Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655 |
Resumo: | Orientador: Inês Signorini |
id |
UNICAMP-30_7a732102cbcaa4bf85f4fd6a79652b5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1081127 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de CampinasDigital literacy practices : learning to use a computer at a telecentre of CampinasLetramentoLetramento digitalSemióticaInclusão digitalLiteracyComputer literacySemioticsDigital divideOrientador: Inês SignoriniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Partindo de uma perspectiva que se recusa a ver no letramento algo de natureza meramente cognitiva e de um estudo de campo centrado em pessoas que tinham pouco ou nenhum conhecimento de informática, muitos dos quais nunca haviam sequer visto um computador, o objetivo desta pesquisa estabeleceu-se, após suas fases preliminares, em estudar as práticas de letramento digital dessas pessoas. Para tanto atuei por 12 meses (de 02/2010 a 06/2010, de 08/2010 a 11/2010 e de 03/2011 a 05/2011) como monitor de um curso de informática básica ministrado pela Prefeitura Municipal de Campinas no telecentro da CEASA (Centrais Estaduais de Abastecimento S/A, centrais de abastecimento de hortifrutigranjeiros) da cidade, o que me deu a oportunidade de observar os alunos de perto. A partir dos registros gravados e videografados em campo e das notas de campo, foram selecionadas duas turmas (uma de 27/10/2010 a 19/11/2010 e a outra de 27/04/2011 a 27/05/2011) para comporem o corpus para análise. Esta foi realizada tomando-se por base a noção de práticas de letramento digital inspirada nos Novos Estudos do Letramento que norteou toda a tese, as categorias interacionais de Erving Goffman e o conceito de domínio semiótico de Paul Gee. Como resultado, esta tese apresenta uma amostra bem clara de quem são os excluídos digitais do Brasil, das dificuldades que enfrentam quando vêm a interagir com computadores e sugere uma forma de como abordar o problema de iniciar alguém que nunca sequer viu um computador nas práticas mediadas pelas tecnologias interativas digitaisAbstract: Starting from a perspective that refuses to see in literacy as something of a merely cognitive nature and a field study centered on people who had little or no knowledge of computer science, many of whom had never even seen a computer, the goals of this research, after it¿s preliminary phases, established itself in to study the digital literacy practices of these people. For that, I worked for 12 months (from 02/2010 to 06/2010, from 08/2010 to 11/2010 and from 03/2011 to 05/2011) as monitor of a basic computing course taught by the prefecture of the city of Campinas at the telecentre of the city¿s central supply of vegetables, fruits and poultry which gave me the opportunity to observe the students closely. From the records recorded and videotaped in the field and the field notes, two classes were selected (one from 10/27/2010 to 11/19/2010 and the other from 04/27/2011 to 05/27/2011) to compose the corpus for analysis. This was done based on the notion of digital literacy practices in New Literacies Studies movement that guided the whole thesis, Erving Goffman¿s face to face interacton categories and Paul Gee¿s concept of semiotic domain. As a result, this thesis presents a very clear sample of who are the digital excluded in Brazil, the difficulties the face when they eventually interact with computers and suggests a way to approach the problem of starting someone who has never even seen a computer in the practices mediated by the digital interactive technologiesDoutoradoLinguagem e TecnologiaDoutor em Linguística AplicadaCAPESCNPQ[s.n.]Signorini, Inês, 1951-Braga, Denise BértoliSilva, Wagner RodriguesBarbosa, Edilaine BuinRibeiro, Ana ElisaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Rodrigo Prates, 1969-20182018-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (154 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655CAMPOS, Rodrigo Prates. Práticas de letramento digital: aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas. 2018. 1 recurso online (154 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081127Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-14T10:19:52Zoai::1081127Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-14T10:19:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas Digital literacy practices : learning to use a computer at a telecentre of Campinas |
title |
Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas |
spellingShingle |
Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas Campos, Rodrigo Prates, 1969- Letramento Letramento digital Semiótica Inclusão digital Literacy Computer literacy Semiotics Digital divide |
title_short |
Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas |
title_full |
Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas |
title_fullStr |
Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas |
title_full_unstemmed |
Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas |
title_sort |
Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas |
author |
Campos, Rodrigo Prates, 1969- |
author_facet |
Campos, Rodrigo Prates, 1969- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Signorini, Inês, 1951- Braga, Denise Bértoli Silva, Wagner Rodrigues Barbosa, Edilaine Buin Ribeiro, Ana Elisa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Rodrigo Prates, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Letramento digital Semiótica Inclusão digital Literacy Computer literacy Semiotics Digital divide |
topic |
Letramento Letramento digital Semiótica Inclusão digital Literacy Computer literacy Semiotics Digital divide |
description |
Orientador: Inês Signorini |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-11-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655 CAMPOS, Rodrigo Prates. Práticas de letramento digital: aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas. 2018. 1 recurso online (154 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Rodrigo Prates. Práticas de letramento digital: aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas. 2018. 1 recurso online (154 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635655. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081127 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (154 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189138835963904 |