Constituição da identidade profissional docente de uma professora de matemática que participa das comunidades escolar, acadêmica e fronteiriça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Cristina, 1964-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16418
Resumo: Orientadores: Dario Fiorentini, Ana Leticia Losano
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spelling Constituição da identidade profissional docente de uma professora de matemática que participa das comunidades escolar, acadêmica e fronteiriçaConstitution of the professional teaching identity of a mathematics teacher who participates in school, academic and border communitiesIdentidade profissionalProfessores de matemática - FormaçãoProfessional IdentityMathematics teachers - Training ofOrientadores: Dario Fiorentini, Ana Leticia LosanoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: No campo da formação continuada do professor de Matemática, compreender relações existentes entre o desenvolvimento da sua identidade profissional e as experiências vivenciadas por ele em diferentes espaços formativos tem se mostrado um caminho proveitoso para a produção de conhecimentos que possam ser úteis na construção de políticas de formação visando ao desenvolvimento profissional docente. Nesse cenário, esta pesquisa objetiva descrever e compreender o desenvolvimento da identidade profissional de uma professora de Matemática que participa, simultaneamente, do mundo da escola, do mestrado profissional e do Grupo de Sábado — um grupo de formação e pesquisa. Assumindo a identidade profissional docente como um conjunto de autocompreensões sobre modos de ser e atuar como professora em contextos específicos, e utilizando as noções sobre mundos figurados, posicionamentos e espaço de construção de autoria para compreendê-la, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa configurada em um estudo de caso interpretativo — o da professora Salgado. O corpus de análise da investigação foi constituído por entrevistas narrativas; narrativas orais e escritas elaboradas pela professora; áudio e videogravações de reuniões de grupos e de lives em eventos acadêmicos dos quais participou; documentos que produziu no âmbito do mestrado profissional. A perspectiva de identidade assumida demandou procedimentos analíticos que permitissem compreender a interação dialógica entre a professora e diferentes vozes que a interpelavam, e os mundos figurados nos quais elas foram produzidas. Metodologicamente, escolheu-se realizar uma análise narrativa dialógica/performática desenvolvida em torno de três eixos de análise: seus posicionamentos nos diferentes mundos figurados dos quais participa; suas autocompreensões como professora de Matemática que investiga a própria prática; a negociação e criação de novas práticas de ensinar e aprender Matemática nesses contextos. Esses eixos foram utilizados, de modo transversal, para analisar quatro temáticas relacionadas ao desenvolvimento da sua identidade profissional: uma professora que está em contínua formação e transformação; em busca de práticas pedagógicas mais exploratórias e investigativas; que produz novos significados à Matemática escolar e ao seu ensino e aprendizagem; e que vive conflitos e dilemas ao investigar a própria prática. As análises trouxeram uma Salgado que orquestrou múltiplas vozes, convergentes e divergentes, recuperadas de diferentes espaços formativos para autocompreender-se como professora mãezona e exigente que apostou na colaboração para enfrentar os desafios de ensinar Matemática e formar integralmente estudantes imersos em cenários de vulnerabilidade social. Desafiada por formas culturais diversas que acessou participando de um contexto formativo plural, sua identidade docente transitou entre diferentes modos de autocompreender-se professora, os quais sustentaram e orientaram suas escolhas em direção a práticas pedagógicas mais exploratórias e investigativas. Entende-se que sua participação em espaços formativos com identidades sociais fortemente colaborativas e reflexivas, atuou como uma rede de sustentação contínua capaz de apoiá-la em um processo de transformação dos seus modos de ser e atuar como professora de Matemática. Este estudo evidenciou a importância de se pensar políticas públicas e iniciativas formativas que apoiem o professor, de modo contínuo e sustentável, no processo de refletir sobre sua própria prática, e a lidar com possíveis transformações identitárias e consequentes mudanças em suas práticas pedagógicasAbstract: In the field of in-service education of Mathematics teachers, understanding the relationships between the development of their professional identity and their experiences in different educational initiatives has proven to be an effective path towards the production of knowledge that can be useful in the construction of teacher education policies which aim at professional development. In this scenario, this research intends to describe and understand the development of the professional identity of a Mathematics teacher who simultaneously participates in the school world, a Professional Master's Degree, and the Saturday Group — a teacher education and research group. Assuming that professional teaching identity is a set of self-understandings about being and acting as a teacher in some specific contexts, and using the notions of figured worlds, positioning, and the construction of authoring space to understand it, an interpretative case study guided this qualitative research — that of Professor Salgado. The research consists in the analysis of narrative interviews; oral and written narratives produced by the teacher; audio and video recordings of group meetings and online academic events in which she participated; and documents she produced as part of her Professional Master's Degree. The identity perspective assumed in the research demanded analytical procedures that allowed the understanding of the dialogical interaction between the teacher and the different voices that challenged her, and the figurative worlds from which they were produced. The methodological choice was a dialogical/performative analysis, developed around three axes: her positions in the different symbolic worlds she takes part in; her self-understanding as a Mathematics teacher who investigates her own practice; and the negotiation and creation of new practices for teaching and learning Mathematics in these contexts. These axes were used, in a transversal way, to analyze four themes related to the development of her professional identity: a teacher who is in continuous development and transformation; in search of more exploratory and investigative pedagogical practices; who produces new meanings for school Mathematics and its teaching and learning; and who experiences conflicts and dilemmas when investigating her own practice. The analysis revealed a teacher who understands herself as a motherly and demanding teacher, socially committed to her students. Being always open to change her practice, she bet in collaboration to face the challenges of teaching Mathematics and fully educate students immersed in scenarios of social vulnerability. Challenged by the cultural diversity she had access to while participating in multiple formative contexts, her teaching identity moved through different ways of understanding herself as a teacher, which supported and guided her choices towards more exploratory and investigative pedagogical practices. It is understood that her participation in formative spaces with strongly collaborative and reflective social identities acted as a continuous sustenance network capable of supporting her in the process of changing her ways of being and acting as a Mathematics teacher. This study evidenced the importance of considering public policies and educational initiatives that support teachers, in a continuous and sustainable way, in the process of reflecting on their own practice, and dealing with possible identity transformations and consequent changes in their pedagogical practicesAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Losano, Ana Leticia, 1981-Cyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeCristovão, Eliane MatescoNeves, Regina da Silva PinaBarolli, ElisabethUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMeyer, Cristina, 1964-20232023-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (258 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16418MEYER, Cristina. Constituição da identidade profissional docente de uma professora de matemática que participa das comunidades escolar, acadêmica e fronteiriça. 2023. 1 recurso online (258 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16418. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1377778porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-04T22:57:08Zoai::1377778Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-04T22:57:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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