Ambiente Interdisciplinar de Geociências : desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Signoretti, Vlander Verdade, 1974-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635690
Resumo: Orientadores: Rosely Aparecida Liguori Imbernon; Fabiana Curtopassi Pioker-Hara
id UNICAMP-30_72b00417de757ae38f873b7fc19c3c48
oai_identifier_str oai::1081241
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ambiente Interdisciplinar de Geociências : desfragmentando o ensinar, estratificando o aprenderInterdisciplinary Teaching Environment for Stratifying Geosciences LearningGeociênciasAbordagem interdisciplinar do conhecimentoTecnologia educacionalGeosciencesInterdisciplinary approach to knowledgeEducational TechnologyOrientadores: Rosely Aparecida Liguori Imbernon; Fabiana Curtopassi Pioker-HaraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: O avanço da ciência e a dinâmica da tecnologia, que não se esgotam, envolvem, também, que o conhecimento científico atinja a sociedade humana. Ciência, Tecnologia e Conhecimento, novos caminhos em linhas que se entrecruzam, requerem, de imediato, mudanças no modelo epistemológico e organizacional da Educação; uma mudança nos moldes tradicionais de uma educação impositiva, para outra que privilegie a criatividade e a descoberta do conhecimento pelo aluno, possibilitando-o "aprender a aprender". Tais pressupostos envolvem o acesso a qualquer informação disponível, incluindo os recursos disponibilizados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O ensino de Geociências, que no Brasil não se caracteriza por constituir uma disciplina escolar e sim por conteúdos desenvolvidos de forma interdisciplinar, não se beneficia dessa visão integradora em propostas metodológicas. Da mesma forma, não é explorada a proposta do Programa de Estudos Internacional de Geociências, um elemento integrador proposto neste trabalho que norteou os conteúdos para a elaboração de um ambiente interdisciplinar com uso de recursos tecnológicos onde foram aplicadas várias metodologias de ensino, diferentes disciplinas, caracterizando um ensino híbrido e que se mostrou uma valida alternativa para o ensino de Geociências. A escola, apesar das propostas educacionais vigentes no país, ainda mantém um perfil conteudista, privilegiando a memorização, austera e repressiva, de um ensino excessivamente abstrato. Ao professor cabe a aquisição de habilidades pedagógicas e técnicas que respondam aos grandes desafios já estabelecidos e para os quais se sente às vezes despreparado; ao Estado cabe provê-lo garantindo-lhe, para além de formação acadêmica de excelência, outras oportunidades para a aquisição de novas competências no trabalho. Reafirma-se, portanto, neste trabalho, a necessidade de investimento visando à qualidade dos cursos de formação de professores, bem como da formação continuada dos docentes que atuam nas escolas, por meio do aperfeiçoamento profissional e do estabelecimento de condições reais, necessárias a uma construção coletiva de seus projetos pedagógicosAbstract: The advances of science and dynamics of technology, which are never ending, also include that the scientific knowledge reaches the human society. Science, Technology and Knowledge, new paths in lines that intersect, require, immediately, changes in the epistemological and organizational model of Education; a change in the traditional molds of forced education, to another that privileges creativity and discovery of the knowledge by the student, enabling him to "learn to learn". Such assumptions involve access to any available information, including the resources provided by Information and Communication Technologies (ICT). The teaching of Geosciences, which in Brazil is not characterized by being a school course, but it is characterized by contents developed in an interdisciplinary way, does not benefit from this integrative vision in methodological proposals. The same way, the proposal of the International Geosciences Studies Program is not explored. This work proposes the use of this program as an integrative element that guides the contents for the elaboration of an interdisciplinary environment using technological resources where several teaching methodologies, different courses, characterizing a hybrid teaching and that proved to be a valid alternative for the teaching of Geosciences. The school, despite the current educational proposals in the country, still maintains a content based profile, privileging the memorization process, austere and repressive, of an excessively abstract teaching. The teacher is responsible for the acquisition of pedagogical and technical skills that answer to the great challenges already established and for which he sometimes feels unprepared; The State is responsible to ensure academic training of excellence and beyond, providing other opportunities for the acquisition of new professional skills. Therefore, this work reaffirms the need for investment aimed at the quality of teacher training courses, as well as the continuous training of teachers working in schools, through professional development and the establishment of real conditions, necessary for a collective construction of its pedagogical projectsDoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutor em CiênciasCAPES[s.n.]Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979-Carneiro, Celso Dal RéToledo, Maria Cristina Motta deVasconcelos, Clara Maria da Silva deDigiampietri, Luciano AntonioUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSignoretti, Vlander Verdade, 1974-20182018-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635690SIGNORETTI, Vlander Verdade. Ambiente Interdisciplinar de Geociências: desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender. 2018. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635690. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081241Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-29T16:33:03Zoai::1081241Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-29T16:33:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente Interdisciplinar de Geociências : desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender
Interdisciplinary Teaching Environment for Stratifying Geosciences Learning
title Ambiente Interdisciplinar de Geociências : desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender
spellingShingle Ambiente Interdisciplinar de Geociências : desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender
Signoretti, Vlander Verdade, 1974-
Geociências
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Tecnologia educacional
Geosciences
Interdisciplinary approach to knowledge
Educational Technology
title_short Ambiente Interdisciplinar de Geociências : desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender
title_full Ambiente Interdisciplinar de Geociências : desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender
title_fullStr Ambiente Interdisciplinar de Geociências : desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender
title_full_unstemmed Ambiente Interdisciplinar de Geociências : desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender
title_sort Ambiente Interdisciplinar de Geociências : desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender
author Signoretti, Vlander Verdade, 1974-
author_facet Signoretti, Vlander Verdade, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-
Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979-
Carneiro, Celso Dal Ré
Toledo, Maria Cristina Motta de
Vasconcelos, Clara Maria da Silva de
Digiampietri, Luciano Antonio
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Signoretti, Vlander Verdade, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Geociências
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Tecnologia educacional
Geosciences
Interdisciplinary approach to knowledge
Educational Technology
topic Geociências
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Tecnologia educacional
Geosciences
Interdisciplinary approach to knowledge
Educational Technology
description Orientadores: Rosely Aparecida Liguori Imbernon; Fabiana Curtopassi Pioker-Hara
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-11-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635690
SIGNORETTI, Vlander Verdade. Ambiente Interdisciplinar de Geociências: desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender. 2018. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635690. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635690
identifier_str_mv SIGNORETTI, Vlander Verdade. Ambiente Interdisciplinar de Geociências: desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender. 2018. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635690. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081241
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138534965116928