Como nos tornamos professoras? : aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585307
Resumo: Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
id UNICAMP-30_ac46e196c1e4d0b93ba3b1e8f2cad401
oai_identifier_str oai::120523
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Como nos tornamos professoras? : aspectos da constituição do sujeito como profissional da educaçãoVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975SubjetividadeProfessores - Aspectos psicológicosPsicologia do desenvolvimentoOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este é um trabalho sobre a constituição do .ser profissional. em sujeitos singulares. Ele foi-se construindo numa relação de proximidade e confiança, fundada na .comunidade de destinos. * - a condição de mulheres-professoras existente entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa.Reunidas semanalmente, durante dois anos, num grupo sem vlnculos institucionais, organizado com os objetivos de estudar Vygotsky e de refletir sobre a prática pedagógica cotidiana, seis mulheres professoras, falaram de suas vidas e de seu trabalho dentro delas. Na dinâmica interativa e discurslva que foi sendo tecida, encontro a encontro, aproximamo-nos - pesquisadora e sujeitos - do movimento Intimo, mais flagrado do que revelado, em que o papel social de professoras, em sua diversidade de nuances, foi-se constituindo e singularizando-se em nós, como história e vida, como ação e afeição, entrelaçado a nossas múltiplas vivências e determinações.Para enfrentar a tarefa de traçar os meandros da constituição de nosso .ser profissional-, voltei-me, como pesquisadora, para as reflexões de Vygotsky, Bakhtin e Politzer acerca da subjetividade e dos processos de singularização, considerando como elemento primordial de sua abordagem a contradição inerente à relação de constituição mútua entre o eu e o outro nas relações sociais produzidas em condições histórico-sociais determinadas.Essa opção teórica definiu o principio de investigação, de análise e de interpretação. As relações intersubjetivas, mediadas e materializadas na palavra, vividas no grupo elou ali compartilhadas, foram o foco privilegiado para a aproximação das vivências diferenciadas e irredutlveis, que configuram a unicidade do .drama" existencial vivido pelos sujeitos estudados. Sua análise e interpretação, tendo em vista, mais do que uma explicação, a compreensão da própria vida revelada do sujeito, exigiram um trabalho nas interfaces entre história, filosofia, sociologia, linguagem e psicologiaDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-19971997-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf212f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585307FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professoras?: aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação. 1997. 212f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585307. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/120523porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T10:10:38Zoai::120523Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T10:10:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como nos tornamos professoras? : aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação
title Como nos tornamos professoras? : aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação
spellingShingle Como nos tornamos professoras? : aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação
Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Subjetividade
Professores - Aspectos psicológicos
Psicologia do desenvolvimento
title_short Como nos tornamos professoras? : aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação
title_full Como nos tornamos professoras? : aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação
title_fullStr Como nos tornamos professoras? : aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação
title_full_unstemmed Como nos tornamos professoras? : aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação
title_sort Como nos tornamos professoras? : aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação
author Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
author_facet Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Subjetividade
Professores - Aspectos psicológicos
Psicologia do desenvolvimento
topic Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Subjetividade
Professores - Aspectos psicológicos
Psicologia do desenvolvimento
description Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-11-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585307
FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professoras?: aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação. 1997. 212f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585307. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585307
identifier_str_mv FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professoras?: aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação. 1997. 212f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585307. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/120523
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
212f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188802989654016