Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740 |
Resumo: | Orientador: Angela Del Carmem Bustos Romero de Kleiman |
id |
UNICAMP-30_7542ffed93002225abe299e1665f1cdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::447694 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do SaberDisentangling the web's threads : analysis of a teachers' continuing education course in the context of the Program Webs of Knowledge ('Teia do Saber')Professores - Educação (Educação permanente)Análise de interação em sala de aulaLeituraApropriaçãoSaberes do docenteTeachers' continuing educationReadingClassroom interactionKnowledge appropriationOrientador: Angela Del Carmem Bustos Romero de KleimanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Nesse trabalho, analisamos um curso de formação continuada oferecido por uma equipe do Grupo Letramento do Professor - do qual fazemos parte - do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP), no âmbito do programa Teia do Saber, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEESP). Objetivando entender como o professor está envolvido no processo de formação continuada proposto, investigamos o modo como os formadores desenvolveram sua proposta de formação e analisamos como o professor alfabetizador se apropriou dos saberes relacionados à leitura, divulgados no curso. Utilizamos o Banco de dados do Grupo e, utilizando o paradigma qualitativointerpretativista, tomamos como corpus para análise o planejamento dos formadores, transcrições de interação em sala de aula, diários de campo, planos e projetos de leitura elaborados pelos professores alfabetizadores; além de duas entrevistas com os formadores. Os resultados do nosso estudo mostram que, ainda que sejam propostos cursos consistentes do ponto de vista teórico-metodológico, como o curso "Ensino de leitura", aqui analisado, o modelo fragmentado de formação continuada oferecido pelo estado aos professores interfere negativamente no processo de apropriação de saberes do professor alfabetizador, pois, enquanto processo naturalmente gradual, necessita de continuidade para que os saberes divulgados na formação possam ser integrados aos saberes já construídos e ressoar nas propostas pedagógicas em sala de aulaAbstract: In this dissertation, we analyzed a teachers' continuing education course offered by the Teacher's Literacy research Group at the Language Studies Institute (IEL-UNICAMP). The course was part of a Program called "Teia do Saber", offered by the State Secretary of Education in the state of São Paulo to primary and secondary school teachers. Aiming to understand how the teacher is involved in the continuing education program, we investigated the university team proposal as well as the teachers' ways of appropriating the course subject matter, on how to teach reading at the elementary level. We used the research data bank for our interpretive study, composed by: the instructors's lesson planning, transcripts classroom interactions, diaries, reading lesson plans and school projects prepared by the elementary school teachers and interviews with the instructors. Our results show that even when course with a consistent methodological / theoretical perspective are offered, such as the Reading course here analyzed, the continuing education fragmented model offered by the state education secretary to its teachers interferes negatively in the teacher's knowledge appropriation process, a gradual process that requires continuity so that the topics studied in the continuing education courses may be integrated to the teacher's already constructed theoretical and experiential knowledge and revoiced in the classroomMestradoLíngua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Guedes-Pinto, Ana LúciaVóvio, Claudia LemosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASValsechi, Marília Curado, 1985-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf180 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740VALSECHI, Marília Curado. Desenredando os fios da Teia: analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber. 2009. 180 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447694porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:34:38Zoai::447694Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:34:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber Disentangling the web's threads : analysis of a teachers' continuing education course in the context of the Program Webs of Knowledge ('Teia do Saber') |
title |
Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber |
spellingShingle |
Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber Valsechi, Marília Curado, 1985- Professores - Educação (Educação permanente) Análise de interação em sala de aula Leitura Apropriação Saberes do docente Teachers' continuing education Reading Classroom interaction Knowledge appropriation |
title_short |
Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber |
title_full |
Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber |
title_fullStr |
Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber |
title_full_unstemmed |
Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber |
title_sort |
Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber |
author |
Valsechi, Marília Curado, 1985- |
author_facet |
Valsechi, Marília Curado, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kleiman, Angela, 1945- Guedes-Pinto, Ana Lúcia Vóvio, Claudia Lemos Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valsechi, Marília Curado, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Educação (Educação permanente) Análise de interação em sala de aula Leitura Apropriação Saberes do docente Teachers' continuing education Reading Classroom interaction Knowledge appropriation |
topic |
Professores - Educação (Educação permanente) Análise de interação em sala de aula Leitura Apropriação Saberes do docente Teachers' continuing education Reading Classroom interaction Knowledge appropriation |
description |
Orientador: Angela Del Carmem Bustos Romero de Kleiman |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740 VALSECHI, Marília Curado. Desenredando os fios da Teia: analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber. 2009. 180 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740 |
identifier_str_mv |
VALSECHI, Marília Curado. Desenredando os fios da Teia: analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber. 2009. 180 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609740. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 180 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138455916118016 |