Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649 |
Resumo: | Orientadores: Heloisa Vieira da Rocha, Rodolfo Jardim de Azevedo |
id |
UNICAMP-30_71a7822b4c05b32f43928ac384149ead |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::446556 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronicaTool for support to active learning using pen-based devicesAprendizado colaborativoInteratividadeDispositivos móveisInformática na educaçãoColaborative learningInteractivityMobile devicePen-based computerEducational informaticsOrientadores: Heloisa Vieira da Rocha, Rodolfo Jardim de AzevedoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: Atualmente existe uma tendência cada vez maior para a inclusão de dispositivos computacionais em sala de aula, disponibilizados com o intuito de melhorar o aprendizado e as práticas de ensino. Entretanto, o uso desses dispositivos não deve ser feito de forma indiscriminada, devendo ser, ao contrário, fundamentado em práticas e modelos educacionais previamente elaborados e validados. Um desses modelos é o denominado aprendizado ativo, construtivista por natureza, cujo objetivo é permitir aos estudantes terem um papel ativo em seu próprio processo de aprendizado. O modelo prevê a construção de um ambiente em que haja uma maior interação dos alunos tanto com colegas como com o professor, por meio de atividades e dinâmicas que estimulem esse tipo de comportamento. Neste contexto, a tecnologia pode ter um papel fundamental como facilitadora e em alguns caso viabilizadora dessas características de interação. Por exemplo a caneta eletrônica, presente em dispositivos móveis como o Tablet PC, possibilita o registro natural do processo de desenvolvimento do pensamento e raciocínio, com a vantagem de permitir o uso conjunto de ferramentas que possibilitem um rápido e fácil arquivamento, distribuição, análise e comparação do material por ela registrado. Nesse contexto, essa dissertação apresenta uma proposta de desenvolvimento de uma ferramenta educacional, baseada no uso de dispositivos móveis com caneta eletrônica, com o intuito de permitir a construção de um ambiente educacional colaborativo, fundamentado no modelo do aprendizado ativo. Foi elaborado e implementado um protótipo da ferramenta, validado por experimentos realizados com o para medir a interação dos alunos e do professor, além da integração do material dos alunos em sala de aula e sua posterior análise, organização e exibição feitas pelo professor. Além disso, foi possível validar a interface proposta, as necessidades e características especiais do uso da caneta eletrônica em dispositivos móveis, no caso o Tablet PC. Os resultados obtidos permitiram identificar os benefícios e vantagens que a aplicação de ferramentas interativas podem ter em sala de aula, como o aumento da participação e interesse dos alunos e a capacidade do professor poder, em tempo real, ter o retorno de cada um dos alunos sobre o conteúdo e conceitos apresentados durante a aula.Abstract: Nowadays there is a tendency in the insertion of computing devices in the classroom, which are supposed to enhance the learning and the teaching practices. However, the use of these devices must not be done randomly, instead it must be supported by practices and valid educational models. One of these models is Active Learning, based on constructivism, which allows students to have an active role in their own learning process. The model stimulates the construction of an environment where exists an interaction between students and teacher, supported by activities that motivate this kind of behavior. In this context, the technology must support and allow these interaction characteristics. For example, the electronic pen, present in mobile devices like Tablet PCs, enable to record naturally of the development process of thinking and reasoning, also allowing the use of tools for quick and easy storage, sharing and comparing of the recorded content. In this context, this thesis shows the development of an educational tool, supported by pen based mobile devices, that has the goal to support the creation of a collaborative educational environment, based on the Active Learning model. A prototype of the tool was developed and validated by experiments which objectives were measuring the interaction between the students and teacher, and the possibility of insertion, analysis and comparison of the student's content in the classroom. Also, it was possible to validate the prototype's interface, the needs and usability characteristics of the electronic pen in mobile devices, especially Tablet PCs. The results show the benefits and vantages that the use of such interactive tools have in the classroom, like the increase of participation and concern of the students and the teacher's possibility to receive, in real time, the students feedback about the content and concepts they learned during the class.MestradoMestre em Ciência da Computação[s.n.]Rocha, Heloisa Vieira da, 1954-Azevedo, Rodolfo Jardim de, 1974-Silva, Celmar Guimarães daLiesenberg, Hans Kurt EdmundUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaceffo, Ricardo Edgard, 1983-20092009-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf204 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649CACEFFO, Ricardo Edgard. Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica. 2009. 204 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446556porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:33:45Zoai::446556Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:33:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica Tool for support to active learning using pen-based devices |
title |
Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica |
spellingShingle |
Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica Caceffo, Ricardo Edgard, 1983- Aprendizado colaborativo Interatividade Dispositivos móveis Informática na educação Colaborative learning Interactivity Mobile device Pen-based computer Educational informatics |
title_short |
Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica |
title_full |
Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica |
title_fullStr |
Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica |
title_full_unstemmed |
Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica |
title_sort |
Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica |
author |
Caceffo, Ricardo Edgard, 1983- |
author_facet |
Caceffo, Ricardo Edgard, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Heloisa Vieira da, 1954- Azevedo, Rodolfo Jardim de, 1974- Silva, Celmar Guimarães da Liesenberg, Hans Kurt Edmund Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caceffo, Ricardo Edgard, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizado colaborativo Interatividade Dispositivos móveis Informática na educação Colaborative learning Interactivity Mobile device Pen-based computer Educational informatics |
topic |
Aprendizado colaborativo Interatividade Dispositivos móveis Informática na educação Colaborative learning Interactivity Mobile device Pen-based computer Educational informatics |
description |
Orientadores: Heloisa Vieira da Rocha, Rodolfo Jardim de Azevedo |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-09-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649 CACEFFO, Ricardo Edgard. Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica. 2009. 204 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649 |
identifier_str_mv |
CACEFFO, Ricardo Edgard. Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica. 2009. 204 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609649. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 204 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189009233018880 |