Avaliação motora de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635419 |
Resumo: | Orientador: Jose Irineu Gorla |
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Avaliação motora de crianças com transtornos do neurodesenvolvimentoEvaluation of motor children with disorders of neurodevelopmentCapacidade motora - TestesTranstornos do neurodesenvolvimentoDermatoglifiaMotor evaluationNeurodevelmental disordersDermatoglyphiaOrientador: Jose Irineu GorlaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Os Transtornos do Neurodesenvolvimento, entre eles o Transtornos do Déficit de atenção e Hiperatividade e os Transtornos de Aprendizagem, podem sofrer a influência de diferentes fatores que resultam no baixo rendimento na aprendizagem. Dentre esses fatores, destaca-se os aspectos psicomotores, que vem sendo relacionado à aprendizagem e suas dificuldades. O objetivo do presente estudo foi de avaliar e caracterizar a coordenação motora de escolares de ambos os sexos com 6 a 14 anos de idade, com TDAH e transtornos específicos de aprendizagem. Participaram da amostra 33 crianças, sendo 22 com hipótese diagnóstica de TDAH e 11 com hipótese diagnóstica de transtornos específicos de aprendizagem. A avaliação motora foi realizada por meio do Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder-KTK) e para determinação e análise das características dermatoglíficas utilizou-se da dermatoglifia, utilizando-se do protocolo de Cummins e Midlo para coleta e análise dos resultados. Os resultados apontam que 90,9% das crianças com TDAH apresentou coordenação abaixo do esperado para a faixa etária, bem como o grupo com TA em sua totalidade apresentou-se abaixo dos valores de coordenação motora previsto para a idade. Em relação as características dermatoglíficas tanto as crianças com hipótese diagnóstica de TDAH como as com hipótese diagnóstica de TA mostraram características dermatoglíficas (DD, D10 e SQTL) de predomínio de desenvolvimento de coordenação motora. Com isso, conclui-se que a população analisada apresenta déficits coordenativos em todos os aspectos avaliados. Apesar dos padrões dermatoglíficos indicar a existência de uma potencialidade para o desenvolvimento coordenativo, não foi possível observar essa relação quando avaliadasAbstract: Neurodevelopmental Disorders, including Attention Deficit Hyperactivity Disorders and and Learning Disorders, may be influenced by different factors that result in poor learning outcomes. Among these factors, we highlight the psychomotor aspects that have been related to learning and its difficulties. The objective of the present study was to evaluate and characterize the motor coordination of schoolchildren of both sexes with 6 to 14 years of age, with ADHD and specific learning disorders. Thirty-three children participated in the study, of which 22 were diagnosed with ADHD and 11 were diagnosed with learning disorders. The motor evaluation was performed through the Body Coordination Test for Children (Körperkoordinationstest Für Kinder-KTK) and for the determination and analysis of the dermatoglyphic characteristics, using the Cummins and Midlo protocol for collection and analysis of the results . The results indicate that 90.9% of the children with ADHD had lower than expected coordination for the age group, as well as the group with total learning disorders presented below the predicted motor coordination values for age. Regarding the dermatoglyphic characteristics, both children with a diagnostic hypothesis of ADHD and those with a diagnostic hypothesis of learning disorders showed dermatoglyphic characteristics (DD, D10 and SQTL) of predominance of motor coordination development. With this, it is concluded that the population analyzed presents coordinate deficits in all aspects evaluated. Although the dermatoglyphic patterns indicated the existence of a potential for coordinative development, it was not possible to observe this relationship when evaluatedMestradoAtividade Física AdaptadaMestra em Educação FísicaCNPQ130005/2017-7[s.n.]Gorla, José Irineu, 1964-Costa e Silva, Anselmo de AthaydeRossini, Sonia das Dores RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBuratti, Jéssica Reis, 1991-20182018-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635419BURATTI, Jéssica Reis. Avaliação motora de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. 2018. 1 recurso online (132 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635419. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080131Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-12T11:03:41Zoai::1080131Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-12T11:03:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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