A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista, 1966-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009
Resumo: Orientador: Luis Enrique Aguilar
id UNICAMP-30_77de8e12178c69fb5d9c1e4df53f2a16
oai_identifier_str oai::993623
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitosFull-time education in the State of Minas Gerais : policy analysis and its effectsEducação integralPoliticas públicas em educaçãoTrabalho escolarCurrículosFull-time educationEducational public policiesSchool workCurriculumOrientador: Luis Enrique AguilarTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa, desenvolvida a partir da metodologia de estudo de caso, teve como objetivo analisar a política pública de educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais. O foco da pesquisa circunscreve-se à Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, MG. A amostra contempla quatro escolas e dezesseis entrevistados, dentre eles, docentes, pais de alunos e coordenadores, bem como, um conjunto de dados subsidiados por observações diretas durante a realização de oficinas pedagógicas. A análise baseou-se na compreensão de como se dá a implementação da política de ampliação da jornada escolar, elaborada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. De como os sujeitos que participam da Educação em Tempo Integral percebem os limites e possibilidades da ampliação da jornada escolar no sistema educativo mineiro, e quais os efeitos dessa política em âmbito local. A apreciação da política de Educação em Tempo Integral recupera sua dimensão histórica para realocar seus antecedentes e justificativas. A matriz teórica que investiga os efeitos da política pública em Tempo Integral no trabalho escolar se apoia em autores de Análise Prospectiva ¿ de cima para baixo (top down) - e Análise Retrospectiva ¿ de baixo pra cima (botton up). A investigação revela aspectos positivos tais como a utilização do tempo, a construção de experiências significativas, maior interesse, orientação do trabalho e melhora da aprendizagem. Entre os aspectos a serem aprimorados verificam-se a visão de contraturno, intencionalidades não compartilhadas, rotatividade de profissionais, recursos materiais e financeiros, as condições de trabalho, a falta de formação continuada. Propõe-se socializar o resultado desta pesquisa entre as escolas que constituem o nosso objeto de pesquisaAbstract: This research, developed from the case study methodology, had the objective to analyze the public policy of full time education in the State of Minas Gerais. The focus of the research circumscribes the Regional Superintendence of Education of Poços de Caldas, MG. The sample includes four schools and sixteen interviewees, among them teachers, parents of students and coordinators, as well as a set of data subsidized by direct observations during pedagogical workshops. The analysis was based on the understanding of how the implementation of the policy of extending the school day, elaborated by the State Secretariat of Education of Minas Gerais, takes place. How the subjects participating in Integral Education perceive the limits and possibilities of the expansion of the school day in the educational system of Minas Gerais, and what the effects of this policy at the local level. The appreciation of the policy of full time Education recovers its historical dimension to reallocate its antecedents and justifications. The theoretical matrix that investigates the effects of public policy in Integral Time on school work is based on authors of Bottom-Up Prospective Analysis and Retrospective Analysis. The investigation reveals positive aspects such as the use of time, building meaningful experiences, increased interest, work orientation and improved learning. Among the aspects to be improved are the vision of contraturno, intentionalities not shared, turnover professional, material and financial resources, working conditions, lack of continuous training. It is proposed to socialize the result of this research among the schools that constitute our research objectDoutoradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisDoutora em EducaçãoFAPEMIG[s.n.]Aguilar, Luis Enrique, 1958-Jeffrey, Debora CristinaAssis, Ana Elisa Spaolonzi QueirozGentilini, João AugustoMattos, Maria Jose Viana Marinho deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFigueiredo, Jacqueline de Sousa Batista, 1966-20182018-02-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (304 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009FIGUEIREDO, Jacqueline de Sousa Batista. A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais: análise da política e seus efeitos. 2018. 1 recurso online (304 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/993623Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-27T12:15:46Zoai::993623Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-27T12:15:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos
Full-time education in the State of Minas Gerais : policy analysis and its effects
title A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos
spellingShingle A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos
Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista, 1966-
Educação integral
Politicas públicas em educação
Trabalho escolar
Currículos
Full-time education
Educational public policies
School work
Curriculum
title_short A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos
title_full A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos
title_fullStr A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos
title_full_unstemmed A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos
title_sort A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos
author Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista, 1966-
author_facet Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Jeffrey, Debora Cristina
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Gentilini, João Augusto
Mattos, Maria Jose Viana Marinho de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Politicas públicas em educação
Trabalho escolar
Currículos
Full-time education
Educational public policies
School work
Curriculum
topic Educação integral
Politicas públicas em educação
Trabalho escolar
Currículos
Full-time education
Educational public policies
School work
Curriculum
description Orientador: Luis Enrique Aguilar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-02-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009
FIGUEIREDO, Jacqueline de Sousa Batista. A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais: análise da política e seus efeitos. 2018. 1 recurso online (304 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Jacqueline de Sousa Batista. A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais: análise da política e seus efeitos. 2018. 1 recurso online (304 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633009. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/993623
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (304 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189120552992768