Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Leticia Santos Machado de, 1975
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639044
Resumo: Orientador: Marina Sangoi de Oliveira Ilha
id UNICAMP-30_790ec2db17c63a0df8722ac8db4fdf1f
oai_identifier_str oai::1129028
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitáriosProblem-based learning in the design of facilities building systemsEnsinoEducaçãoProjetoInstalações hidráulicas e sanitáriasAprendizagem baseada em problemasTeachingEducationDesignPlumbing systemsProblem based learningOrientador: Marina Sangoi de Oliveira IlhaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: A abordagem baseada em problemas (ABP) se caracteriza pelo uso de situações reais para estimular a aquisição dos fundamentos dos conteúdos técnicos da área estudada e o desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades para solucionar problemas. Esta tese tem como objetivo propor diretrizes para a aplicação da ABP nas disciplinas de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários (SPHS) do curso de graduação em Engenharia Civil. Para tanto, foi desenvolvido um mapeamento sistemático da literatura, que resultou em uma classificação dos estudos levantados segundo o nível de aplicação e na coleta de evidências das vantagens e dificuldades para a implementação da ABP em disciplinas da Engenharia Civil. Em paralelo, foi desenvolvida uma pesquisa-ação (PA) em duas disciplinas que abordam o projetos dos SPHS, em conjunto com um levantamento junto a docentes de outras instituições de ensino superior brasileiras (IES). No levantamento em outras IES foram identificadas as principais dificuldades apresentadas pelos alunos e as estratégias de ensino-aprendizagem mais recomendadas. A avaliação da PA, efetuada por um total de cento e trinta e um alunos em uma das disciplinas e quarenta e dois na outra, além de dois docentes e quatro auxiliares, indicou satisfação com a metodologia empregada, apesar do aumento da carga de trabalho. A partir disso, foram propostas dez diretrizes que contemplam as diferentes fases para a implementação da ABP, desde o levantamento das informações relativas à disciplina e às dificuldades dos alunos, passando pela elaboração dos enunciados, desenvolvimento propriamente dito, avaliação e feedback. Para a aplicação bem-sucedida das diretrizes propostas é fundamental que os docentes possuam experiência em sala e domínio do conteúdo abordadoAbstract: The problem-based learning (PBL) approach is characterized by the use of real-life situation in order to stimulate the acquirement of the technical content fundamentals within the area of study and the development of critical thinking and problem-solving skills. This thesis aims to propose PBL application guidelines in facilities building systems (FBS) project subjects inside the undergraduate course in Civil Engineering. For that matter, a systematic mapping of the literature was developed, resulting in a rating of set up studies according to the application level and also the gathering of evidences for advantages and difficulties of PBL implementation in Civil Engineering subjects. Paralleling that, a research-action (RA) was developed in two subjects that approach FBS projects along surveys with teachers of other Brazilian higher education institutes (HEI). In the survey in other HEI¿s, the main difficulties shown by students and the most recommended teaching-learning strategies were identified. The RA evaluation ¿ performed by a total of one hundred thirty-one students in one of the subjects and forty-two students in the other one, along two professors and four auxiliary ¿ indicated satisfaction with the employed methodology, though associated workload rose. From this point, ten guidelines that encompass the different stages to PBL implementation were proposed, starting by setting up the information related to the subjects, passing by statement formulation, development strictly speaking, evaluation and feedback. For the successful application of the proposed guidelines, it is essential that professor have experience in the classroom and master the content coveredDoutoradoConstruçãoDoutora em Engenharia Civil[s.n.]Ilha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963-Granja, Ariovaldo DenisPaula, Heber Martins deBarreto, DouglasFrancato, Alberto LuizUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Leticia Santos Machado de, 197520202020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (283 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639044ARAUJO, Leticia Santos Machado de. Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários. 2020. 1 recurso online (283 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639044. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129028Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-27T23:35:06Zoai::1129028Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-27T23:35:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários
Problem-based learning in the design of facilities building systems
title Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários
spellingShingle Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários
Araujo, Leticia Santos Machado de, 1975
Ensino
Educação
Projeto
Instalações hidráulicas e sanitárias
Aprendizagem baseada em problemas
Teaching
Education
Design
Plumbing systems
Problem based learning
title_short Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários
title_full Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários
title_fullStr Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários
title_full_unstemmed Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários
title_sort Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários
author Araujo, Leticia Santos Machado de, 1975
author_facet Araujo, Leticia Santos Machado de, 1975
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ilha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963-
Granja, Ariovaldo Denis
Paula, Heber Martins de
Barreto, Douglas
Francato, Alberto Luiz
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Leticia Santos Machado de, 1975
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação
Projeto
Instalações hidráulicas e sanitárias
Aprendizagem baseada em problemas
Teaching
Education
Design
Plumbing systems
Problem based learning
topic Ensino
Educação
Projeto
Instalações hidráulicas e sanitárias
Aprendizagem baseada em problemas
Teaching
Education
Design
Plumbing systems
Problem based learning
description Orientador: Marina Sangoi de Oliveira Ilha
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639044
ARAUJO, Leticia Santos Machado de. Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários. 2020. 1 recurso online (283 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639044. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639044
identifier_str_mv ARAUJO, Leticia Santos Machado de. Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários. 2020. 1 recurso online (283 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639044. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129028
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (283 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138550703194112