Validação da escala clima para criatividade em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleith, Denise de Souza
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Peixoto, Francisco José Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/15129
Resumo: O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula para alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento foi aplicado em 504 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, a fim de se avaliar o clima de sala de aula na disciplina de língua portuguesa e de matemática. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram três dimensões associadas ao clima de sala de aula para criatividade: estímulo do professor à criatividade, autopercepção do aluno sobre características criativas e motivação do aluno para aprendizagem. Os valores de alfa de Cronbach oscilaram entre 0,69 e 0,88. Conclui-se que o modelo de três fatores é adequado, e, portanto, a escala pode ser utilizada para pesquisa e avaliação do quanto o clima de sala de aula favorece o desenvolvimento da criatividade.
id RCAP_25f65d93909a12170182e41fde8be743
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validação da escala clima para criatividade em sala de aulaValidation study of the classroom climate for creativity scaleClima de sala de aulaCriatividadeEnsino fundamentalEscalaClassroom climateCreativityElementary school levelScaleO objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula para alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento foi aplicado em 504 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, a fim de se avaliar o clima de sala de aula na disciplina de língua portuguesa e de matemática. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram três dimensões associadas ao clima de sala de aula para criatividade: estímulo do professor à criatividade, autopercepção do aluno sobre características criativas e motivação do aluno para aprendizagem. Os valores de alfa de Cronbach oscilaram entre 0,69 e 0,88. Conclui-se que o modelo de três fatores é adequado, e, portanto, a escala pode ser utilizada para pesquisa e avaliação do quanto o clima de sala de aula favorece o desenvolvimento da criatividade.The purpose of this study was to adapt and validate the Classroom Climate for Creativity Scale for 5th grade Elementary School students. The instrument was administered to 504 students, from both public and private schools in the Federal District of Brasilia, in order to assess the classroom climate in the subjects of Portuguese and Mathematics. The results of the confirmatory factor analysis showed three dimensions associated with classroom climate for creativity: teacher’s stimulus to creativity, student’s self-perception of creative characteristics and student’s motivation for learning. The alpha coefficient values varied between 0.69 and 0.88. It was concluded that the three-factor model is adequate and, therefore, the scale can be used for research and assessment of the extent to which classroom climate enhances creativity.Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Ministério da EducaçãoMinistério da Ciência e TecnologiaBrasil - Governo FederalPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)Universidade do MinhoFleith, Denise de SouzaAlmeida, Leandro S.Peixoto, Francisco José Brito20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/15129por0103-166X (versão impressa)http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v28n3/a02v28n3.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:12.099742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validação da escala clima para criatividade em sala de aula
Validation study of the classroom climate for creativity scale
title Validação da escala clima para criatividade em sala de aula
spellingShingle Validação da escala clima para criatividade em sala de aula
Fleith, Denise de Souza
Clima de sala de aula
Criatividade
Ensino fundamental
Escala
Classroom climate
Creativity
Elementary school level
Scale
title_short Validação da escala clima para criatividade em sala de aula
title_full Validação da escala clima para criatividade em sala de aula
title_fullStr Validação da escala clima para criatividade em sala de aula
title_full_unstemmed Validação da escala clima para criatividade em sala de aula
title_sort Validação da escala clima para criatividade em sala de aula
author Fleith, Denise de Souza
author_facet Fleith, Denise de Souza
Almeida, Leandro S.
Peixoto, Francisco José Brito
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
Peixoto, Francisco José Brito
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleith, Denise de Souza
Almeida, Leandro S.
Peixoto, Francisco José Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Clima de sala de aula
Criatividade
Ensino fundamental
Escala
Classroom climate
Creativity
Elementary school level
Scale
topic Clima de sala de aula
Criatividade
Ensino fundamental
Escala
Classroom climate
Creativity
Elementary school level
Scale
description O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula para alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento foi aplicado em 504 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, a fim de se avaliar o clima de sala de aula na disciplina de língua portuguesa e de matemática. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram três dimensões associadas ao clima de sala de aula para criatividade: estímulo do professor à criatividade, autopercepção do aluno sobre características criativas e motivação do aluno para aprendizagem. Os valores de alfa de Cronbach oscilaram entre 0,69 e 0,88. Conclui-se que o modelo de três fatores é adequado, e, portanto, a escala pode ser utilizada para pesquisa e avaliação do quanto o clima de sala de aula favorece o desenvolvimento da criatividade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/15129
url http://hdl.handle.net/1822/15129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0103-166X (versão impressa)
http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v28n3/a02v28n3.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132450159329280