |
title_full |
O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura |
title_fullStr |
O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura |
title_full_unstemmed |
O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura |
title_sort |
O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura |
author |
Silva, Tamíres Fernandes da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Tamíres Fernandes da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarti, Flavia Medeiros [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tamíres Fernandes da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Estagios supervisionados Orientação profissional Licenciatura Educação básica |
topic |
Professores - Formação Estagios supervisionados Orientação profissional Licenciatura Educação básica |
description |
A partir das discussões realizadas durante a disciplina Planejamento, Acompanhamento e Noções Teóricas de Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observou-se o Estágio Curricular Supervisionado como um momento de descoberta da prática docente para alguns dos alunos. Diante disto, e pensando no atual déficit de professores na educação básica, percebeu-se a necessidade de discutir a respeito e tentar compreender qual o impacto do Estágio Supervisionado na formação dos alunos dos cursos de licenciatura e se este pode vir a influenciar suas escolhas profissionais. Tem-se por hipótese que se bem fundamentado, estruturado e orientado, esses estágios podem revelar atrativos da docência que antes não eram percebidos pelos estudantes da licenciatura. Partindo desse pressuposto, e tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, o presente trabalho busca compreender também quais modelos de organização de estágio podem propiciar a esses estudantes essa percepção da docência como uma possível área de atuação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-09-19T17:27:38Z 2018-09-19T17:27:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Tamíres Fernandes da. O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura. 2017. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017. http://hdl.handle.net/11449/156509 000898696 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898696.pdf |
identifier_str_mv |
SILVA, Tamíres Fernandes da. O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura. 2017. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017. 000898696 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/156509 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898696.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128729533120512 |