O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659 |
Resumo: | Orientadores: Marcelo Siqueira Ridenti, Luiz Renato Martins |
id |
UNICAMP-30_737632031a3f91e563fe9df7ecc23a2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1385455 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçadosThe case-laboratory of the URSS (1928-1938) : art and mass farce; capitalism and forced laborVanguarda (Estética)Realismo socialista na arteIndustrialização - União SoviéticaConflito social - União SoviéticaAvant-garde (Aesthetics)Socialist realism in artIndustrialization - Soviet UnionSocial conflict - Soviet UnionOrientadores: Marcelo Siqueira Ridenti, Luiz Renato MartinsTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A tese aborda a pintura de oposição ao regime elaborada na URSS durante o I e o II planos quinquenais (1929-1937). A investigação objetivou mapear e analisar as obras produzidas nesse período por artistas oriundos dos círculos de vanguarda russos – como K. Maliévitch (1879-1935), S. Nikritin (1898-1965), A. Drevin (1889-1938) e os artistas do grupo Realismo Pictórico Plástico (1929-1934). As obras desses pintores foram confrontadas com o discurso oficial e a imposição do realismo socialista (1934); e com os processos de formação dos kolkhozes (fazendas-coletivas, segundo o governo) (1929-1932), de intensificação do despotismo fabril (1929-1934), e de construção de dispositivos de extração forçada de trabalho em grandes canteiros de obras, como o do Canal do Mar Branco (1933). Além disso, a pesquisa examinou as condutas e distintas práticas artísticas ante a formação de uma cultura de massas na URSS e o recrudescimento da repressão – que culminou nos Processos de Moscou (1936-1938), e apresentou-se associada a obras faraônicas, como a renovação urbana de Moscou, e a criação de uma cultura de consumo, condizente com a nova escala produtiva da URSS, convertida em nova potência industrial mundial, após os Estados Unidos (Mandel [1986], 2019, p. 45)Abstract: This thesis addresses paintings produced in opposition to the regime in the USSR during the First and Second Five-Year Plans (1929-1937). The research aimed to map and analyze the works produced during this period by artists belonging to Russian avant-garde circles, such as K. Malevich (1879-1935), S. Nikritin (1898-1965), A. Drevin (1889-1938), and to the Plastic Pictorial Realism group (1929-1934). The works of these painters were confronted with the official discourse and the imposition of socialist realism (1934); and with the processes of the kolkhozes formation (collective farms, as per the government) (1929-1932), the intensification of factory despotism (1929-1934), and the construction of devices for forced labor extraction in large construction sites, such as the White Sea Canal (1933). Furthermore, the research examined behaviors and distinct artistic practices in the face of the formation of mass culture in the USSR and the intensification of repression, which culminated in the Moscow Trials (1936-1938). These were associated with pharaonic projects such as the urban renewal of Moscow and the creation of a consumption culture in line with the new productive scale of the USSR, which had become a new global industrial power after the United States (Mandel [1986], 2019, p. 45)AbertoDoutoradoSociologiaDoutor em SociologiaCAPES88882.329297/2019-01[s.n.]Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-Martins, Luiz Renato, 1953-Dunaeva, Cristina AntonioevnaBianchi, AlvaroLima, Bruna Della Torre de CarvalhoAlmeida, Ângela Mendes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVillela, Thyago Marão, 1988-20242024-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (320 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659VILLELA, Thyago Marão. O caso-laboratório da URSS (1928-1938): arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados. 2024. 1 recurso online (320 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1385455Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1385455porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-23T10:08:07Zoai::1385455Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-23T10:08:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados The case-laboratory of the URSS (1928-1938) : art and mass farce; capitalism and forced labor |
title |
O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados |
spellingShingle |
O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados Villela, Thyago Marão, 1988- Vanguarda (Estética) Realismo socialista na arte Industrialização - União Soviética Conflito social - União Soviética Avant-garde (Aesthetics) Socialist realism in art Industrialization - Soviet Union Social conflict - Soviet Union |
title_short |
O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados |
title_full |
O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados |
title_fullStr |
O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados |
title_full_unstemmed |
O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados |
title_sort |
O caso-laboratório da URSS (1928-1938) : arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados |
author |
Villela, Thyago Marão, 1988- |
author_facet |
Villela, Thyago Marão, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959- Martins, Luiz Renato, 1953- Dunaeva, Cristina Antonioevna Bianchi, Alvaro Lima, Bruna Della Torre de Carvalho Almeida, Ângela Mendes de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villela, Thyago Marão, 1988- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vanguarda (Estética) Realismo socialista na arte Industrialização - União Soviética Conflito social - União Soviética Avant-garde (Aesthetics) Socialist realism in art Industrialization - Soviet Union Social conflict - Soviet Union |
topic |
Vanguarda (Estética) Realismo socialista na arte Industrialização - União Soviética Conflito social - União Soviética Avant-garde (Aesthetics) Socialist realism in art Industrialization - Soviet Union Social conflict - Soviet Union |
description |
Orientadores: Marcelo Siqueira Ridenti, Luiz Renato Martins |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024 2024-01-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659 VILLELA, Thyago Marão. O caso-laboratório da URSS (1928-1938): arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados. 2024. 1 recurso online (320 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659 |
identifier_str_mv |
VILLELA, Thyago Marão. O caso-laboratório da URSS (1928-1938): arte e farsa de massa; capitalismo e trabalhos forçados. 2024. 1 recurso online (320 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17659. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1385455 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1385455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (320 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189198081556480 |