O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tamíres Fernandes da [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156509
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898696.pdf
Resumo: A partir das discussões realizadas durante a disciplina Planejamento, Acompanhamento e Noções Teóricas de Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observou-se o Estágio Curricular Supervisionado como um momento de descoberta da prática docente para alguns dos alunos. Diante disto, e pensando no atual déficit de professores na educação básica, percebeu-se a necessidade de discutir a respeito e tentar compreender qual o impacto do Estágio Supervisionado na formação dos alunos dos cursos de licenciatura e se este pode vir a influenciar suas escolhas profissionais. Tem-se por hipótese que se bem fundamentado, estruturado e orientado, esses estágios podem revelar atrativos da docência que antes não eram percebidos pelos estudantes da licenciatura. Partindo desse pressuposto, e tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, o presente trabalho busca compreender também quais modelos de organização de estágio podem propiciar a esses estudantes essa percepção da docência como uma possível área de atuação
id UNSP_36746579f18b1a38e5bcda5132bcb7ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156509
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciaturaProfessores - FormaçãoEstagios supervisionadosOrientação profissionalLicenciaturaEducação básicaA partir das discussões realizadas durante a disciplina Planejamento, Acompanhamento e Noções Teóricas de Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observou-se o Estágio Curricular Supervisionado como um momento de descoberta da prática docente para alguns dos alunos. Diante disto, e pensando no atual déficit de professores na educação básica, percebeu-se a necessidade de discutir a respeito e tentar compreender qual o impacto do Estágio Supervisionado na formação dos alunos dos cursos de licenciatura e se este pode vir a influenciar suas escolhas profissionais. Tem-se por hipótese que se bem fundamentado, estruturado e orientado, esses estágios podem revelar atrativos da docência que antes não eram percebidos pelos estudantes da licenciatura. Partindo desse pressuposto, e tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, o presente trabalho busca compreender também quais modelos de organização de estágio podem propiciar a esses estudantes essa percepção da docência como uma possível área de atuaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Tamíres Fernandes da [UNESP]2018-09-19T17:27:38Z2018-09-19T17:27:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfSILVA, Tamíres Fernandes da. O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura. 2017. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.http://hdl.handle.net/11449/156509000898696http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898696.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-05T06:10:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156509Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:02.477949Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura
title O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura
spellingShingle O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura
Silva, Tamíres Fernandes da [UNESP]
Professores - Formação
Estagios supervisionados
Orientação profissional
Licenciatura
Educação básica
title_short O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura
title_full O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura
title_fullStr O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura
title_full_unstemmed O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura
title_sort O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura
author Silva, Tamíres Fernandes da [UNESP]
author_facet Silva, Tamíres Fernandes da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tamíres Fernandes da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Estagios supervisionados
Orientação profissional
Licenciatura
Educação básica
topic Professores - Formação
Estagios supervisionados
Orientação profissional
Licenciatura
Educação básica
description A partir das discussões realizadas durante a disciplina Planejamento, Acompanhamento e Noções Teóricas de Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observou-se o Estágio Curricular Supervisionado como um momento de descoberta da prática docente para alguns dos alunos. Diante disto, e pensando no atual déficit de professores na educação básica, percebeu-se a necessidade de discutir a respeito e tentar compreender qual o impacto do Estágio Supervisionado na formação dos alunos dos cursos de licenciatura e se este pode vir a influenciar suas escolhas profissionais. Tem-se por hipótese que se bem fundamentado, estruturado e orientado, esses estágios podem revelar atrativos da docência que antes não eram percebidos pelos estudantes da licenciatura. Partindo desse pressuposto, e tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, o presente trabalho busca compreender também quais modelos de organização de estágio podem propiciar a esses estudantes essa percepção da docência como uma possível área de atuação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-19T17:27:38Z
2018-09-19T17:27:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Tamíres Fernandes da. O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura. 2017. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
http://hdl.handle.net/11449/156509
000898696
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898696.pdf
identifier_str_mv SILVA, Tamíres Fernandes da. O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura. 2017. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
000898696
url http://hdl.handle.net/11449/156509
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898696.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128729533120512