Breves entrevistas com homens hediondos e Oblivion : exaustão e performance da linguagem nas narrativas de David Foster Wallace
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641943 |
Resumo: | Orientador: Fabio Akcelrud Durão |
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Breves entrevistas com homens hediondos e Oblivion : exaustão e performance da linguagem nas narrativas de David Foster WallaceBrief interviews with hideous men and Oblivion : weariness and performance of the language in David Foster Wallace's narrativesWallace, David Foster, 1962-2008. Breves entrevistas com homens hediondos - Crítica e interpretaçãoWallace, David Foster, 1962-2008. Oblivion - Crítica e interpretaçãoContos americanos - Séc. XX-XXI - História e críticaPos-modernismo (Literatura) - Estados UnidosO ContemporâneoEstados Unidos - Séc. XXIWallace, David Foster - Brief interviews with hideous men - Criticism and interpretationWallace, David Foster - Oblivion - Criticism and interpretationShort stories, American - 20th-21st centuries - History and criticismPostmodernism (Literature) - United StatesContemporary, TheUnited States - 21st centuryOrientador: Fabio Akcelrud DurãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar Brief Interviews with Hideous Men (1999) e Oblivion (2004), dois volumes de contos de David Foster Wallace (1962 – 2008). A fim de compreender tanto o cenário sociocultural do século XXI dos Estados Unidos quanto os rumos da ficção literária contemporânea, haverá uma breve apresentação e ilustração do pós-modernismo, momento cultural que a crítica especializada no autor – bem como grande parte da produção teórica sobre cultura – considera imediatamente anterior e que, de certa forma, no campo literário, estaria sendo superada por ele. Isso se demonstra necessário não apenas pela possibilidade de comparação que naturalmente exige um trabalho sobre literatura contemporânea, mas pela grande atenção que o próprio autor deposita sobre o tema em seus textos de não ficção, também centrais à compreensão de sua produção como um todo. As análises de alguns desses textos estarão presentes no trabalho, com destaque especial a E unibus pluram (1997), responsável pelo sentimento de vanguarda que gira em torno de David Foster Wallace, no qual há a crítica mais direta ao pós-modernismo. Com isso, o conceito de "espetáculo" pensado por Guy Debord (1967) parece ser o mais imediato a aparecer nesse tipo de análise. Contudo, na contemporaneidade dos textos de David Foster Wallace, a parcela sociocultural da experiência concreta que o escritor tenta mimetizar em sua obra é muito mais complexa do que aquela desenvolvida pelo autor francês. Desse modo, a maneira como Boris Groys (2008) pensa o design e o design de si (self-design), que também reconhece no "espetáculo" o embrião da relação entre cultura e mídia, complementa a investigação da parcela mais geral e exterior aos contos de Wallace presente nesse trabalho. Em relação ao texto literário e a tentativa de uma comunicação mais direta com o leitor que o autor projeta – que tanto ele quanto sua fortuna crítica chamam de "sinceridade", tendo em vista o pano de fundo de sua produção, é necessário, portanto, investigar as questões da representação e da mediação, ambos conceitos que aparecem em Boris Groys (2012) e em Jean Baudrillard (1994). Com efeito, partindo da leitura cerrada de alguns contos de ambos os volumes e relacionando-os com o recorte teórico citado e parte da produção não ficcional do autor, pretende-se averiguar qual é o diagnóstico de tempo que o conteúdo desses contos sugere e qual a proposta literária, subjacente à forma do texto, dessa postura estética contemporâneaAbstract: The objective of this study is to analyze Brief Interviews with Hideous Men (1999) and Oblivion (2004), two David Foster Wallace (1962 – 2008) short stories collections. In order to grasp both the 21st century sociocultural environment of the United States and the directions of contemporary literary fiction, there will be a brief introduction and illustration of postmodernism, a cultural moment which the author scholars – as well as the great majority of the cultural critique production – consider immediately prior to David Foster Wallace and which, in a certain way, regarding the literary field, would be overcome by him. This is necessary not only because of the possibility of comparison that naturally is demanded in a work towards contemporary literature, but also for the big attention that the author himself places on the subject in his nonfiction texts, fundamental as well in order to apprehend his production as a whole. Some of these texts will be present in this study, with special focus on E unibus pluram (1997), the main reason for this avant-garde feeling surrounding David Foster Wallace, in which there is the critique towards postmodernism as a tool that was absorbed by the mass media, specially by the television. Hence the concept of "spectacle" thought by Guy Debord (1967) seems to be the most direct to appear in this sort of analysis. However, in Wallace’s texts contemporaneity, the sociocultural part of the concrete experience realm that the writer aims to mimic in his work is way more complex than that developed by the French author. Thus, the fashion in which Boris Groys (2008) thinks design and "self-design", who also recognizes in the "spectacle" the embryo of the relationship between media and culture, fulfill the inquiry of this broader and exterior to Wallace’s texts section of the study. When it comes to the literary text and regarding the attempt to create a more direct communication with the reader starting with the author – that both he and his specialized scholars call "sincerity", considering the background of his production, it is necessary, therefore, to look into the concept of the representation and of mediation, that appear as much in Boris Groys (2012) as in Jean Baudrillard (1994). Indeed, with the close reading of the short stories from the collections and relating these readings with the aforementioned critical profile and with a part of the nonfiction pieces, the objective is to discern the time diagnosis that the content of these short stories suggests and what is the literary proposition, underlying in the text formal apparatus, of this sort of sincere poise as contemporary aestheticsMestradoTeoria e Crítica LiteráriaMestre em Teoria e História LiteráriaCAPES1517088[s.n.]Durão, Fábio Akcelrud, 1969-Galindo, Caetano WaldriguesTinti, Tauan FernandesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarzola, Alexandre Domingos Baglioni, 1990-20182018-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641943MARZOLA, Alexandre Domingos Baglioni. Breves entrevistas com homens hediondos e Oblivion: exaustão e performance da linguagem nas narrativas de David Foster Wallace. 2018. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641943. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166575Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T10:42:06Zoai::1166575Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-20T10:42:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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