Sobre cavalgar o vento : contribuições da meditação budista no processo de formação do ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plá, Daniel Reis
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617494
Resumo: Orientadores: Sara Pereira Lopes, Cassiano Sydow Quilici
id UNICAMP-30_71caf144acf7c6161166a42dce7e5300
oai_identifier_str oai::853374
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Sobre cavalgar o vento : contribuições da meditação budista no processo de formação do atorRiding on the wind : Buddhist meditation contributions in the actor formation processTeatroMeditaçãoAtoresAtençãoBudismoTheaterMeditationActorsMindfulnessBuddhismOrientadores: Sara Pereira Lopes, Cassiano Sydow QuiliciTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho procura discutir a relação entre meditação budista e treinamento de atores. Há mais de um século o budismo tem sido objeto de estudo de acadêmicos da Europa e América. Ao longo desse período um vasto material foi produzido e disponibilizado falando sobre a filosofia, a religião e as práticas culturais ligadas as diferentes tradições budistas. Especialmente os estudos de Varela e Wallace apontam para uma abordagem mais ampla do diálogo dessa tradição com a ciência, aprofundando o debate acerca das suas contribuições para áreas como a neurologia, a neuropsicologia e a epistemologia científica. Também no âmbito da pesquisa em teatro os estudos interculturais e interdisciplinares cresceram ao longo do último século e, entre eles, o budismo começa a ganhar importância. Na maioria desses estudos, porém, o foco tem sido orientado pelo instrumentalismo, uma perspectiva que define a validade de uma explicação a partir do seu uso, não importando tanto o quê das coisas, mas o como elas funcionam. Nessa direção muitas investigações têm sido orientadas por uma sobrevalorização da "técnica" e por um discurso cientificista, abordando as diferentes tradições a partir de critérios de uso. Este texto se propõe a explorar algumas das perspectivas que os estudos sobre a meditação budista podem trazer para o pensamento acerca do treinamento de atores como prática de formação. Assim, esse trabalho busca responder questões ligadas à prática do diretor e professor de teatro, vinculando-se a uma linhagem de artistas como Grotowski e Stanislavski que vêem no ator o elemento principal dessa arte, na organicidade um de seus fundamentos, e que acreditam que o processo formativo em teatro envolve um tipo de ação pedagógica que ultrapassa a sala de ensaio, apontando para o desenvolvimento integral do indivíduoAbstract: This work proposes a discussion regarding buddhist meditation and actor's training. For more than a century buddhism has been object of study for scholars from Europe and America. Along this period a large amount of researches regarding to philosophy, religion and cultural practices linked to buddhist tradition were produced and made available. Specially Varela's and Wallace's studies point out to a deeper approach of the dialog between this tradition and science, going further into the debate about its contribution for areas such as neurology, neuropsychology and scientific epistemology. Also in the performing arts research the intercultural and interdisciplinaries studies have been growing up along the last century, and among it the buddhism has gaining importance. Despite that the most of those researches has been oriented by instrumentalism, an approach that validates the explanations by use criteria no considering about the study object's nature but only how it works. In this way most of those studies has preferred a discourse centered in the technique and scientificist vocabulary. This text explores some of the possible perspectives that the Buddhist studies bring for the thought about the actor's training as formative process. In this way its focus is answer questions regarding to the director and performing arts teacher craft, being linked to a lineage of artists as Grotowski and Stanislavski who sees the actor as the center of this art, the organicity as the fundamental principle, and who believes that the formative process in performing arts are concerned to an artistic and pedagogic action which surpass the boundaries of rehearsal space, pointing to the integral development of the individualDoutoradoArtes CênicasDoutor em Artes[s.n.]Lopes, Sara, 1949-Quilici, Cassiano Sydow, 1959-Lopes, Sara, 1949-Bonflitto Júnior, MatteoMotta Lima, TatianaFeix, Tânia Alice CaplainSantana, Mario Alberto deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPlá, Daniel Reis20122006-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf144 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617494PLÁ, Daniel Reis. Sobre cavalgar o vento: contribuições da meditação budista no processo de formação do ator. 2012. 144 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617494. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/853374porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:34:36Zoai::853374Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:34:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre cavalgar o vento : contribuições da meditação budista no processo de formação do ator
Riding on the wind : Buddhist meditation contributions in the actor formation process
title Sobre cavalgar o vento : contribuições da meditação budista no processo de formação do ator
spellingShingle Sobre cavalgar o vento : contribuições da meditação budista no processo de formação do ator
Plá, Daniel Reis
Teatro
Meditação
Atores
Atenção
Budismo
Theater
Meditation
Actors
Mindfulness
Buddhism
title_short Sobre cavalgar o vento : contribuições da meditação budista no processo de formação do ator
title_full Sobre cavalgar o vento : contribuições da meditação budista no processo de formação do ator
title_fullStr Sobre cavalgar o vento : contribuições da meditação budista no processo de formação do ator
title_full_unstemmed Sobre cavalgar o vento : contribuições da meditação budista no processo de formação do ator
title_sort Sobre cavalgar o vento : contribuições da meditação budista no processo de formação do ator
author Plá, Daniel Reis
author_facet Plá, Daniel Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Sara, 1949-
Quilici, Cassiano Sydow, 1959-
Lopes, Sara, 1949-
Bonflitto Júnior, Matteo
Motta Lima, Tatiana
Feix, Tânia Alice Caplain
Santana, Mario Alberto de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Plá, Daniel Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Meditação
Atores
Atenção
Budismo
Theater
Meditation
Actors
Mindfulness
Buddhism
topic Teatro
Meditação
Atores
Atenção
Budismo
Theater
Meditation
Actors
Mindfulness
Buddhism
description Orientadores: Sara Pereira Lopes, Cassiano Sydow Quilici
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02-17T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617494
PLÁ, Daniel Reis. Sobre cavalgar o vento: contribuições da meditação budista no processo de formação do ator. 2012. 144 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617494. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617494
identifier_str_mv PLÁ, Daniel Reis. Sobre cavalgar o vento: contribuições da meditação budista no processo de formação do ator. 2012. 144 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617494. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/853374
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
144 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189074275139584