O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villela, Thyago Marão, 1988-
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659
Resumo: Orientadores: Marcelo Siqueira Ridenti, Luiz Renato Martins
id UNICAMP-30_737632031a3f91e563fe9df7ecc23a2e
oai_identifier_str oai::1385455
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçadosThe case-laboratory of the URSS (1928-1938) : art and mass farce; capitalism and forced laborVanguarda (Estética)Realismo socialista na arteIndustrialização - União SoviéticaConflito social - União SoviéticaAvant-garde (Aesthetics)Socialist realism in artIndustrialization - Soviet UnionSocial conflict - Soviet UnionOrientadores: Marcelo Siqueira Ridenti, Luiz Renato MartinsTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A tese aborda a pintura de oposição ao regime elaborada na URSS durante o I e o II planos quinquenais (1929-1937). A investigação objetivou mapear e analisar as obras produzidas nesse período por artistas oriundos dos círculos de vanguarda russos – como K. Maliévitch (1879-1935), S. Nikritin (1898-1965), A. Drevin (1889-1938) e os artistas do grupo Realismo Pictórico Plástico (1929-1934). As obras desses pintores foram confrontadas com o discurso oficial e a imposição do realismo socialista (1934); e com os processos de formação dos kolkhozes (fazendas-coletivas, segundo o governo) (1929-1932), de intensificação do despotismo fabril (1929-1934), e de construção de dispositivos de extração forçada de trabalho em grandes canteiros de obras, como o do Canal do Mar Branco (1933). Além disso, a pesquisa examinou as condutas e distintas práticas artísticas ante a formação de uma cultura de massas na URSS e o recrudescimento da repressão – que culminou nos Processos de Moscou (1936-1938), e apresentou-se associada a obras faraônicas, como a renovação urbana de Moscou, e a criação de uma cultura de consumo, condizente com a nova escala produtiva da URSS, convertida em nova potência industrial mundial, após os Estados Unidos (Mandel [1986], 2019, p. 45)Abstract: This thesis addresses paintings produced in opposition to the regime in the USSR during the First and Second Five-Year Plans (1929-1937). The research aimed to map and analyze the works produced during this period by artists belonging to Russian avant-garde circles, such as K. Malevich (1879-1935), S. Nikritin (1898-1965), A. Drevin (1889-1938), and to the Plastic Pictorial Realism group (1929-1934). The works of these painters were confronted with the official discourse and the imposition of socialist realism (1934); and with the processes of the kolkhozes formation (collective farms, as per the government) (1929-1932), the intensification of factory despotism (1929-1934), and the construction of devices for forced labor extraction in large construction sites, such as the White Sea Canal (1933). Furthermore, the research examined behaviors and distinct artistic practices in the face of the formation of mass culture in the USSR and the intensification of repression, which culminated in the Moscow Trials (1936-1938). These were associated with pharaonic projects such as the urban renewal of Moscow and the creation of a consumption culture in line with the new productive scale of the USSR, which had become a new global industrial power after the United States (Mandel [1986], 2019, p. 45)AbertoDoutoradoSociologiaDoutor em SociologiaCAPES88882.329297/2019-01[s.n.]Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-Martins, Luiz Renato, 1953-Dunaeva, Cristina AntonioevnaBianchi, AlvaroLima, Bruna Della Torre de CarvalhoAlmeida, Ângela Mendes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVillela, Thyago Marão, 1988-20242024-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (320 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659VILLELA, Thyago Marão. O caso-laboratório da URSS (1928-1938): arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados. 2024. 1 recurso online (320 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1385455Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1385455porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-23T10:08:07Zoai::1385455Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-23T10:08:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados
The case-laboratory of the URSS (1928-1938) : art and mass farce; capitalism and forced labor
title O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados
spellingShingle O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados
Villela, Thyago Marão, 1988-
Vanguarda (Estética)
Realismo socialista na arte
Industrialização - União Soviética
Conflito social - União Soviética
Avant-garde (Aesthetics)
Socialist realism in art
Industrialization - Soviet Union
Social conflict - Soviet Union
title_short O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados
title_full O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados
title_fullStr O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados
title_full_unstemmed O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados
title_sort O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados
author Villela, Thyago Marão, 1988-
author_facet Villela, Thyago Marão, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-
Martins, Luiz Renato, 1953-
Dunaeva, Cristina Antonioevna
Bianchi, Alvaro
Lima, Bruna Della Torre de Carvalho
Almeida, Ângela Mendes de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Villela, Thyago Marão, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Vanguarda (Estética)
Realismo socialista na arte
Industrialização - União Soviética
Conflito social - União Soviética
Avant-garde (Aesthetics)
Socialist realism in art
Industrialization - Soviet Union
Social conflict - Soviet Union
topic Vanguarda (Estética)
Realismo socialista na arte
Industrialização - União Soviética
Conflito social - União Soviética
Avant-garde (Aesthetics)
Socialist realism in art
Industrialization - Soviet Union
Social conflict - Soviet Union
description Orientadores: Marcelo Siqueira Ridenti, Luiz Renato Martins
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-01-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659
VILLELA, Thyago Marão. O caso-laboratório da URSS (1928-1938): arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados. 2024. 1 recurso online (320 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659
identifier_str_mv VILLELA, Thyago Marão. O caso-laboratório da URSS (1928-1938): arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados. 2024. 1 recurso online (320 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1385455
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1385455
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (320 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189198081556480