Os modos de compreensão e a leitura na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria do Pilar Cunha e
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605
Resumo: Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
id UNICAMP-30_75412d3e917da400679f1bac6a715ab7
oai_identifier_str oai::124787
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os modos de compreensão e a leitura na escolaVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975Compreensão na leituraLeitura (Ensino de primeiro grau)Psicologia educacionalOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender os modos de compreensão dos alunos em atividade de leitura na escola. Sob a perspectiva interacionista da linguagem, enfocada por Vygotsky e Bakhtin apresenta algumas reflexões a respeito dos modos de compreensão demonstrados pelos alunos em situações de leitura de textos narrativos. A interação social foi considerada condição básica desencadeadora de processos de compreensão sendo que as concepções bakhtinianas de enunciação e de compreensão nortearam o desenvolvimento da pesquisa. Em contraposição a uma concepção de compreensão que ressalta a literalidade do texto e a univocidade do sentido, este trabalho entende a compreensão como um processo dialógico, que pode ser compartilhado, produzindo, criando e completando sentidos. O trabalho empírico foi realizado em uma 38. série do 10. grau de uma escola da rede pública de ensino. Foram propostas diferentes situações de leitura com as crianças seguidas de discussão, que foram registradas em diários de campo e vídeo gravadas. Os dados foram construídos a partir desse material empírico e analisados com base em princípios da análise etnográfica, da análise microgenética e do paradigma indiciário. A análise mostra como a compreensão de leitura em crianças já alfabetizadas não parte simplesmente do reconhecimento das caracteristicas internas do texto e das palavras, mas aponta para um movimento-interno/pessoal-articulado com outros contextos e vivências particulares do leitor. Um movimento que não se reduz ao léxico, à neutralidade da língua, mas que coloca as palavras em confronto e sob influências de diferentes modos de existência. Assim, os relatos orais, a escrita de novos textos, os desenhos, aparecem como recursos significativos utilizados pelos alunos para a compreensão da leituraMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Maria do Pilar Cunha e19981998-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605SILVA, Maria do Pilar Cunha e. Os modos de compreensão e a leitura na escola. 1998. 135f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/124787porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T10:43:22Zoai::124787Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T10:43:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os modos de compreensão e a leitura na escola
title Os modos de compreensão e a leitura na escola
spellingShingle Os modos de compreensão e a leitura na escola
Silva, Maria do Pilar Cunha e
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Compreensão na leitura
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Psicologia educacional
title_short Os modos de compreensão e a leitura na escola
title_full Os modos de compreensão e a leitura na escola
title_fullStr Os modos de compreensão e a leitura na escola
title_full_unstemmed Os modos de compreensão e a leitura na escola
title_sort Os modos de compreensão e a leitura na escola
author Silva, Maria do Pilar Cunha e
author_facet Silva, Maria do Pilar Cunha e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria do Pilar Cunha e
dc.subject.por.fl_str_mv Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Compreensão na leitura
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Psicologia educacional
topic Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Compreensão na leitura
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Psicologia educacional
description Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-02-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605
SILVA, Maria do Pilar Cunha e. Os modos de compreensão e a leitura na escola. 1998. 135f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVA, Maria do Pilar Cunha e. Os modos de compreensão e a leitura na escola. 1998. 135f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/124787
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
135f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188805949784064