Os modos de compreensão e a leitura na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605 |
Resumo: | Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
id |
UNICAMP-30_75412d3e917da400679f1bac6a715ab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::124787 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os modos de compreensão e a leitura na escolaVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975Compreensão na leituraLeitura (Ensino de primeiro grau)Psicologia educacionalOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender os modos de compreensão dos alunos em atividade de leitura na escola. Sob a perspectiva interacionista da linguagem, enfocada por Vygotsky e Bakhtin apresenta algumas reflexões a respeito dos modos de compreensão demonstrados pelos alunos em situações de leitura de textos narrativos. A interação social foi considerada condição básica desencadeadora de processos de compreensão sendo que as concepções bakhtinianas de enunciação e de compreensão nortearam o desenvolvimento da pesquisa. Em contraposição a uma concepção de compreensão que ressalta a literalidade do texto e a univocidade do sentido, este trabalho entende a compreensão como um processo dialógico, que pode ser compartilhado, produzindo, criando e completando sentidos. O trabalho empírico foi realizado em uma 38. série do 10. grau de uma escola da rede pública de ensino. Foram propostas diferentes situações de leitura com as crianças seguidas de discussão, que foram registradas em diários de campo e vídeo gravadas. Os dados foram construídos a partir desse material empírico e analisados com base em princípios da análise etnográfica, da análise microgenética e do paradigma indiciário. A análise mostra como a compreensão de leitura em crianças já alfabetizadas não parte simplesmente do reconhecimento das caracteristicas internas do texto e das palavras, mas aponta para um movimento-interno/pessoal-articulado com outros contextos e vivências particulares do leitor. Um movimento que não se reduz ao léxico, à neutralidade da língua, mas que coloca as palavras em confronto e sob influências de diferentes modos de existência. Assim, os relatos orais, a escrita de novos textos, os desenhos, aparecem como recursos significativos utilizados pelos alunos para a compreensão da leituraMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Maria do Pilar Cunha e19981998-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605SILVA, Maria do Pilar Cunha e. Os modos de compreensão e a leitura na escola. 1998. 135f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/124787porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T10:43:22Zoai::124787Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T10:43:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os modos de compreensão e a leitura na escola |
title |
Os modos de compreensão e a leitura na escola |
spellingShingle |
Os modos de compreensão e a leitura na escola Silva, Maria do Pilar Cunha e Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Compreensão na leitura Leitura (Ensino de primeiro grau) Psicologia educacional |
title_short |
Os modos de compreensão e a leitura na escola |
title_full |
Os modos de compreensão e a leitura na escola |
title_fullStr |
Os modos de compreensão e a leitura na escola |
title_full_unstemmed |
Os modos de compreensão e a leitura na escola |
title_sort |
Os modos de compreensão e a leitura na escola |
author |
Silva, Maria do Pilar Cunha e |
author_facet |
Silva, Maria do Pilar Cunha e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria do Pilar Cunha e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Compreensão na leitura Leitura (Ensino de primeiro grau) Psicologia educacional |
topic |
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Compreensão na leitura Leitura (Ensino de primeiro grau) Psicologia educacional |
description |
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 1998-02-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605 SILVA, Maria do Pilar Cunha e. Os modos de compreensão e a leitura na escola. 1998. 135f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SILVA, Maria do Pilar Cunha e. Os modos de compreensão e a leitura na escola. 1998. 135f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/124787 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 135f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822248354737815552 |