Representações sociais da leitura : praticas discursivas do professor em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Luciane Manera
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599871
Resumo: Orientadores: Angela Bustos Kleiman, Francis Grossmann.
id UNICAMP-30_7b3fa811d64bba4e79be4bc1650f330d
oai_identifier_str oai::337699
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Representações sociais da leitura : praticas discursivas do professor em formaçãoSocial representations of reading : discursive practices of teachers involved in teacher education coursesRepresentações sociaisLeitura - Estudo e ensinoEducação permanenteSocial representationsReading teachingTeacher educationOrientadores: Angela Bustos Kleiman, Francis Grossmann.Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as (trans)formações das representações sociais, acerca do texto, da leitura e de seu ensino, de duas professoras da escola fundamental, primeiro e segundo ciclo. Estas transformações seriam decorrência da participação das duas professoras como alunas de um Curso de Especialização em Alfabetização e Linguagem ¿ formação continuada de professores oferecida pela universidade.A metodologia de geração de dados teve como referência o estudo de casos no paradigma da pesquisa qualitativa, através da articulação entre as perspectivas interpretativista e etnográfica. Os dados foram gerados, por meio da observação participante, em duas instâncias discursivas; uma representada pelo ambiente universitário, cenário da formação continuada e, outra, representada pelas salas de aula da escola fundamental, mais especificamente pelas aulas de leitura ministradas pelas professoras sujeitos da pesquisa. A análise dos dados foi pautada nos processos de referenciação dos objetos de discurso nos enunciados das professoras nas suas aulas de leitura, que mostram processos de didatização diferenciados. Essa diferenciação didática pode ser caracterizada por meio do conceito de transposição didática dos conhecimentos divulgados no Curso de Especialização. Esse conceito permite explicar as diferenças nos discursos das professoras: um deles baseado na teorização da palavra, reproduz 'fielmente¿ os novos conhecimentos aprendidos, ao ensinar a leitura para crianças do ensino fundamental e, outro, fundamentado na palavra (trans)formada, através do redimensionamento do conhecimento em função do novo contexto discursivo e dos novos interlocutoresRésumé: Cette recherche a été réalisée dans le but d'analyser les (trans)formations des représentations sociales, à propos du texte, de la lecture et de son enseignement, de deux enseignantes de l'école primaire, premier et second cycles. Ces (trans)formations pourraient avoir pour origine la participation de ces deux enseignantes, en tant qu¿étudiantes au Master Alphabétisation et Langage ¿ formation continue pour enseignants offerte par l'Université. La méthodologie en matière de fourniture de données s'est appuyée sur l'étude de cas dans le paradigme de la recherche qualitative, fondé sur l'articulation entre les perspectives interprétative et ethnographique. Les données ont été fournies par l'observation active dans deux instances discursives, l'une représentée par le milieu universitaire, lieu de la formation continue, l'autre par les salles de classe de l'école primaire, et plus spécialement par les cours de lecture dispensés par les enseignantes sujets de la recherche.L'analyse des données a été paramétrée par les procédés de référencement des objets de discours dans les énoncés des enseignantes durant leurs cours de lecture, lesquels témoignent de procédés didactiques différenciés. Cette différenciation didactique peut être caractérisée au moyen du concept de transposition didactique des connaissances divulguées dans le Master. Ce concept permet d'expliquer les différences dans le discours des enseignantes: le premier, fondé sur la théorisation du mot, reproduit "fidèlement" les nouvelles connaissances acquises lors de l'enseignement de la lecture aux enfants de l'école primaire; l'autre, fondé sur le mot (trans)formé par le redimensionnement des connaissances en fonction du nouveau contexte discursif et des nouveaux interlocuteursDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Grossmann, FrancisSalomão, Maria Margarida MartinsMatencio, Maria de Lourdes MeirellesCorrea, ManoelSignorini, InêsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMagalhães, Luciane Manera20052005-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf193p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599871MAGALHÃES, Luciane Manera. Representações sociais da leitura: praticas discursivas do professor em formação. 2005. 193p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599871. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/337699porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:11:09Zoai::337699Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:11:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais da leitura : praticas discursivas do professor em formação
Social representations of reading : discursive practices of teachers involved in teacher education courses
title Representações sociais da leitura : praticas discursivas do professor em formação
spellingShingle Representações sociais da leitura : praticas discursivas do professor em formação
Magalhães, Luciane Manera
Representações sociais
Leitura - Estudo e ensino
Educação permanente
Social representations
Reading teaching
Teacher education
title_short Representações sociais da leitura : praticas discursivas do professor em formação
title_full Representações sociais da leitura : praticas discursivas do professor em formação
title_fullStr Representações sociais da leitura : praticas discursivas do professor em formação
title_full_unstemmed Representações sociais da leitura : praticas discursivas do professor em formação
title_sort Representações sociais da leitura : praticas discursivas do professor em formação
author Magalhães, Luciane Manera
author_facet Magalhães, Luciane Manera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleiman, Angela, 1945-
Grossmann, Francis
Salomão, Maria Margarida Martins
Matencio, Maria de Lourdes Meirelles
Correa, Manoel
Signorini, Inês
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Luciane Manera
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Leitura - Estudo e ensino
Educação permanente
Social representations
Reading teaching
Teacher education
topic Representações sociais
Leitura - Estudo e ensino
Educação permanente
Social representations
Reading teaching
Teacher education
description Orientadores: Angela Bustos Kleiman, Francis Grossmann.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-11-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599871
MAGALHÃES, Luciane Manera. Representações sociais da leitura: praticas discursivas do professor em formação. 2005. 193p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599871. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MAGALHÃES, Luciane Manera. Representações sociais da leitura: praticas discursivas do professor em formação. 2005. 193p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599871. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/337699
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
193p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188922660487168