O Enem como política curricular : refrações possíveis nas histórias de autores de livros didáticos de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Henrique de Carvalho, 1991
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3397
Resumo: Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
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spelling O Enem como política curricular : refrações possíveis nas histórias de autores de livros didáticos de FísicaThe Enem as curricular policy : possible refractions in the Physics textbook authors' storiesExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)Livros didáticosNarrativasFísicaNational High School Exam (Brazil)TextbooksNarrativePhysicsOrientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos RosaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Em 1998 foi criado o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, a fim de ser um exame oficial e voluntário para os concluintes do Ensino Médio, destinado a averiguação da qualidade do ensino ofertado. Em 2009, ele foi reformulado em seu formato e princípios e passou a se chamar Novo Enem. A partir de então, ele se tornou uma das principais referências em âmbito nacional para acesso ao Ensino Superior, gerando um crescimento do impacto da prova no contexto nacional. Dentro desse cenário, destaco os autores de livros didáticos, produzidos e avaliados a partir de programas governamentais, como sujeitos com histórias para narrar e que podem ensinar muito sobre as dinâmicas curriculares que envolvem o Enem. Apresento nesta tese os desenvolvimentos realizados para investigar a seguinte pergunta de pesquisa: que refrações podem ser compreendidas da proposição do Enem como política educacional nacional na produção editorial dos livros didáticos de Física conforme as histórias que alguns de seus autores narram? Para tal, a investigação contou com três objetivos: compreender narrativas sistêmicas sobre a Física escolar, presentes nos documentos oficiais relativos ao Enem, ao PNLEM e ao PNLD, entre 1998 e 2018; compreender narrativas de história de vida sobre a Física escolar, presentes nas histórias narradas por autores de livros didáticos de Física; e identificar ênfases temáticas comuns entre as narrativas sistêmicas e de histórias de vida, a partir dos quais é possível compreender episódios de refração do Enem em campos de produção de livros didáticos. Para tal, articulo com o conceito de refração desenvolvido por Ivor Goodson e Tim Rudd, que visa compreender os processos de transformação das políticas educacionais no fluxo entre diferentes contextos históricos, sociais e culturais. Este conceito tem sido articulado a fim de mapear reformas educacionais que vem tomando curso nos séculos XX e XXI, a partir da sobreposição de narrativas sistêmicas e narrativas de histórias de vida. Para construir as narrativas sistêmicas foram analisados os textos dos documentos reguladores do Enem, do PNLEM e do PNLD, compondo o nível macro, além dos guias de livros didáticos do PNLEM e do PNLD, compondo o nível meso. Para construir as narrativas de história de vida foram entrevistados sete autores de livros didáticos de Física, que foram transcritas, textualizadas, transformadas em mônadas, fragmentos de histórias que visam dar visibilidade a experiências e memórias, e organizadas em retratos narrativos, compondo o nível micro. Com esses dados, evidenciei sete ênfases temáticas: interdisciplinaridade; pluralidade de linguagens; cidadania e diversidade cultural, étnica e de gênero; competências e habilidades; contextualização; abordagem qualitativa/quantitativa; e conteúdos da Física. Construí sete quadros sintéticos contendo os episódios de refração referentes a estas ênfases temáticas, a partir dos quais compreendi uma perenidade da influência exercida por exames de acesso ao Ensino Superior, que em 1970 havia sido chamada de "questão vestibular", mas que agora poderia ser renomeada como "questão Enem"Abstract: In 1998, the National High School Exam, Enem, was created in order to be an official and voluntary exam for high school graduates, aimed at verifying the quality of the education offered. In 2009, it was reformulated in its format and principles and renamed New Enem. After that, it became one of the main references at the national level for access to Higher Education, generating an increase in the impact of the test in the national context. Within this scenario, I highlight the authors of textbooks, produced and evaluated on government programs, as subjects with stories to narrate and who can teach a lot about the curricular dynamics that involve the Enem. In this thesis, I present the developments made to investigate the following research question: what refractions can be understood from the proposition of Enem as a national educational policy in the editorial production of Physics textbooks according to the stories that some of its authors narrate? To this end, the investigation had three objectives: to understand systemic narratives about school physics, present in official documents related to Enem, PNLEM and PNLD, between 1998 and 2018; understand life story narratives about school physics, present in the stories narrated by authors of Physics textbooks; and identify common thematic emphasis between systemic narratives and life stories, from which it is possible to understand episodes of refraction of Enem in textbook production fields. With that purpose in mind, I articulated the concept of refraction developed by Ivor Goodson and Tim Rudd, which aims to understand the transformation processes of educational policies in the flow between different historical, social and cultural contexts. This concept has been articulated in order to map educational reforms that have been taking place in the 20th and 21st centuries, based on the overlapping of systemic narratives and narratives of life stories. To address the systemic narratives, the texts of the regulatory documents of Enem and of governmental textbook programs, comprising the macro level, were analyzed, in addition to the textbook guides for teachers of the governmental textbook programs, comprising the meso level. To build the life story narratives, seven authors of Physics textbooks were interviewed, which were transcribed, textualized, transformed into monads, fragments of stories that aim to give visibility to experiences and memories, and organized into narrative portraits, composing the micro level. With these data, I highlighted seven thematic emphasis: interdisciplinarity; plurality of languages; cultural, ethnic, gender and citizenship diversity; skills and abilities; contextualization; qualitative/quantitative approach; and Physics’ school contents. I developed seven synthetic tables containing the refraction episodes referring to these thematic axes, from which I understoond a continuity of the influence exerted by Higher Education’s entrance exams, which in 1970 had been called the "college entrance exam issue", but which could now be renamed as the "Enem issue"DoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES88882.434796/2019-01[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Megid Neto, JorgeTestoni, Leonardo AndréKleinke, Maurício UrbanAlmeida, Maria José Pereira Monteiro deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCalado, Henrique de Carvalho, 199120212021-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (244 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3397CALADO, Henrique de Carvalho. O Enem como política curricular: refrações possíveis nas histórias de autores de livros didáticos de Física. 2021. 1 recurso online (244 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3397. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1238184Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T14:00:11Zoai::1238184Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-03-30T14:00:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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