Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199
Resumo: Orientador: Maria Rita Salzano Moraes
id UNICAMP-30_7a7e0f5fbe496943a6c9361ffa943d36
oai_identifier_str oai::434312
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeiraCritical perspectivism, discourse interpretation and pedagogical interaction : subsidies to a critical readming proposal from english as a foreign language textbookCríticaLivros didáticosPerspectivismo criticoLingua estrangeira - (Ingles)Critical readingTextbooksCritical perspectivismForeign language (English)Orientador: Maria Rita Salzano MoraesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta investigação foi realizada através da abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo pesquisa-ação, orientada por reflexões teóricas sobre concepções de discurso, leitura crítica e tipos de interação pedagógica. O objetivo foi avaliar - através de análises de eventos pedagógicos selecionados a partir da interação em sala de aula - uma proposta de intervenção pedagógica em um contexto de formação de professores de inglês, ou seja, o Curso de Letras. Essa proposta foi guiada pelo "perspectivismo crítico" a partir do qual sugerimos uma prática de leitura que contemplasse, por um lado, os textos e o tema ("o mundo do trabalho") presentes no livro didático de inglês, e, por outro, textos externos, de mesmo tema, que apresentassem perspectivas discursivo-ideológicas diferentes. Sendo assim, nossa análise teve como corpus as análises pré-pedagógicas e cinco aulas registradas em que atuamos como professora-formadora/pesquisadora, a partir das quais investigamos os efeitos de vários tipos de interação pedagógica que ocorrem no processo de leitura crítica que parte de uma interpretação textual, para então chegar a uma interpretação do discurso, apoiando os alunos na reflexão sobre aspectos ideológicos subjacentes, levando-os a um posicionamento de aliança ou de resistência. Para isso, o estudo foi teoricamente embasado por concepções de análise crítica do discurso, leitura crítica e por tendências interacionistas neo-vygotskianas. As análises nos mostraram que uma aula de leitura que se quer crítica pode acontecer através de diferentes tipos de interação pedagógica, sendo em alguns momentos mais e, em outros, menos contingentes. O processo de reflexão crítica sobre discursos deve partir, necessariamente, de um entendimento do discurso em si. Como professora-formadora tivemos, em alguns momentos, um papel importante de apoio nas interpretações textuais e discursivas e, em outros momentos, os alunos mostraram autonomia nas interpretações discursivo-ideológicas. Concluímos que é possível fazer um trabalho de leitura crítica com textos de um livro didático se o professor-formador alterar o modo de utilização do material, inserindo outros textos sobre o mesmo tema que apresentem perspectivas discursivo-ideológicas diferentes.Abstract: This investigation was carried out through a qualitative approach study and action research, supported by theories about discourse analysis, critical reading and pedagogical interaction. The main goal was to evaluate a pedagogical proposal in an EFL teacher education course. This proposal was based on the critical perspectivism - a pedagogical practice which uses texts and theme (the world of work) from an EFL textbook and other authentic texts. All these texts have different ideological perspectives. The corpora were the pre-pedagogical analyses and five registered classes that were analysed to investigate the different types of pedagogical interaction effects. This was carried out in a critical reading process, which initiates with text interpretation, leading to discourse interpretation and supporting the students in the process of ideological critical reflection, therefore positioning them differently.The analyses showed that a critical reading class can take place in either a onological or a dialogical way. The critical reflection process has to start by an understanding of the discourse itself. As a researcher and an educator-teacher we had an important role concerning the scaffolding to lead students to different discourse positionings; on the other hand they had some autonomy. We have also concluded that it is possible to make a critical pedagogical work with texts from an EFL textbook if the educator-teacher changes the way of using the textbook adding to his work texts with different ideological perspectives.DoutoradoLíngua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Moraes, Maria Rita Salzano, 1949-Maher, Terezinha de Jesus MachadoVeras, Maria Viviane do AmaralAmarante, Maria de Fátima SilvaPereira, Ariovaldo LopesUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf230 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica: subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira. 2008. 230 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/434312porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-02T10:08:58Zoai::434312Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-02T10:08:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira
Critical perspectivism, discourse interpretation and pedagogical interaction : subsidies to a critical readming proposal from english as a foreign language textbook
title Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira
spellingShingle Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
Crítica
Livros didáticos
Perspectivismo critico
Lingua estrangeira - (Ingles)
Critical reading
Textbooks
Critical perspectivism
Foreign language (English)
title_short Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira
title_full Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira
title_fullStr Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira
title_full_unstemmed Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira
title_sort Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira
author Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
author_facet Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Maria Rita Salzano, 1949-
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Veras, Maria Viviane do Amaral
Amarante, Maria de Fátima Silva
Pereira, Ariovaldo Lopes
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica
Livros didáticos
Perspectivismo critico
Lingua estrangeira - (Ingles)
Critical reading
Textbooks
Critical perspectivism
Foreign language (English)
topic Crítica
Livros didáticos
Perspectivismo critico
Lingua estrangeira - (Ingles)
Critical reading
Textbooks
Critical perspectivism
Foreign language (English)
description Orientador: Maria Rita Salzano Moraes
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199
BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica: subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira. 2008. 230 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199
identifier_str_mv BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica: subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira. 2008. 230 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/434312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
230 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138446496759808