Movimentar pássaros do chão ao céu : uma experiência em dança na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Adriano José, 1979-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632876
Resumo: Orientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernández
id UNICAMP-30_74edf090fcef91dc5da9df285c0f6f40
oai_identifier_str oai::991752
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Movimentar pássaros do chão ao céu : uma experiência em dança na formação de professoresMoving birds from the ground to the sky : an experience in dance in teacher trainingArteDançaEnsino fundamentalFormação de professoresArtDanceElementary schoolTeacher trainingOrientador: Marcia Maria Strazzacappa HernándezDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esse trabalho tem como objetivo dissertar sobre uma experiência com a dança na formação continuada de professores. A formação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio de Oliveira, pertencente à Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá, localizada no bairro de Perus, na Cidade de São Paulo, onde atuo como Coordenador Pedagógico. O grupo participante da pesquisa foi composto por 32 professores (30 mulheres e 2 homens), com faixa etária entre 30 e 69 anos de idade, que lecionam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas seguintes áreas: ciências, educação física, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, informática educativa, sala de leitura e professoras polivalentes que atuam em turmas do 1º ao 5º ano. Durante as quintas-feiras dos meses de setembro/2015 a outubro/2016, foram realizadas trinta e três oficinas práticas, no horário das 12h-13h30. As proposições tiveram como referencial a experimentação de alguns jogos teatrais do dramaturgo brasileiro Augusto Boal (1998), da diretora de teatro Viola Spolin (2006) e, principalmente, proposições baseadas nos estudos do pesquisador da arte do movimento, Rudolf Laban (1978; 1990), autor que tem sido referência para os meus estudos em dança. Ao experienciar a dança e aprofundar o contato com essa linguagem artística na formação de professores, foram utilizados como norteadores os embasamentos da Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa (2001; 2007; 2009), que sugere a criação, a reflexão e a fruição como ações importantes no contato com a obra de arte. O referencial teórico também se baseia nas considerações sobre a experiência do filósofo e pedagogo John Dewey (2010; 2011). O processo de pesquisa teve como suporte ideias vinculadas à bricolagem como método de pesquisa, tendo como referência os autores Kathleen Berry e Joe Kincheloe (2007) e a professora e pesquisadora Paula Carpinetti Aversa (2016). A bricolagem possibilita ao pesquisador forjar suas próprias ferramentas metodológicas à medida que dialoga com o poeta, como é definido o objeto de pesquisa, além de considerar as múltiplas formas de olhar para esse objeto de pesquisa, não desprezando as considerações e ações vinculadas a outros métodos. Assim, a pesquisa também tem sintonia com ações relacionadas à metodologia da pesquisa-ação, tendo como referência o autor Michel Thiollent (1986). Os dados coletados tiveram como fontes fotografias, vídeos, anotações no diário de bordo e ponderações dos participantes realizadas durante as rodas de conversa nas oficinas ou por meio de imagens, relatos e poesiasAbstract: This present study has the ideia to lecture an experience with dance in the continuing formation of teachers. The formation was carried out at the Municipal School of Primary Education Júlio de Oliveira, belonging to the Regional of Education Pirituba / Jaraguá, located in the neighborhood of Perus, in the City of São Paulo, where I act as Pedagogical Coordinator. The research group was composed of 32 teachers (30 women and 2 men), with ages ranging from 30 to 69 years old who teach from the 1st to the 9th year of Elementary Education in the following areas: sciences, physical education, geography, history, english, portuguese, mathematics, educational computing, reading room and multipurpose teachers who work in classes from 1st to 5th year. During Thursdays from September / 2015 to October / 2016, 33 practical workshops were developed, from 12 noon to 1:30 p.m. The propositions were based on the experimentation of some theater plays by the Brazilian playwright Augusto Boal (1998), theater director Viola Spolin (2006) and, mainly, propositions based on the studies of movement art researcher Rudolf Laban (1978) , 1990), author who has been reference for my studies in dance. By experiencing dance and deepening contact with this artistic language in teacher training, the basics of the Triangular Approach, proposed by Ana Mae Barbosa (2001, 2007; 2009), were suggested as guiding principles, suggesting the creation, reflection and the enjoyment as important actions in the contact with the work of art. The theoretical framework is also based on considerations about the experience of the philosopher and pedagogue John Dewey (2010; 2011). The research process was supported by ideas related to bricolage as a research method, using as reference the authors Kathleen Berry and Joe Kincheloe (2007) and the teacher and researcher Paula Carpinetti Aversa (2016). This method enables the researcher to forge his own methodological tools as he dialogues with the poet, as the research object is defined, besides considering the multiple ways of looking at this research object, not neglecting the considerations and actions linked to other methods. Thus, the research is also in tune with actions related to the methodology of action research, having as reference the author Michel Thiollent (1986). The collected data were photographed, videos, notes in the logbook and weights of the participants realized during the conversation in the workshops or through images, reports and poetryMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-Albano, Ana Angélica MedeirosOstetto, Luciana EsmeraldaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro, Adriano José, 1979-20172017-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (155 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632876PINHEIRO, Adriano José. Movimentar pássaros do chão ao céu: uma experiência em dança na formação de professores. 2017. 1 recurso online (155 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632876. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991752Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-13T15:42:24Zoai::991752Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-03-13T15:42:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimentar pássaros do chão ao céu : uma experiência em dança na formação de professores
Moving birds from the ground to the sky : an experience in dance in teacher training
title Movimentar pássaros do chão ao céu : uma experiência em dança na formação de professores
spellingShingle Movimentar pássaros do chão ao céu : uma experiência em dança na formação de professores
Pinheiro, Adriano José, 1979-
Arte
Dança
Ensino fundamental
Formação de professores
Art
Dance
Elementary school
Teacher training
title_short Movimentar pássaros do chão ao céu : uma experiência em dança na formação de professores
title_full Movimentar pássaros do chão ao céu : uma experiência em dança na formação de professores
title_fullStr Movimentar pássaros do chão ao céu : uma experiência em dança na formação de professores
title_full_unstemmed Movimentar pássaros do chão ao céu : uma experiência em dança na formação de professores
title_sort Movimentar pássaros do chão ao céu : uma experiência em dança na formação de professores
author Pinheiro, Adriano José, 1979-
author_facet Pinheiro, Adriano José, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Albano, Ana Angélica Medeiros
Ostetto, Luciana Esmeralda
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Adriano José, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Dança
Ensino fundamental
Formação de professores
Art
Dance
Elementary school
Teacher training
topic Arte
Dança
Ensino fundamental
Formação de professores
Art
Dance
Elementary school
Teacher training
description Orientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernández
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-11-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632876
PINHEIRO, Adriano José. Movimentar pássaros do chão ao céu: uma experiência em dança na formação de professores. 2017. 1 recurso online (155 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632876. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632876
identifier_str_mv PINHEIRO, Adriano José. Movimentar pássaros do chão ao céu: uma experiência em dança na formação de professores. 2017. 1 recurso online (155 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632876. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991752
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (155 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189119557894144