Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia : uma contribuição para a formação inicial do docente de fisica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Sandra Regina Teodoro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599564
Resumo: Orientador: Dirceu da Silva
id UNICAMP-30_77abb3131027a34dd753e34ddc964469
oai_identifier_str oai::334960
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia : uma contribuição para a formação inicial do docente de fisicaCiência - HistóriaGravidade (Física)Física - Estudo e ensinoConstrutivismo (Educação)Science - HistoryGravityPhysics - Study and teachingConstrutivism (Education)Orientador: Dirceu da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nesta pesquisa procuramos discutir a inserção da História da Ciência no ensino de Ciências na disciplina de Prática de Ensino de Física, a partir de um curso para a formação de professores tendo como pano de fundo o desenvolvimento histórico do tema atração gravitacional. O trabalho foi desenvolvido com uma amostra de onze alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP ¿ Bauru. As tendências metodológicas desta pesquisa são o aspecto qualitativo e o estudo de caso. Iniciamos a pesquisa procurando revelar as pré-concepções dos licenciandos, fornecendo um panorama que pôde ser usado para orientar as atividades a partir da realidade diagnosticada. Nosso objetivo era promover discussões sobre a existência e persistência das concepções alternativas, sobre a evolução histórica do tema atração gravitacional, além de leituras e debates de textos contemplando discussões recentes sobre o ensino de Ciências, de modo a gerar insatisfações com o modelo tradicional de ensino. Além disso, pretendíamos permitir que o indivíduo construísse uma nova proposta através do desenvolvimento em situações reais no Ensino Médio, de um minicurso a partir das discussões realizadas em sala de aula e da utilização da História da Ciência e das concepções alternativas dos estudantes. As propostas de minicursos desenvolvidas pelos licenciandos, além da comparação entre as concepções inicial e final nos permitiram evidenciar a relação entre a evolução nas noções e o desenvolvimento de propostas mais de acordo com as discussões realizadas durante o curso. Dos onze participantes, quatro desenvolveram um ensino mais voltado para a construção de conhecimentos, sem, entretanto abandonar completamente as resistências à adoção de metodologias de ensino inovadorasAbstract: The purpose of this research was to insert the discussion on the History of Science in Science Education in a subject of Practical of the Physics in Education course. Thus, we suggest a course plan on gravitational attraction that can help prospective teachers¿ education. The work was developed with a sample of eleven pupils of the course of Physics of the UNESP - Bauru. The methodological trends of this research are the qualitative aspect and the study of case. We began this work revealing the conceptions that the prospective teachers¿ have which supplied a panorama that could be used to guide the activities from the reality. Also, we where to promote discussions on the existence and persistence of the alternative conceptions, on the historical evolution of the subject gravitational attraction, beyond readings and debates of texts contemplating recent subjects on the Science Education, in order to generate dissatisfaction with the traditional model of education. Moreover, we intended to allow that the individual constructed new a proposal through the development in real situations in High School of a mini-course based on: debates and synthesis developed in classroom, the History of the Science and the alternative conceptions of the students. The proposals of mini-courses developed by the students, beyond the comparison between the initial and final conceptions allowed us to evidence the relations between the primitive ideas and the students¿ mini curses proposals. As results, just four participants had developed a proposal plane teaching more directed toward the constructivist perspective, but without, however to abandon completely the oppositions to the innovative methodologies of educationDoutoradoEducação, Ciência e TecnologiaDoutor em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Nardi, RobertoAmaral, Sergio Ferreira doBarros Filho, JomarUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGatti, Sandra Regina Teodoro20052005-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf312 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599564GATTI, Sandra Regina Teodoro. Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia: uma contribuição para a formação inicial do docente de fisica. 2005. 312 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599564. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/334960porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-18T13:58:54Zoai::334960Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-18T13:58:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia : uma contribuição para a formação inicial do docente de fisica
title Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia : uma contribuição para a formação inicial do docente de fisica
spellingShingle Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia : uma contribuição para a formação inicial do docente de fisica
Gatti, Sandra Regina Teodoro
Ciência - História
Gravidade (Física)
Física - Estudo e ensino
Construtivismo (Educação)
Science - History
Gravity
Physics - Study and teaching
Construtivism (Education)
title_short Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia : uma contribuição para a formação inicial do docente de fisica
title_full Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia : uma contribuição para a formação inicial do docente de fisica
title_fullStr Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia : uma contribuição para a formação inicial do docente de fisica
title_full_unstemmed Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia : uma contribuição para a formação inicial do docente de fisica
title_sort Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia : uma contribuição para a formação inicial do docente de fisica
author Gatti, Sandra Regina Teodoro
author_facet Gatti, Sandra Regina Teodoro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da, 1957-
Nardi, Roberto
Amaral, Sergio Ferreira do
Barros Filho, Jomar
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Sandra Regina Teodoro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - História
Gravidade (Física)
Física - Estudo e ensino
Construtivismo (Educação)
Science - History
Gravity
Physics - Study and teaching
Construtivism (Education)
topic Ciência - História
Gravidade (Física)
Física - Estudo e ensino
Construtivismo (Educação)
Science - History
Gravity
Physics - Study and teaching
Construtivism (Education)
description Orientador: Dirceu da Silva
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599564
GATTI, Sandra Regina Teodoro. Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia: uma contribuição para a formação inicial do docente de fisica. 2005. 312 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599564. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599564
identifier_str_mv GATTI, Sandra Regina Teodoro. Analise de uma ação didatica centrada na utilização da historia da ciencia: uma contribuição para a formação inicial do docente de fisica. 2005. 312 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599564. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/334960
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
312 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138397755801600