Theodor Adorno e a construção do modernismo artístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patriota, Raquel, 1989-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641923
Resumo: Orientador: Marcos Severino Nobre
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spelling Theodor Adorno e a construção do modernismo artísticoTheodor Adorno and the construction of artistic modernismEstéticaTeoria críticaModernismo (Arte)AestheticsCritical TheoryModernism (Art)Orientador: Marcos Severino NobreTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta pesquisa pretende discutir transformações na noção de "arte moderna" ao longo dos escritos estéticos de Theodor Adorno. Nossa hipótese é a de que a obra tardia de Adorno traz à tona uma teoria da arte moderna que difere dos pressupostos de seus primeiros escritos, sobretudo em virtude do diagnóstico de uma expansão do próprio conceito de arte, que fundamentará sua concepção de imbricação [Verfransung] das artes. Nos textos de um primeiro período – consideraremos aqueles elaborados até o final da década de 1940 –, o filósofo compreende como moderna a arte "mais avançada" no que diz respeito ao domínio técnico dos materiais; já a partir dos anos 50 – adotamos o texto "O envelhecimento da nova música" como marco do período – Adorno teria visto seu quadro teórico anterior entrar em descompasso com as tendências artísticas então mais recentes, principalmente em virtude da expansão dos meios artísticos. Seus primeiros estudos, conforme nossa pesquisa, se engajam sobretudo com a obra de Schoenberg e com uma análise da particularidade da forma literária kafkiana, além de tecer considerações sobre a diferença entre modernidade artística e cultura de massa; já em sua obra tardia, Adorno reconhece o "envelhecimento" da nova música e analisa as consequências do serialismo desenvolvido pela Escola de Darmstadt, além de mensurar o desdobramento de uma crise no próprio sentido de arte – expressa pela obra literária de Samuel Beckett –, e rever suas anteriores considerações sobre produtos da cultura de massa que antes estavam às margens de sua estética, como é o caso do cinema. O estudo dessas mudanças no pensamento do filósofo deve contribuir com a elucidação das configurações históricas que moldaram sua estéticaAbstract: This research aims to discuss transformations in the notion of "modern art" throughout Theodor Adorno's aesthetic writings. Our hypothesis is that Adorno's late work brings to light a theory of modern art that differs from the assumptions of his early writings, due to the diagnosis of an expansion of the very concept of art, which will underpin his conception of the imbrication [Verfransung] of the arts. In the texts of a first period – we will consider those written until the end of the 1940s – the philosopher understands as modern the "most advanced" art in terms of the technical mastery of materials; from the 1950s onwards – we will adopt the text "The Aging of the New Music" as a landmark – Adorno gradually acknowledges that his first theoretical assumptions started to fall behind the latest artistic trends, mainly due to the expansion of artistic fields. His early writings, according to our study, engage mainly with Schoenberg's work and with an analysis of the particularity of Kafka’s literary form, as well as with the difference between artistic modernity and mass culture. In the second model, Adorno recognizes the "aging" of the new music and analyzes the consequences of the serialism developed by the Darmstadt School, besides measuring the unfolding of a crisis in the very sense of art, expressed by Samuel Beckett's literary work, and reviewing his previous considerations about mass culture products that were previously at the margins of his aesthetics, such as cinema. The study of these changes in the philosopher's work should help to elucidate the historical configurations that shaped his aestheticsDoutoradoFilosofiaDoutora em FilosofiaFAPESP2016/00472-8[s.n.]Nobre, Marcos, 1965-Silva, Eduardo Soares NevesGonçalves, Rosa Gabriella de CastroPalhares, TaisaAndrade, Fábio de SouzaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 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