Cotas raciais ou sociais? : trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Norões, Katia Cristina, 1978-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617814
Resumo: Orientador: Salvador Antonio Mierles Sandoval
id UNICAMP-30_730f0b5993b09ad4159d56f6d4eaefaa
oai_identifier_str oai::859219
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Cotas raciais ou sociais? : trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010Racial or social quotas? : history, obstacles and achlevements in the implementation of affirmative action in higher education - 2001 at 2010Programas de ação afirmativaEnsino superiorCotas raciaisNegros - Condições sociaisAffirmative action programsHigher educationRacial quotasBlacks - Social movementsOrientador: Salvador Antonio Mierles SandovalDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Após dez anos de implementação de ações afirmativas na maioria das IES públicas, essa pesquisa consiste em investigar a tendência das políticas para institucionalização desses programas para acesso aos cursos de graduação públicos, seja por meio de cotas raciais ou por meio de cotas sociais. No primeiro capítulo abordamos o histórico da atuação dos movimentos sociais dos negros, divididas em dois períodos: 1) denúncia e pouca inserção política (até 1980); e 2) proposições e inserção na estrutura do Estado (a partir de 1990). No segundo capítulo analisamos o trâmite de Projetos, Leis e Decretos, que versam sobre ações afirmativas para a população negra nos Poderes Executivo e Legislativo, bem como as ações contrárias aos programas das IES públicas, que foram apresentadas ao STF. O terceiro capítulo trata das experiências com ações afirmativas em IES públicas, no geral, e, em específico, aborda a experiência da UNIFESP. Concluímos que houve maior aceitação do argumento social em contrapartida ao racial, no entanto, possibilitou que grande parte das IES reestruturasse seus mecanismos de ingresso e repensasse o perfil de estudante atendido.Abstract: After ten years of implementation do affirmative actions in the majority of higher education public institutions in Brazil, this research consists in investigating the policies' tendency of institutionalization of programs of access to public graduation courses by racial of social quotas. In the first chapter we investigate the history of the black social movements, divided in two periods: 1) denounce and low political insertion (until 1980); and 2) propositions and insertion in State structure (beginning in 1990). In the second chapter we analyze legal channels of Projects, Laws and Decrees, that dissert over affirmative actions for the black population in executive and legislative powers, as well as actions against public higher education programs presented to the Federal Superior Court. The third chapter approaches experiences with affirmative actions in public higher education institutions in general and, specifically, approaches the experience at UNIFESP. We conclude that there was higher acceptance of the social argument if compared to the racial argument, although allowing a large number of public higher education institutions to restructure its mechanisms of ingress and rethink the it's student outline.MestradoCiências Sociais na EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Sandoval, Salvador Antonio Mireles, 1946-Gusmão, Neusa Maria Mendes deSilva, Roberto daRodriguez, VicentePaiva, Jacyara Silva deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNorões, Katia Cristina, 1978-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf276 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617814NORÕES, Katia Cristina. Cotas raciais ou sociais?: trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010. 2011. 276 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617814. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/859219porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:37:59Zoai::859219Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:37:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotas raciais ou sociais? : trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010
Racial or social quotas? : history, obstacles and achlevements in the implementation of affirmative action in higher education - 2001 at 2010
title Cotas raciais ou sociais? : trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010
spellingShingle Cotas raciais ou sociais? : trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010
Norões, Katia Cristina, 1978-
Programas de ação afirmativa
Ensino superior
Cotas raciais
Negros - Condições sociais
Affirmative action programs
Higher education
Racial quotas
Blacks - Social movements
title_short Cotas raciais ou sociais? : trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010
title_full Cotas raciais ou sociais? : trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010
title_fullStr Cotas raciais ou sociais? : trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010
title_full_unstemmed Cotas raciais ou sociais? : trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010
title_sort Cotas raciais ou sociais? : trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010
author Norões, Katia Cristina, 1978-
author_facet Norões, Katia Cristina, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sandoval, Salvador Antonio Mireles, 1946-
Gusmão, Neusa Maria Mendes de
Silva, Roberto da
Rodriguez, Vicente
Paiva, Jacyara Silva de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Norões, Katia Cristina, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de ação afirmativa
Ensino superior
Cotas raciais
Negros - Condições sociais
Affirmative action programs
Higher education
Racial quotas
Blacks - Social movements
topic Programas de ação afirmativa
Ensino superior
Cotas raciais
Negros - Condições sociais
Affirmative action programs
Higher education
Racial quotas
Blacks - Social movements
description Orientador: Salvador Antonio Mierles Sandoval
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617814
NORÕES, Katia Cristina. Cotas raciais ou sociais?: trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010. 2011. 276 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617814. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617814
identifier_str_mv NORÕES, Katia Cristina. Cotas raciais ou sociais?: trajetória, percalços e conquistas na implementação de ações afirmativas no ensino superior público - 2001 a 2010. 2011. 276 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617814. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/859219
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
276 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189077530968064