Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Fabyo Ajona Marciano, 1972-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640548
Resumo: Orientadores: Ricardo Floriano, Francisco Ignácio Giocondo César
id UNICAMP-30_7239ef14d69074f7e605d920066af140
oai_identifier_str oai::1161368
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviçosA new quality management system model for servicesGestão da qualidade totalPrestação de serviçosSistemas de informação gerencialQuality managementServices provisionManagement information systemsOrientadores: Ricardo Floriano, Francisco Ignácio Giocondo CésarDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências AplicadasResumo: Apesar da crescente participação na economia, as empresas prestadoras de serviços encontram dificuldades para interpretar e implantar os requisitos dos modelos atuais de sistema de gestão da qualidade, em sua grande maioria originados e direcionados para o setor de produção e manufatura. Porém, o setor de prestação de serviços possui especificidades, como as falhas serem mais rapidamente e facilmente percebidas pelo consumidor. As diferenças são marcantes para caracterizar modelos de sistemas de gestão da qualidade com linguagens específicas e até com diferentes focos em seus requisitos e direcionamentos. Assim, este estudo cria um modelo de sistema de gestão da qualidade específico para o setor de serviços, onde seus requisitos e direcionamentos são determinados por meio de uma pesquisa exploratória com uma abrangente revisão literária. E a condução de uma pesquisa survey com prestadores de serviços avalia a sua facilidade de intepretação e a motivação para implantá-lo. Como resultado, obteve-se um sistema de gestão da qualidade com 16 fatores críticos de sucesso e 90 requisitos específicos para as operações de serviços, que foram compreendidos em média por cerca de 90% dos 99 participantes da survey e que também teve 91% se manifestando como motivados a implantá-lo. Portanto, os requisitos deste modelo de sistema de gestão da qualidade específico criado para o setor de serviços se mostraram de fácil compreensão e adequado a esse setor, propiciando um guia de fácil uso para os gestores de operações de serviços implantarem um robusto sistema de gestão da qualidadeAbstract: Even now, several service companies neglect the quality level in customer care, which is the most relevant factor in the customer purchase decision process. It is essential to incorporate a quality management system into companies organizational processes, promoting focus on customers¿ needs and expectations, and consequently, reaching their enchantment. Standards in quality management systems establish directions; however, they are commonly built under manufacturing or production environment. Commonly, these QMS standard original directions are only simply adapted for services sector customer's expectations, underestimating the relevance of service operations specificities. Therefore, this research creates a quality management system standard contending requirements aimed at service sector application. Moreover, this essay conducts a survey to testify the acceptance and easy-comprehension of the proposed standard of quality management system, among service companies. As a result, clear-detailed orientations by a self-explanatory text are provided for service sector reaches excellence, and competitive differentiation, all focused on customer and through a new quality management system standard. This new quality management system includes 16 new success critical factors and 90 specific requirements for service operations. The survey demonstrated that 90% of 99 survey participants ¿ service providers ¿ understood all requirements easily, and 91% felt motivation for new quality management system implementation into their operations. So, as a key management implication, service managers should use these guide for implementation of a quality management system robustly and more easilyMestradoPesquisa Operacional e Gestão de ProcessosMestre em Engenharia de Produção e de ManufaturaCAPES36P4596/2019[s.n.]Floriano, Ricardo, 1984-Cesar, Francisco Ignácio Giocondo, 1958-Carvalho, Marly Monteiro deGonzalez, Rodrigo Valio DominguezUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de ManufaturaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarques, Fabyo Ajona Marciano, 1972-20202020-09-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640548MARQUES, Fabyo Ajona Marciano. Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviços . 2020. 1 recurso online ( 157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640548. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161368Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-04T08:47:53Zoai::1161368Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-04T08:47:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviços
A new quality management system model for services
title Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviços
spellingShingle Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviços
Marques, Fabyo Ajona Marciano, 1972-
Gestão da qualidade total
Prestação de serviços
Sistemas de informação gerencial
Quality management
Services provision
Management information systems
title_short Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviços
title_full Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviços
title_fullStr Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviços
title_full_unstemmed Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviços
title_sort Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviços
author Marques, Fabyo Ajona Marciano, 1972-
author_facet Marques, Fabyo Ajona Marciano, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Floriano, Ricardo, 1984-
Cesar, Francisco Ignácio Giocondo, 1958-
Carvalho, Marly Monteiro de
Gonzalez, Rodrigo Valio Dominguez
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Manufatura
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Fabyo Ajona Marciano, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade total
Prestação de serviços
Sistemas de informação gerencial
Quality management
Services provision
Management information systems
topic Gestão da qualidade total
Prestação de serviços
Sistemas de informação gerencial
Quality management
Services provision
Management information systems
description Orientadores: Ricardo Floriano, Francisco Ignácio Giocondo César
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-09-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640548
MARQUES, Fabyo Ajona Marciano. Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviços . 2020. 1 recurso online ( 157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640548. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640548
identifier_str_mv MARQUES, Fabyo Ajona Marciano. Proposta de um modelo para implantação de sistema de gestão da qualidade no setor de serviços . 2020. 1 recurso online ( 157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640548. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161368
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 157 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189169451237376