Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caceffo, Ricardo Edgard, 1983-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649
Resumo: Orientadores: Heloisa Vieira da Rocha, Rodolfo Jardim de Azevedo
id UNICAMP-30_71a7822b4c05b32f43928ac384149ead
oai_identifier_str oai::446556
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronicaTool for support to active learning using pen-based devicesAprendizado colaborativoInteratividadeDispositivos móveisInformática na educaçãoColaborative learningInteractivityMobile devicePen-based computerEducational informaticsOrientadores: Heloisa Vieira da Rocha, Rodolfo Jardim de AzevedoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: Atualmente existe uma tendência cada vez maior para a inclusão de dispositivos computacionais em sala de aula, disponibilizados com o intuito de melhorar o aprendizado e as práticas de ensino. Entretanto, o uso desses dispositivos não deve ser feito de forma indiscriminada, devendo ser, ao contrário, fundamentado em práticas e modelos educacionais previamente elaborados e validados. Um desses modelos é o denominado aprendizado ativo, construtivista por natureza, cujo objetivo é permitir aos estudantes terem um papel ativo em seu próprio processo de aprendizado. O modelo prevê a construção de um ambiente em que haja uma maior interação dos alunos tanto com colegas como com o professor, por meio de atividades e dinâmicas que estimulem esse tipo de comportamento. Neste contexto, a tecnologia pode ter um papel fundamental como facilitadora e em alguns caso viabilizadora dessas características de interação. Por exemplo a caneta eletrônica, presente em dispositivos móveis como o Tablet PC, possibilita o registro natural do processo de desenvolvimento do pensamento e raciocínio, com a vantagem de permitir o uso conjunto de ferramentas que possibilitem um rápido e fácil arquivamento, distribuição, análise e comparação do material por ela registrado. Nesse contexto, essa dissertação apresenta uma proposta de desenvolvimento de uma ferramenta educacional, baseada no uso de dispositivos móveis com caneta eletrônica, com o intuito de permitir a construção de um ambiente educacional colaborativo, fundamentado no modelo do aprendizado ativo. Foi elaborado e implementado um protótipo da ferramenta, validado por experimentos realizados com o para medir a interação dos alunos e do professor, além da integração do material dos alunos em sala de aula e sua posterior análise, organização e exibição feitas pelo professor. Além disso, foi possível validar a interface proposta, as necessidades e características especiais do uso da caneta eletrônica em dispositivos móveis, no caso o Tablet PC. Os resultados obtidos permitiram identificar os benefícios e vantagens que a aplicação de ferramentas interativas podem ter em sala de aula, como o aumento da participação e interesse dos alunos e a capacidade do professor poder, em tempo real, ter o retorno de cada um dos alunos sobre o conteúdo e conceitos apresentados durante a aula.Abstract: Nowadays there is a tendency in the insertion of computing devices in the classroom, which are supposed to enhance the learning and the teaching practices. However, the use of these devices must not be done randomly, instead it must be supported by practices and valid educational models. One of these models is Active Learning, based on constructivism, which allows students to have an active role in their own learning process. The model stimulates the construction of an environment where exists an interaction between students and teacher, supported by activities that motivate this kind of behavior. In this context, the technology must support and allow these interaction characteristics. For example, the electronic pen, present in mobile devices like Tablet PCs, enable to record naturally of the development process of thinking and reasoning, also allowing the use of tools for quick and easy storage, sharing and comparing of the recorded content. In this context, this thesis shows the development of an educational tool, supported by pen based mobile devices, that has the goal to support the creation of a collaborative educational environment, based on the Active Learning model. A prototype of the tool was developed and validated by experiments which objectives were measuring the interaction between the students and teacher, and the possibility of insertion, analysis and comparison of the student's content in the classroom. Also, it was possible to validate the prototype's interface, the needs and usability characteristics of the electronic pen in mobile devices, especially Tablet PCs. The results show the benefits and vantages that the use of such interactive tools have in the classroom, like the increase of participation and concern of the students and the teacher's possibility to receive, in real time, the students feedback about the content and concepts they learned during the class.MestradoMestre em Ciência da Computação[s.n.]Rocha, Heloisa Vieira da, 1954-Azevedo, Rodolfo Jardim de, 1974-Silva, Celmar Guimarães daLiesenberg, Hans Kurt EdmundUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaceffo, Ricardo Edgard, 1983-20092009-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf204 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649CACEFFO, Ricardo Edgard. Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica. 2009. 204 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446556porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:33:45Zoai::446556Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:33:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica
Tool for support to active learning using pen-based devices
title Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica
spellingShingle Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica
Caceffo, Ricardo Edgard, 1983-
Aprendizado colaborativo
Interatividade
Dispositivos móveis
Informática na educação
Colaborative learning
Interactivity
Mobile device
Pen-based computer
Educational informatics
title_short Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica
title_full Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica
title_fullStr Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica
title_full_unstemmed Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica
title_sort Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica
author Caceffo, Ricardo Edgard, 1983-
author_facet Caceffo, Ricardo Edgard, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Heloisa Vieira da, 1954-
Azevedo, Rodolfo Jardim de, 1974-
Silva, Celmar Guimarães da
Liesenberg, Hans Kurt Edmund
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Caceffo, Ricardo Edgard, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado colaborativo
Interatividade
Dispositivos móveis
Informática na educação
Colaborative learning
Interactivity
Mobile device
Pen-based computer
Educational informatics
topic Aprendizado colaborativo
Interatividade
Dispositivos móveis
Informática na educação
Colaborative learning
Interactivity
Mobile device
Pen-based computer
Educational informatics
description Orientadores: Heloisa Vieira da Rocha, Rodolfo Jardim de Azevedo
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-09-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649
CACEFFO, Ricardo Edgard. Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica. 2009. 204 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649
identifier_str_mv CACEFFO, Ricardo Edgard. Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica. 2009. 204 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446556
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
204 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189009233018880