Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems) : um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart city
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/5776 |
Resumo: | Orientadores: Yuzo Iano, Marcos Julio Hider Flores |
id |
UNICAMP-30_74adc89a0a78b6143f5f08e9816ac8a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1251228 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems) : um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart cityApplication of artificial intelligence to improve the its concept (Intelligent Transport Systems) : a specific study in the city of Campinas, in search of a smart cityBig dataInteligência artificialSistemas de comunicação móvel 5GCidades inteligentesBig dataIntelligence artificial5G mobile communication systemsSmart citiesOrientadores: Yuzo Iano, Marcos Julio Hider FloresTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: A taxa de fecundidade do país, Brasil, caiu de 6,16 filhos por mulher para apenas 1,57 filhos em pouco mais de sete décadas, de 1940 para 2014. Em contrapartida, a expectativa de vida da população aumentou 41,7 anos em pouco mais de um século. Em 1900, a expectativa de vida era de 33,7 anos, dando um salto significativo em pouco mais de 11 décadas, atingindo 75,4 anos em 2014. (AGÊNCIA BRASIL, 2016) Segundo a ONU (Organizações da Nações Unidas), atualmente 55% da população mundial vive em áreas urbanas e a expectativa é de que esta proporção aumente para 70% até 2050. Neste contexto, cidades estariam tendo que assumir papeis mais ativos ao contribuir com as iniciativas de governos nacionais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs. (ONU NEWS, 2019) A tecnologia tem invadido diversos segmentos do mercado e auxiliado na operação de diferentes processos e tarefas. Existem ferramentas, sistemas e softwares diferentes que atendem as necessidades do dia a dia de trabalho com muita eficiência, permitindo que os profissionais da organização se tornem mais estratégicos para a empresa em um ambiente de trabalho super ergonômico. (PROLABORE) É de fundamental importância a utilização de dados para tomadas de decisões assertivas, sendo assim prospectando um cenário mais qualificado para benefícios de todos os envolvidos. (THE NEW YORK TIMES, 2012) O presente trabalho tem como princípio a realização de uma pesquisa com âmbito na cidade de Campinas, localizada no estado de São Paulo. O objetivo é analisar de forma automatizada o aspecto Ergonômico de um usuário de transporte público do município, em específico a linha de ônibus n° 337, (Terminal de Barão Geraldo / UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)) escolhida pela sua importância e demanda, principalmente utilizada pelos profissionais e estudantes da Unicamp e Barão Geraldo. Esta linha pode ser replicada para outras linhas da cidade, outros municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e, até mesmo, outros municípios nacionais e no exterior, a mesma foi escolhida pela sua importância na região, e por ser uma linha inteligente. Para alcançar o objetivo desse trabalho, foi utilizado um método de análise descritivo e comparativo, levando em conta a perspectiva do setor público da cidade. Com isso, pretende-se levar a reflexão à gestão pública do município. Para obter um transporte público inteligente é necessário alcançar um desenvolvimento mais sustentável, qualificado, eficiente e confortável para os seus clientes e terceirosAbstract: The fertility rate in the country, Brazil, fell from 6.16 children per woman to just 1.57 children in just over seven decades, from 1940 to 2014. In contrast, the population's life expectancy increased by 41.7 years in just over a century. In 1900, life expectancy was 33.7 years, making a significant leap in just over 11 decades, reaching 75.4 years in 2014. (AGÊNCIA BRASIL, 2016) According to the UN (United Nations Organizations), currently, 55% of the world's population lives in urban areas and this proportion is expected to increase to 70% by 2050. In this context, cities would be having to assume more active roles in contributing to the national government initiatives to achieve the Sustainable Development Goals, SDGs. (ONU NEWS, 2019) Technology has invaded different market segments and helped in the operation of different processes and tasks. There are different tools, systems, and software that meet the needs of daily work very efficiently, allowing the organization's professionals to become more strategic for the company in a super ergonomic work environment. (PROLABORE) It is of fundamental importance to use data to make assertive decisions, thus prospecting a more qualified scenario for the benefits of all involved. (THE NEW YORK TIMES, 2012) The present work has as its principle the realization of research with scope in the city of Campinas, located in the state of São Paulo. The objective is to analyze in an automated way the Ergonomic aspect of a public transport user in the municipality, specifically bus line No. 337, (Barão Geraldo Terminal / UNICAMP (University State of Campinas () chosen for its importance and demand, mainly used by professionals and students from Unicamp and Barão Geraldo. This line can be replicated to other lines in the city, other municipalities in the MRC (Metropolitan Region of Campinas), and even other municipalities in Brazil and abroad. It was chosen for its importance in the region, and for being an intelligent line. To achieve the objective of this work, a descriptive and comparative analysis method was used, taking into account the perspective of the city's public sector. With this, it is intended to take the reflection to the public administration of the city. To achieve smart public transport, it is necessary to achieve more sustainable, qualified, efficient, and comfortable development for its customers and third partiesDoutoradoTelecomunicações e TelemáticaDoutor em Engenharia Elétrica[s.n.]Iano, Yuzo, 1950-Rider Flores, Marcos Julio, 1975-Pereira, Júlio CésarMinango Negrete, Juan CarlosJordão, Kelem PereiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Gabriel Gomes de, 1996-20222022-09-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (267 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5776OLIVEIRA, Gabriel Gomes de. Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems): um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart city. 2022. 1 recurso online (267 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5776. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1251228Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T15:32:02Zoai::1251228Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-29T15:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems) : um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart city Application of artificial intelligence to improve the its concept (Intelligent Transport Systems) : a specific study in the city of Campinas, in search of a smart city |
title |
Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems) : um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart city |
spellingShingle |
Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems) : um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart city Oliveira, Gabriel Gomes de, 1996- Big data Inteligência artificial Sistemas de comunicação móvel 5G Cidades inteligentes Big data Intelligence artificial 5G mobile communication systems Smart cities |
title_short |
Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems) : um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart city |
title_full |
Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems) : um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart city |
title_fullStr |
Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems) : um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart city |
title_full_unstemmed |
Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems) : um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart city |
title_sort |
Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems) : um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart city |
author |
Oliveira, Gabriel Gomes de, 1996- |
author_facet |
Oliveira, Gabriel Gomes de, 1996- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Iano, Yuzo, 1950- Rider Flores, Marcos Julio, 1975- Pereira, Júlio César Minango Negrete, Juan Carlos Jordão, Kelem Pereira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gabriel Gomes de, 1996- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big data Inteligência artificial Sistemas de comunicação móvel 5G Cidades inteligentes Big data Intelligence artificial 5G mobile communication systems Smart cities |
topic |
Big data Inteligência artificial Sistemas de comunicação móvel 5G Cidades inteligentes Big data Intelligence artificial 5G mobile communication systems Smart cities |
description |
Orientadores: Yuzo Iano, Marcos Julio Hider Flores |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-09-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5776 OLIVEIRA, Gabriel Gomes de. Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems): um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart city. 2022. 1 recurso online (267 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5776. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5776 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Gabriel Gomes de. Aplicação de inteligência artificial, para melhoria do conceito ITS (Intelligent Transport Systems): um estudo específico na cidade de Campinas, para busca de uma smart city. 2022. 1 recurso online (267 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5776. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1251228 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (267 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189184631472128 |