Uso e aplicação de modelos economicos em sistemas de informação para geomarketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Tiago Eugenio de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596674
Resumo: Orientador: Claudia Maria Bauzer Medeiros
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spelling Uso e aplicação de modelos economicos em sistemas de informação para geomarketingMarketing - Processo decisórioSistemas de informação geográficaModelos econômicosEngenharia de softwareOrientador: Claudia Maria Bauzer MedeirosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: O conhecimento de clientes e concorrentes é uma questão de sobrevivência no mundo dos negócios. Empresas ganham competitividade pela agilidade em manipular dados de negócios associados à dimensão geográfica. A busca por eficiência na tomada de decisão motivou o aparecimento do geomarketing, que combina as estratégias e políticas de mar-keting a sistemas de informação e à localização geográfica dos recursos envolvidos. Este trabalho visa contribuir para esta área, ainda incipiente, através da combinação de resultados em modelos econômicos, computação e geoprocessamento. Ai:, principais contribuições desta dissertação são: (a) levantamento dos aspectos teóricos subjacentes a sistemas de informação aplicados a geomarketing, tanto do ponto de vista de modelos econômicos, quanto de ciência da computação; (b) análise dos aspectos de engenharia de software aplicados ao desenvolvimento de projetos nesta área; e (c) implementação de um estudo de caso real, adaptando um modelo econômico específico, e acoplando-o a um sistema de informação geográficaAbstract: Survival in the business world depends on knowledge of one's clients and competitors. A crucial fa.ctor in this competition is the ability to manage business data whitin a geo-graphic contexto The search for eiliciency in decision making motivated the emergence of geomarketing, which combines marketing policies and strategies to information systems and the geographic location of the resources manipulated. This work aims to fill a gap in this nascent area, by combining results in economic models, computer science and geoprocessing. The main contributions of this dissertation are: (a) survey of the theoretical basis underlying information systems applied to geomar-keting, both in economic modeling and computing science aspects; (b) analysis of software engineering methodologies applied to the development of geomarketing applications; and ( c) implementation of a reallife case study in geomarketing, adapting a specific economic model, and coupling it to a geographic information systemMestradoMestre em Ciência da Computação[s.n.]Medeiros, Claudia Maria Bauzer, 1954-Caceres, Edson NorbertoRubira, Cecília Mary FischerUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Tiago Eugenio de20032003-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf71f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596674MELO, Tiago Eugenio de. Uso e aplicação de modelos economicos em sistemas de informação para geomarketing. 2003. 71f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596674. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/302025porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:53:27Zoai::302025Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:53:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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