Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Rodrigo Prates, 1969-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655
Resumo: Orientador: Inês Signorini
id UNICAMP-30_7a732102cbcaa4bf85f4fd6a79652b5f
oai_identifier_str oai::1081127
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de CampinasDigital literacy practices : learning to use a computer at a telecentre of CampinasLetramentoLetramento digitalSemióticaInclusão digitalLiteracyComputer literacySemioticsDigital divideOrientador: Inês SignoriniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Partindo de uma perspectiva que se recusa a ver no letramento algo de natureza meramente cognitiva e de um estudo de campo centrado em pessoas que tinham pouco ou nenhum conhecimento de informática, muitos dos quais nunca haviam sequer visto um computador, o objetivo desta pesquisa estabeleceu-se, após suas fases preliminares, em estudar as práticas de letramento digital dessas pessoas. Para tanto atuei por 12 meses (de 02/2010 a 06/2010, de 08/2010 a 11/2010 e de 03/2011 a 05/2011) como monitor de um curso de informática básica ministrado pela Prefeitura Municipal de Campinas no telecentro da CEASA (Centrais Estaduais de Abastecimento S/A, centrais de abastecimento de hortifrutigranjeiros) da cidade, o que me deu a oportunidade de observar os alunos de perto. A partir dos registros gravados e videografados em campo e das notas de campo, foram selecionadas duas turmas (uma de 27/10/2010 a 19/11/2010 e a outra de 27/04/2011 a 27/05/2011) para comporem o corpus para análise. Esta foi realizada tomando-se por base a noção de práticas de letramento digital inspirada nos Novos Estudos do Letramento que norteou toda a tese, as categorias interacionais de Erving Goffman e o conceito de domínio semiótico de Paul Gee. Como resultado, esta tese apresenta uma amostra bem clara de quem são os excluídos digitais do Brasil, das dificuldades que enfrentam quando vêm a interagir com computadores e sugere uma forma de como abordar o problema de iniciar alguém que nunca sequer viu um computador nas práticas mediadas pelas tecnologias interativas digitaisAbstract: Starting from a perspective that refuses to see in literacy as something of a merely cognitive nature and a field study centered on people who had little or no knowledge of computer science, many of whom had never even seen a computer, the goals of this research, after it¿s preliminary phases, established itself in to study the digital literacy practices of these people. For that, I worked for 12 months (from 02/2010 to 06/2010, from 08/2010 to 11/2010 and from 03/2011 to 05/2011) as monitor of a basic computing course taught by the prefecture of the city of Campinas at the telecentre of the city¿s central supply of vegetables, fruits and poultry which gave me the opportunity to observe the students closely. From the records recorded and videotaped in the field and the field notes, two classes were selected (one from 10/27/2010 to 11/19/2010 and the other from 04/27/2011 to 05/27/2011) to compose the corpus for analysis. This was done based on the notion of digital literacy practices in New Literacies Studies movement that guided the whole thesis, Erving Goffman¿s face to face interacton categories and Paul Gee¿s concept of semiotic domain. As a result, this thesis presents a very clear sample of who are the digital excluded in Brazil, the difficulties the face when they eventually interact with computers and suggests a way to approach the problem of starting someone who has never even seen a computer in the practices mediated by the digital interactive technologiesDoutoradoLinguagem e TecnologiaDoutor em Linguística AplicadaCAPESCNPQ[s.n.]Signorini, Inês, 1951-Braga, Denise BértoliSilva, Wagner RodriguesBarbosa, Edilaine BuinRibeiro, Ana ElisaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Rodrigo Prates, 1969-20182018-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (154 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655CAMPOS, Rodrigo Prates. Práticas de letramento digital: aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas. 2018. 1 recurso online (154 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081127Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-14T10:19:52Zoai::1081127Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-14T10:19:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas
Digital literacy practices : learning to use a computer at a telecentre of Campinas
title Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas
spellingShingle Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas
Campos, Rodrigo Prates, 1969-
Letramento
Letramento digital
Semiótica
Inclusão digital
Literacy
Computer literacy
Semiotics
Digital divide
title_short Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas
title_full Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas
title_fullStr Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas
title_full_unstemmed Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas
title_sort Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas
author Campos, Rodrigo Prates, 1969-
author_facet Campos, Rodrigo Prates, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Signorini, Inês, 1951-
Braga, Denise Bértoli
Silva, Wagner Rodrigues
Barbosa, Edilaine Buin
Ribeiro, Ana Elisa
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Rodrigo Prates, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Letramento digital
Semiótica
Inclusão digital
Literacy
Computer literacy
Semiotics
Digital divide
topic Letramento
Letramento digital
Semiótica
Inclusão digital
Literacy
Computer literacy
Semiotics
Digital divide
description Orientador: Inês Signorini
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-11-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655
CAMPOS, Rodrigo Prates. Práticas de letramento digital: aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas. 2018. 1 recurso online (154 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655
identifier_str_mv CAMPOS, Rodrigo Prates. Práticas de letramento digital: aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas. 2018. 1 recurso online (154 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081127
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (154 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189138835963904