Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valsechi, Marília Curado, 1985-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740
Resumo: Orientador: Angela Del Carmem Bustos Romero de Kleiman
id UNICAMP-30_7542ffed93002225abe299e1665f1cdb
oai_identifier_str oai::447694
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do SaberDisentangling the web's threads : analysis of a teachers' continuing education course in the context of the Program Webs of Knowledge ('Teia do Saber')Professores - Educação (Educação permanente)Análise de interação em sala de aulaLeituraApropriaçãoSaberes do docenteTeachers' continuing educationReadingClassroom interactionKnowledge appropriationOrientador: Angela Del Carmem Bustos Romero de KleimanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Nesse trabalho, analisamos um curso de formação continuada oferecido por uma equipe do Grupo Letramento do Professor - do qual fazemos parte - do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP), no âmbito do programa Teia do Saber, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEESP). Objetivando entender como o professor está envolvido no processo de formação continuada proposto, investigamos o modo como os formadores desenvolveram sua proposta de formação e analisamos como o professor alfabetizador se apropriou dos saberes relacionados à leitura, divulgados no curso. Utilizamos o Banco de dados do Grupo e, utilizando o paradigma qualitativointerpretativista, tomamos como corpus para análise o planejamento dos formadores, transcrições de interação em sala de aula, diários de campo, planos e projetos de leitura elaborados pelos professores alfabetizadores; além de duas entrevistas com os formadores. Os resultados do nosso estudo mostram que, ainda que sejam propostos cursos consistentes do ponto de vista teórico-metodológico, como o curso "Ensino de leitura", aqui analisado, o modelo fragmentado de formação continuada oferecido pelo estado aos professores interfere negativamente no processo de apropriação de saberes do professor alfabetizador, pois, enquanto processo naturalmente gradual, necessita de continuidade para que os saberes divulgados na formação possam ser integrados aos saberes já construídos e ressoar nas propostas pedagógicas em sala de aulaAbstract: In this dissertation, we analyzed a teachers' continuing education course offered by the Teacher's Literacy research Group at the Language Studies Institute (IEL-UNICAMP). The course was part of a Program called "Teia do Saber", offered by the State Secretary of Education in the state of São Paulo to primary and secondary school teachers. Aiming to understand how the teacher is involved in the continuing education program, we investigated the university team proposal as well as the teachers' ways of appropriating the course subject matter, on how to teach reading at the elementary level. We used the research data bank for our interpretive study, composed by: the instructors's lesson planning, transcripts classroom interactions, diaries, reading lesson plans and school projects prepared by the elementary school teachers and interviews with the instructors. Our results show that even when course with a consistent methodological / theoretical perspective are offered, such as the Reading course here analyzed, the continuing education fragmented model offered by the state education secretary to its teachers interferes negatively in the teacher's knowledge appropriation process, a gradual process that requires continuity so that the topics studied in the continuing education courses may be integrated to the teacher's already constructed theoretical and experiential knowledge and revoiced in the classroomMestradoLíngua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Guedes-Pinto, Ana LúciaVóvio, Claudia LemosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASValsechi, Marília Curado, 1985-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf180 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740VALSECHI, Marília Curado. Desenredando os fios da Teia: analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber. 2009. 180 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447694porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:34:38Zoai::447694Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:34:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber
Disentangling the web's threads : analysis of a teachers' continuing education course in the context of the Program Webs of Knowledge ('Teia do Saber')
title Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber
spellingShingle Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber
Valsechi, Marília Curado, 1985-
Professores - Educação (Educação permanente)
Análise de interação em sala de aula
Leitura
Apropriação
Saberes do docente
Teachers' continuing education
Reading
Classroom interaction
Knowledge appropriation
title_short Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber
title_full Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber
title_fullStr Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber
title_full_unstemmed Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber
title_sort Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber
author Valsechi, Marília Curado, 1985-
author_facet Valsechi, Marília Curado, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleiman, Angela, 1945-
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Vóvio, Claudia Lemos
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Valsechi, Marília Curado, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Educação (Educação permanente)
Análise de interação em sala de aula
Leitura
Apropriação
Saberes do docente
Teachers' continuing education
Reading
Classroom interaction
Knowledge appropriation
topic Professores - Educação (Educação permanente)
Análise de interação em sala de aula
Leitura
Apropriação
Saberes do docente
Teachers' continuing education
Reading
Classroom interaction
Knowledge appropriation
description Orientador: Angela Del Carmem Bustos Romero de Kleiman
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740
VALSECHI, Marília Curado. Desenredando os fios da Teia: analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber. 2009. 180 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740
identifier_str_mv VALSECHI, Marília Curado. Desenredando os fios da Teia: analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber. 2009. 180 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
180 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138455916118016