Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199 |
Resumo: | Orientador: Maria Rita Salzano Moraes |
id |
UNICAMP-30_7a7e0f5fbe496943a6c9361ffa943d36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::434312 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeiraCritical perspectivism, discourse interpretation and pedagogical interaction : subsidies to a critical readming proposal from english as a foreign language textbookCríticaLivros didáticosPerspectivismo criticoLingua estrangeira - (Ingles)Critical readingTextbooksCritical perspectivismForeign language (English)Orientador: Maria Rita Salzano MoraesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta investigação foi realizada através da abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo pesquisa-ação, orientada por reflexões teóricas sobre concepções de discurso, leitura crítica e tipos de interação pedagógica. O objetivo foi avaliar - através de análises de eventos pedagógicos selecionados a partir da interação em sala de aula - uma proposta de intervenção pedagógica em um contexto de formação de professores de inglês, ou seja, o Curso de Letras. Essa proposta foi guiada pelo "perspectivismo crítico" a partir do qual sugerimos uma prática de leitura que contemplasse, por um lado, os textos e o tema ("o mundo do trabalho") presentes no livro didático de inglês, e, por outro, textos externos, de mesmo tema, que apresentassem perspectivas discursivo-ideológicas diferentes. Sendo assim, nossa análise teve como corpus as análises pré-pedagógicas e cinco aulas registradas em que atuamos como professora-formadora/pesquisadora, a partir das quais investigamos os efeitos de vários tipos de interação pedagógica que ocorrem no processo de leitura crítica que parte de uma interpretação textual, para então chegar a uma interpretação do discurso, apoiando os alunos na reflexão sobre aspectos ideológicos subjacentes, levando-os a um posicionamento de aliança ou de resistência. Para isso, o estudo foi teoricamente embasado por concepções de análise crítica do discurso, leitura crítica e por tendências interacionistas neo-vygotskianas. As análises nos mostraram que uma aula de leitura que se quer crítica pode acontecer através de diferentes tipos de interação pedagógica, sendo em alguns momentos mais e, em outros, menos contingentes. O processo de reflexão crítica sobre discursos deve partir, necessariamente, de um entendimento do discurso em si. Como professora-formadora tivemos, em alguns momentos, um papel importante de apoio nas interpretações textuais e discursivas e, em outros momentos, os alunos mostraram autonomia nas interpretações discursivo-ideológicas. Concluímos que é possível fazer um trabalho de leitura crítica com textos de um livro didático se o professor-formador alterar o modo de utilização do material, inserindo outros textos sobre o mesmo tema que apresentem perspectivas discursivo-ideológicas diferentes.Abstract: This investigation was carried out through a qualitative approach study and action research, supported by theories about discourse analysis, critical reading and pedagogical interaction. The main goal was to evaluate a pedagogical proposal in an EFL teacher education course. This proposal was based on the critical perspectivism - a pedagogical practice which uses texts and theme (the world of work) from an EFL textbook and other authentic texts. All these texts have different ideological perspectives. The corpora were the pre-pedagogical analyses and five registered classes that were analysed to investigate the different types of pedagogical interaction effects. This was carried out in a critical reading process, which initiates with text interpretation, leading to discourse interpretation and supporting the students in the process of ideological critical reflection, therefore positioning them differently.The analyses showed that a critical reading class can take place in either a onological or a dialogical way. The critical reflection process has to start by an understanding of the discourse itself. As a researcher and an educator-teacher we had an important role concerning the scaffolding to lead students to different discourse positionings; on the other hand they had some autonomy. We have also concluded that it is possible to make a critical pedagogical work with texts from an EFL textbook if the educator-teacher changes the way of using the textbook adding to his work texts with different ideological perspectives.DoutoradoLíngua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Moraes, Maria Rita Salzano, 1949-Maher, Terezinha de Jesus MachadoVeras, Maria Viviane do AmaralAmarante, Maria de Fátima SilvaPereira, Ariovaldo LopesUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf230 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica: subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira. 2008. 230 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/434312porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-02T10:08:58Zoai::434312Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-02T10:08:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira Critical perspectivism, discourse interpretation and pedagogical interaction : subsidies to a critical readming proposal from english as a foreign language textbook |
title |
Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira |
spellingShingle |
Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Crítica Livros didáticos Perspectivismo critico Lingua estrangeira - (Ingles) Critical reading Textbooks Critical perspectivism Foreign language (English) |
title_short |
Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira |
title_full |
Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira |
title_fullStr |
Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira |
title_sort |
Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira |
author |
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos |
author_facet |
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Maria Rita Salzano, 1949- Maher, Terezinha de Jesus Machado Veras, Maria Viviane do Amaral Amarante, Maria de Fátima Silva Pereira, Ariovaldo Lopes Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crítica Livros didáticos Perspectivismo critico Lingua estrangeira - (Ingles) Critical reading Textbooks Critical perspectivism Foreign language (English) |
topic |
Crítica Livros didáticos Perspectivismo critico Lingua estrangeira - (Ingles) Critical reading Textbooks Critical perspectivism Foreign language (English) |
description |
Orientador: Maria Rita Salzano Moraes |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199 BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica: subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira. 2008. 230 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199 |
identifier_str_mv |
BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica: subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira. 2008. 230 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608199. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/434312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 230 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138446496759808 |