Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bretones, Paulo Sergio, 1965-
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590499
Resumo: Orientador: Mauricio Compiani
id UNICAMP-30_7323e99a0c15197a8b268a1ee08092e7
oai_identifier_str oai::211109
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do BrasilAstronomiaEnsino superior - BrasilOrientador: Mauricio CompianiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que possuem disciplinas introdutórias específicas que contemplem conteúdos de Astronomia. Faz-se um estudo sobre o histórico da Astronomia no Ensino Superior no Brasil e discutiram-se os aspectos da Astronomia Introdutória no que diz respeito aos tipos de disciplina, seus objetivos e programas. A pesquisa foi realizada nos anos de 1997 e 1998 por meio do envio de cartas acompanhadas de questionários e envelope pré-selado para resposta para cerca de 620 cursos de todo o Brasil. Esses cursos, que potencialmente ministram disciplinas de Astronomia, foram identificados em publicações específicas do MEC. Apresenta-se, para cada curso, o total de questionários enviados e respondidos, quantos possuem disciplinas obrigatórias ou optativas de Astronomia. Foram identificados 54 cursos que oferecem um total de 60 disciplinas, distribuídas em 46 IES. São identificadas as IES e os nomes das disciplinas discriminando se estas são obrigatórias ou optativas com as respectivas cargas horárias. Os cursos são distribuídos segundo as várias regiões geográficas do país e as IES, em termos de dependência administrativa e natureza. São feitas a análise e discussão dos conteúdos das disciplinas manifestados nas ementas e programas recebidos. Os conteúdos das disciplinas de cursos de Engenharia Cartográfica, Engenharia de Agrimensura e Meteorologia foram analisados de acordo com os temas determinados pelo MEC, permitindo-se verificar em que grau os temas são seguidos e quais são acrescentados. Os conteúdos das disciplinas dos cursos de Astronomia, Física, Geografia, Ciências e Geofisica foram distribuídos por temas: História e Objeto, Astronomia de Posição, Instrumentos, Sistema Sol- Terra-Lua, Sistema Solar, E~trelas, Galáxias, Cosmologia, Céu e Constelações, Tempo e Calendário, Mecânica Celeste, Astrofisica e Ensino. Busca-se classificar e analisar os cónjuntos de conteúdos com características afins. Conclui-se que o maior conjunto é caracterizado por uma grande, mas não completa abrangência de temas. Também analisou-se o corpo docente a partir das seguintes categorias: Sexo, Idade, Formação Acadêmica e Tempo que ministra.a disciplina na IES. Além disso, levantaram-se os materiais didáticos utilizados e atividades práticas das disciplinasAbstract: The goal of this work is to present an overview of undergraduate courses, specifically those with specific introductory disciplines with astronomy contento in Brazilian higher education institutions (IES). A study is made of the development of astronomy in higher educational institutions in Brazil, the aspects of Introductory Astronomy, with regard to the types of disciplines, its objectives and syllabuses. The research was done in 1997 and 1998. A covering letter, questionnaire, and stamped envelope, was sent for some 620 courses throughout Brazil. These courses, which potentially teach specific disciplines of astronomy, were identified in publications by the Ministry of Education (MEC). For each course, the total . number of questionnaires sent and answered are shown. There were S4 courses identified, in a total of 60 disciplines, and distributed among 46 IES. The IES are identified, along with the names of the disciplines offered by them, an indication of which disciplines are compulsory and which are optional, and the number of credit hours of each discipline. The courses chosen were distributed according to the various geographic regions of the country, and IES according to their administrative dependency and nature. Analyses and discussions are presented about the contents of the disciplines as outlined in the syllabuses. The disciplines of cartography, land surveying and meteorology courses were examined according to criteria detined by the MEC. This procedure allows verification ofthe degree to which the various topics are followed, as well as which topics are added. For the disciplines of science, geography, geology and mathematics courses, a c1assification by topics is sought: history and subject, positional astronomy, instruments, Sun-Earth-Moon system, solar system, stars, galaxies, cosmology, sky and constellation, time and calendar, celestial mechanics, astrophysics, and teaching. This work tries to c1assify and analyse groups of similar contento It concludes that the biggest group is characterized by a large, although not comprehensive, breadth oftopics. It also analyzes the academic staff according the following categories: sex, age, academic degree, and experience in teaching their discipline in the IES. Furthermore, it evaluates the teaching materials and practical activities used in the disciplinesMestradoEducação Aplicada as GeociênciasMestre em Geociências[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Cunha, Carlos Alberto Lobão da SilveiraBoczko, RobertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBretones, Paulo Sergio, 1965-19991999-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf187p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590499BRETONES, Paulo Sergio. Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do Brasil. 1999. 187p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590499. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/211109porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:23:57Zoai::211109Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:23:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do Brasil
title Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do Brasil
spellingShingle Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do Brasil
Bretones, Paulo Sergio, 1965-
Astronomia
Ensino superior - Brasil
title_short Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do Brasil
title_full Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do Brasil
title_fullStr Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do Brasil
title_full_unstemmed Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do Brasil
title_sort Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do Brasil
author Bretones, Paulo Sergio, 1965-
author_facet Bretones, Paulo Sergio, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
Cunha, Carlos Alberto Lobão da Silveira
Boczko, Roberto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bretones, Paulo Sergio, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Ensino superior - Brasil
topic Astronomia
Ensino superior - Brasil
description Orientador: Mauricio Compiani
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590499
BRETONES, Paulo Sergio. Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do Brasil. 1999. 187p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590499. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BRETONES, Paulo Sergio. Disciplinas introdutorias de astronomia nos cursos superiores do Brasil. 1999. 187p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590499. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/211109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
187p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188852944863232