O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Andréia da Silva, 1967-
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598760
Resumo: Orientador: Maria Helena Baena de Moraes Lopes
id UNICAMP-30_7ac1c38fd241cf8d5f2e6b924dc498d5
oai_identifier_str oai::327197
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridasEnsino a distânciaEnfermagemInternetAmbiente virtualEducation, distanceNursingInternetVirtual environmentOrientador: Maria Helena Baena de Moraes LopesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Trata-se de uma pesquisa quase experimental, longitudinal, utilizando pré e pós-teste, que teve como objetivos desenvolver, aplicar e avaliar um curso a distância, através da Internet, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem TelEduc, destinado a enfermeiros. O TelEduc é um ambiente para criação, participação e administração de cursos na Web desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas. Foi escolhido como tema o tratamento de feridas devido ao grande interesse dos enfermeiros no assunto, visto que atendem diariamente portadores de feridas. O referencial teórico adotado foi a andragogia baseada nos pressupostos e princípios de Knowles. O curso teve uma carga horária total de 20 horas e foram gastas 200 horas para seu desenvolvimento dividido nas seguintes etapas: elaboração do programa do curso, digitalização do conteúdo do curso, organização do material digitalizado em arquivo Hipertext Markup Language (HTML), publicação do curso no ambiente TelEduc e aplicação do curso aos enfermeiros. O curso foi avaliado por cinco especialistas em tratamento de feridas e três especialistas em ensino a distância (EAD) utilizando-se instrumentos especialmente desenvolvidos para esse fim. O curso foi também avaliado, através de instrumento próprio, pelos alunos ao final do curso. Para avaliar a aprendizagem do aluno foram utilizadas a avaliação diagnóstica, ao aplicar o pré-teste antes do início do curso; processual, através da participação dos alunos nas atividades desenvolvidas durante o curso e somativa, ao final do curso, com a aplicação do pós-teste. Foram convidados 38 enfermeiros para participarem do curso, 28 se inscreveram e 17 o concluíram. Houve desistência de 39% dos alunos. Os alunos que finalizaram o curso tinham como características: predominância do sexo feminino (94%); idade média de 35 anos e tempo médio de formado de 12,4 anos. Quanto ao nível de habilidade em informática, 47,1% eram iniciantes, 35,3% tinha nível intermediário e 17,7% nível avançado. Variáveis como idade e nível de habilidade em informática não influenciaram o desempenho do aluno durante o curso. A avaliação dos especialistas em tratamento de feridas considerou o curso adequado, mas que precisava de pequenas reformulações nos critérios: autoridade, apresentação das informações, confiabilidade das informações e desenho metodológico. O critério 'conteúdo geral das informações' foi considerado adequado, mas que precisava de reformulações. Os especialistas em EAD consideraram que o curso era adequado, mas que precisava de pequenas reformulações. Quanto à avaliação da aprendizagem, os alunos obtiveram uma melhora no seu desempenho, comparando-se os resultado do pré e pós-testes (p<0,0001). A maior parte dos alunos apresentou uma opinião positiva com relação ao curso e a consistência interna do questionário utilizado foi de 0,52, utilizando o coeficiente ? de Cronbach. Conclui-se que foram atingidos os objetivos propostos e embora o curso necessite de algumas reformulações propiciou aprendizado aos alunos. Além disso, os instrumentos desenvolvidos poderão ser aprimorados e utilizados mais amplamente para avaliar cursos na modalidade a distânciaAbstract: This is a research based on quasi-experimental method, longitudinal using a pretest questionnaire and another one in the end of the course. It aims to design, implement and evaluate a distance learning course to nursing people based on web site, in a virtual environment named TelEduc. It is a virtual environment for the creation, participation and administration of Web-based courses. It was designed by researches NIED University of Campinas (Unicamp). The wound treatment subject was selected because the great interest showed by nursing people, as a lot of people are looking for nursing assistance every day. The theoretical method adopted was the andragogy, based on Knowles principles and assumptions. The total time for teaching was 20 hours, and 200 hours were spent for the course design, which was divided in the following steps: choice of teaching strategies techniques, set-up of program content, input of course, organization course in Hypertext Markup Language (HTML), publication of the course in the TelEduc environment, and course application to nursing. The course content was evaluated by five nurse specialists on wound treatment and by three specialists on distance learning (EAD) based on frameworks, especially designed for this purpose. The course was also evaluated by the students at the end of the course, using proper framework. For the evaluation of the students learning the following evaluation criteria were used: The Diagnosis evaluation was obtained from the pretest questionnaire before starting the course, the Processual evaluation was obtained by the participation of students during the course activities, and the Sum evaluation was obtained with the same questionnaire filled in at the end of the course. The number of invited students was 38 nurses; 28 enrolled in the course and 17 of them concluded the course. The percents of students that dropped out the course was 39.9%. The students that concluded the course have the following characteristics; predominance for female sex (94%); average age was 35 years old; 12.4 average years of graduation. The informatics skills levels were 47.1% beginners, 35.3% intermediate and 17.7% advanced .The variables like age and informatics abilities didn¿t influence the students performance during the curse The wound specialists evaluated the course as adequate but they recommended minor adjustments for the following items: author, presentation, information confiability and the methodology design. The item General Content was considered adequate but they recommended to re-design. The specialist learning (EAD) considered the course adequate but they recommended minor adjustments. Concerning to the student¿s learning, the student¿s showed an improvement in their performance when comparing the results of the pretest and the test in the end of course (p. < 0.0001). Most of the student showed a positive evaluation of the course and the internal consistency of the student¿s questionnaire was 0.52% using the coefficient of ? Cronbach. The course reached its proposed objectives. Despite the recommendations for some adjustments the course provided the learning on wound treatment. Furthermore, the framework developed for the course can by improved and it can have a broad use for evaluating distance learning coursesMestradoEnfermagem e TrabalhoMestre em Enfermagem[s.n.]Lopes, Maria Helena Baena de Moraes, 1959-Marin, Heimar de FatimaSabbatini, Renato Marcos EndrizziUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Maria Andréia da Silva, 1967-20042004-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf325p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598760RIBEIRO, Maria Andréia da Silva. O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridas. 2004. 325p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598760. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/327197porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:03:03Zoai::327197Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:03:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridas
title O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridas
spellingShingle O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridas
Ribeiro, Maria Andréia da Silva, 1967-
Ensino a distância
Enfermagem
Internet
Ambiente virtual
Education, distance
Nursing
Internet
Virtual environment
title_short O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridas
title_full O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridas
title_fullStr O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridas
title_full_unstemmed O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridas
title_sort O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridas
author Ribeiro, Maria Andréia da Silva, 1967-
author_facet Ribeiro, Maria Andréia da Silva, 1967-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Maria Helena Baena de Moraes, 1959-
Marin, Heimar de Fatima
Sabbatini, Renato Marcos Endrizzi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Andréia da Silva, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Enfermagem
Internet
Ambiente virtual
Education, distance
Nursing
Internet
Virtual environment
topic Ensino a distância
Enfermagem
Internet
Ambiente virtual
Education, distance
Nursing
Internet
Virtual environment
description Orientador: Maria Helena Baena de Moraes Lopes
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-02-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598760
RIBEIRO, Maria Andréia da Silva. O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridas. 2004. 325p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598760. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
RIBEIRO, Maria Andréia da Silva. O desafio da elaboração, aplicação e avaliação de um curso a distancia sobre tratamento de feridas. 2004. 325p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598760. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/327197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
325p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188914240421888