Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Pedro Henrique Borges de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435
Resumo: Orientador: Rodolfo Jardim de Azevedo
id UNICAMP-30_abb51bd6235e06110a0421dd3a1907e9
oai_identifier_str oai::778260
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-basedDevelopment and assessment of a pen-based learning toolAprendizado colaborativoInteratividadeInformática na educaçãoVideo interativoPen-based computersColaborative learningInteractivityEducational informaticsInteractive videoOrientador: Rodolfo Jardim de AzevedoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: A introdução de dispositivos computacionais no âmbito educacional não consiste apenas da inserção de hardware e software na sala de aula. Para que se obtenham resultados positivos, é necessário identificar as expectativas dos envolvidos procurando adequá-las _as práticas de ensino. Nesse aspecto, acredita-se que muito se tem a ganhar com a introdução de dispositivos computacionais no ensino, mas que é necessária uma avaliação do impacto nos alunos para identificar se essas práticas resultam numa melhor experiência de aprendizado, ainda mais que as expectativas podem variar muito em função do tópico e alunos em questão. Os principais dispositivos de entrada dos computadores, mouse e teclado, foram projetados tendo-se a produtividade em mente, limitando assim o escopo de seu uso no ensino, principalmente em aulas que requeiram o desenho de símbolos, fórmulas e diagramas. É justamente daí que surge a importância de dispositivos como o Tablet PC, com sua interface baseada em interação pen-based. A caneta permite o desenho de símbolos, fórmulas e esquemas de maneira mais natural e eficaz do que com dispositivos como mouse e teclado. Essa dissertação estuda a utilização de Tablet PCs na sala de aula na montagem de ambiente de ensino ativo e na gravação de vídeos das aulas. Os resultados mostram que os alunos consideram que o uso do Tablet PC melhora sua experiência de aprendizado, aumentando sua participação, acesso ao docente para esclarecimento de dúvidas e permitindo que haja uma maior integração entre o docente e os estudantes. O uso do Tablet PC torna muito fácil e barato o processo de gravação das aulas. Necessitando de poucos recursos de suporte, basta que o docente grave a tela do Tablet PC juntamente com o _áudio da aula para a produção dos vídeos. Esse tipo de material, como foi constatado, tem grande valor didático para os alunos, que o utilizam para revisar trechos das aulas em que tiveram dúvidas. Um dos empecilhos para a ampla adoção desse modelo de aula, como toda inovação, é o alto custo dos equipamentos. Talvez, com o barateamento das tecnologias de implementa ação do hardware do Tablet, esse modelo de ensino tenha grandes chances de ser adotado por diversas instituições de ensino, a exemplo do que já ocorre em algumas pioneiras em países desenvolvidosAbstract: Introducing new computational devices in an educational environment isn't only giving hardware and software to the peers. It's needed to identify the peers' expectations and adequate them to the teaching methodology. The usage of computing in education can bring a great improvement in the students' learning experience, but it's necessary to access these methodologies to verify if they indeed result in a better learning experience, since the peers' expectations can vary given different subjects and students. The main input devices used in computers nowdays, mice and keyboard, were projected towards productivity. The usage of these devices in classroom activities, especially those that includes diagram, formulas and symbols drawing are limited. Thus, the importance of pen-based interface devices like the Tablet PC. The pen, different from mice and keyboard, allow students to draw simbols, formulas and schemes in a more natural way than with these devices. This thesis studies the Tablet PC usage in active learning environments and in the recording of screencasts. The results show that students found that the Tablet PC usage in these cenarios enhances the students' learning experience, rasing their participation, access to the teacher for clearing doubts and supporting a better integration between students and instructors. Tablet PC makes the lecture recording very easy and cheap. By recording only the Tablet PC screen its possible to avoid the necessity of a large recording crew. This videos, as the research concluded, have great value for the students, whom use it for review parts of the recorded lectures. The biggest challenge for the ample adoption of this lecture methodology, as any inovation, is the equipment high cost. As soon as the technology price drops, this lecture methodology has high chances of being adopted by several Universities, as it already is in some pioneers institutions in developed countriesMestradoInformática na EducaçãoMestre em Ciência da Computação[s.n.]Azevedo, Rodolfo Jardim de, 1974-Gerosa, Marco AurélioMedeiros, Claudia Maria BauzerUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Pedro Henrique Borges de2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf108 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435ALMEIDA, Pedro Henrique Borges de. Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based. 2010. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/778260porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:02:51Zoai::778260Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:02:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based
Development and assessment of a pen-based learning tool
title Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based
spellingShingle Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based
Almeida, Pedro Henrique Borges de
Aprendizado colaborativo
Interatividade
Informática na educação
Video interativo
Pen-based computers
Colaborative learning
Interactivity
Educational informatics
Interactive video
title_short Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based
title_full Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based
title_fullStr Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based
title_full_unstemmed Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based
title_sort Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based
author Almeida, Pedro Henrique Borges de
author_facet Almeida, Pedro Henrique Borges de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Rodolfo Jardim de, 1974-
Gerosa, Marco Aurélio
Medeiros, Claudia Maria Bauzer
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Pedro Henrique Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado colaborativo
Interatividade
Informática na educação
Video interativo
Pen-based computers
Colaborative learning
Interactivity
Educational informatics
Interactive video
topic Aprendizado colaborativo
Interatividade
Informática na educação
Video interativo
Pen-based computers
Colaborative learning
Interactivity
Educational informatics
Interactive video
description Orientador: Rodolfo Jardim de Azevedo
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435
ALMEIDA, Pedro Henrique Borges de. Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based. 2010. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435
identifier_str_mv ALMEIDA, Pedro Henrique Borges de. Desenvolvimento e análise de impacto de uma aplicação colaborativa voltada para o aprendizado utilizando interação pen-based. 2010. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613435. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/778260
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
108 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189041283792896