O Sol está parado? : crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Fernando Matsuzaki da, 1983-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637041
Resumo: Orientador: Fernando Jorge da Paixão Filho
id UNICAMP-30_785b33f604a7e6711dada52b145fcc0a
oai_identifier_str oai::1092532
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O Sol está parado? : crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aulaIs the Sun at rest? : children, movement and construction of knowledge in the classroom  Ensino de ciênciasEnsino fundamentalAmbiente de sala de aulaIntersubjetividadeScience teachingElementary schoolClassroom environmentIntersubjectivityOrientador: Fernando Jorge da Paixão FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A educação escolar tem como um de seus objetivos institucionais a formação do indivíduo mediante o desenvolvimento de sua capacidade de aprender e da sua compreensão do ambiente. O ensino de ciências colabora com os objetivos da educação ao favorecer a compreensão dos mecanismos do mundo físico e social, potencializando um possível posicionamento consciente e crítico do indivíduo frente às demandas da contemporaneidade. Além disso, as características inerentes à infância são consideradas como elementos catalisadores do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, de forma antagônica à sua importância, o ensino de ciências ocupa lugar secundário no cotidiano escolar. Mesmo assim, várias pesquisas em ensino de ciências para crianças revelam a possibilidade de construção de conhecimentos nas etapas iniciais da educação escolar. Diante da importância do ensino de ciências e da problemática apresentada, o problema desta pesquisa corresponde à questão: que conhecimentos acerca do conceito de movimento podem ser construídos por crianças a partir do desenvolvimento de uma unidade de ensino baseada na observação e problematização de fenômenos? No intuito de responder à questão, esta pesquisa teve como objetivo planejar uma sequência de atividades para analisar, a partir de sua aplicação, a construção de uma concepção relativa de movimento. A escolha do conceito de movimento como elemento central de aprendizagem decorreu da percepção de que as ideias alternativas das crianças envolvidas na pesquisa apresentavam uma concepção de movimento diversa daquela construída por Galileu, e que esta divergência poderia ocasionar obstáculos conceituais para a compreensão de temas e conteúdos recorrentes nos currículos escolares. A pesquisa aproxima-se das características da pesquisa de intervenção na modalidade experimental e foi realizada em uma turma de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Campinas/SP, da qual o pesquisador é professor. Ao fim do percurso notamos que uma nova concepção de movimento foi utilizada pelas crianças para interpretar a realidade. Tal fato permitiu a elas a percepção da simplicidade da descrição do Sistema Solar a partir de um observador no Sol em comparação com um outro na Terra. Além disso, constatamos que a construção do conhecimento passa por uma etapa intersubjetiva, na qual as ideias de todos os envolvidos são mobilizadas para solucionar problemas e tecer sentidosAbstract: School education has as one of its institutional objectives the formation of the individual through the development of his capacity to learn and his understanding of the environment. The teaching of sciences collaborates with the objectives of education by favoring the understanding of the mechanisms of the physical and social world, potentializing a possible conscious and critical positioning of the individual in front of the demands of contemporaneity. In addition, the characteristics inherent to childhood are considered as catalysts of the teaching-learning process. However, in a way antagonistic to its importance, science teaching occupies a secondary place in school daily life. Even so, several researches in science education for children reveal the possibility of building knowledge in the initial stages of school education. Faced with the importance of science teaching and the problem presented, the problem of this research corresponds to the question: q ue knowledge about the concept of movement can be constructed by children from the development of a teaching unit based on observation and questioning ofthe phenomena? In order to answer the question, this research had as objective to plan a sequence of activities to analyze, from its application, the construction of a relative conception of movement. The choice of the concept of movement as a central element of learning arose from the perception that the alternative ideas of the children involved in the research presented a conception of movement different from that constructed by Galileo and that this divergence could lead to conceptual obstacles to the understanding of themes and contents school curricula.The research approaches the characteristics of the intervention research in the experimental modality and was carried out in a class of students of the 4th year of elementary school in a public school in Campinas / SP, of which the researcher is a teacher. At the end of the course we noticed that a new conception of movement was used by children to interpret reality. This enabled them to perceive the simplicity of the description of the Solar System from one observer in the Sun compared to another on Earth. In addition, we find that the construction of knowledge passes through an intersubjective stage, in which the ideas of all involved are mobilized to solve problems and weave sensesMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Paixão, Fernando Jorge da, 1948-Tortella, Jussara Cristina BarbozaViveiro, Alessandra AparecidaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Daniel Fernando Matsuzaki da, 1983-20192019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (106 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637041SILVA, Daniel Fernando Matsuzaki da. O Sol está parado?: crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula. 2019. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637041. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1092532Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-13T15:59:47Zoai::1092532Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-09-13T15:59:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Sol está parado? : crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula
Is the Sun at rest? : children, movement and construction of knowledge in the classroom  
title O Sol está parado? : crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula
spellingShingle O Sol está parado? : crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula
Silva, Daniel Fernando Matsuzaki da, 1983-
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Ambiente de sala de aula
Intersubjetividade
Science teaching
Elementary school
Classroom environment
Intersubjectivity
title_short O Sol está parado? : crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula
title_full O Sol está parado? : crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula
title_fullStr O Sol está parado? : crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula
title_full_unstemmed O Sol está parado? : crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula
title_sort O Sol está parado? : crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula
author Silva, Daniel Fernando Matsuzaki da, 1983-
author_facet Silva, Daniel Fernando Matsuzaki da, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paixão, Fernando Jorge da, 1948-
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Viveiro, Alessandra Aparecida
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel Fernando Matsuzaki da, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino fundamental
Ambiente de sala de aula
Intersubjetividade
Science teaching
Elementary school
Classroom environment
Intersubjectivity
topic Ensino de ciências
Ensino fundamental
Ambiente de sala de aula
Intersubjetividade
Science teaching
Elementary school
Classroom environment
Intersubjectivity
description Orientador: Fernando Jorge da Paixão Filho
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637041
SILVA, Daniel Fernando Matsuzaki da. O Sol está parado?: crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula. 2019. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637041. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637041
identifier_str_mv SILVA, Daniel Fernando Matsuzaki da. O Sol está parado?: crianças, movimento e construção de conhecimento em sala de aula. 2019. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637041. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1092532
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (106 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138541117112320