A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009 |
Resumo: | Orientador: Luis Enrique Aguilar |
id |
UNICAMP-30_77de8e12178c69fb5d9c1e4df53f2a16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::993623 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitosFull-time education in the State of Minas Gerais : policy analysis and its effectsEducação integralPoliticas públicas em educaçãoTrabalho escolarCurrículosFull-time educationEducational public policiesSchool workCurriculumOrientador: Luis Enrique AguilarTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa, desenvolvida a partir da metodologia de estudo de caso, teve como objetivo analisar a política pública de educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais. O foco da pesquisa circunscreve-se à Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, MG. A amostra contempla quatro escolas e dezesseis entrevistados, dentre eles, docentes, pais de alunos e coordenadores, bem como, um conjunto de dados subsidiados por observações diretas durante a realização de oficinas pedagógicas. A análise baseou-se na compreensão de como se dá a implementação da política de ampliação da jornada escolar, elaborada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. De como os sujeitos que participam da Educação em Tempo Integral percebem os limites e possibilidades da ampliação da jornada escolar no sistema educativo mineiro, e quais os efeitos dessa política em âmbito local. A apreciação da política de Educação em Tempo Integral recupera sua dimensão histórica para realocar seus antecedentes e justificativas. A matriz teórica que investiga os efeitos da política pública em Tempo Integral no trabalho escolar se apoia em autores de Análise Prospectiva ¿ de cima para baixo (top down) - e Análise Retrospectiva ¿ de baixo pra cima (botton up). A investigação revela aspectos positivos tais como a utilização do tempo, a construção de experiências significativas, maior interesse, orientação do trabalho e melhora da aprendizagem. Entre os aspectos a serem aprimorados verificam-se a visão de contraturno, intencionalidades não compartilhadas, rotatividade de profissionais, recursos materiais e financeiros, as condições de trabalho, a falta de formação continuada. Propõe-se socializar o resultado desta pesquisa entre as escolas que constituem o nosso objeto de pesquisaAbstract: This research, developed from the case study methodology, had the objective to analyze the public policy of full time education in the State of Minas Gerais. The focus of the research circumscribes the Regional Superintendence of Education of Poços de Caldas, MG. The sample includes four schools and sixteen interviewees, among them teachers, parents of students and coordinators, as well as a set of data subsidized by direct observations during pedagogical workshops. The analysis was based on the understanding of how the implementation of the policy of extending the school day, elaborated by the State Secretariat of Education of Minas Gerais, takes place. How the subjects participating in Integral Education perceive the limits and possibilities of the expansion of the school day in the educational system of Minas Gerais, and what the effects of this policy at the local level. The appreciation of the policy of full time Education recovers its historical dimension to reallocate its antecedents and justifications. The theoretical matrix that investigates the effects of public policy in Integral Time on school work is based on authors of Bottom-Up Prospective Analysis and Retrospective Analysis. The investigation reveals positive aspects such as the use of time, building meaningful experiences, increased interest, work orientation and improved learning. Among the aspects to be improved are the vision of contraturno, intentionalities not shared, turnover professional, material and financial resources, working conditions, lack of continuous training. It is proposed to socialize the result of this research among the schools that constitute our research objectDoutoradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisDoutora em EducaçãoFAPEMIG[s.n.]Aguilar, Luis Enrique, 1958-Jeffrey, Debora CristinaAssis, Ana Elisa Spaolonzi QueirozGentilini, João AugustoMattos, Maria Jose Viana Marinho deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFigueiredo, Jacqueline de Sousa Batista, 1966-20182018-02-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (304 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009FIGUEIREDO, Jacqueline de Sousa Batista. A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais: análise da política e seus efeitos. 2018. 1 recurso online (304 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/993623Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-27T12:15:46Zoai::993623Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-27T12:15:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos Full-time education in the State of Minas Gerais : policy analysis and its effects |
title |
A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos |
spellingShingle |
A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista, 1966- Educação integral Politicas públicas em educação Trabalho escolar Currículos Full-time education Educational public policies School work Curriculum |
title_short |
A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos |
title_full |
A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos |
title_fullStr |
A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos |
title_full_unstemmed |
A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos |
title_sort |
A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos |
author |
Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista, 1966- |
author_facet |
Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista, 1966- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguilar, Luis Enrique, 1958- Jeffrey, Debora Cristina Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Gentilini, João Augusto Mattos, Maria Jose Viana Marinho de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista, 1966- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Politicas públicas em educação Trabalho escolar Currículos Full-time education Educational public policies School work Curriculum |
topic |
Educação integral Politicas públicas em educação Trabalho escolar Currículos Full-time education Educational public policies School work Curriculum |
description |
Orientador: Luis Enrique Aguilar |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-02-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009 FIGUEIREDO, Jacqueline de Sousa Batista. A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais: análise da política e seus efeitos. 2018. 1 recurso online (304 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Jacqueline de Sousa Batista. A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais: análise da política e seus efeitos. 2018. 1 recurso online (304 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/993623 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (304 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189120552992768 |