A leitura nas representações sociais de professores do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria de Carvalho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11892
Resumo: Resumo: A possibilidade da aquisição e prática da leitura advém como os demais comportamentos, do resultado das práticas sociais e requer para sua produção a concorrência dos efeitos sócio-histórico-culturais sobre os modos como cada indivíduo a realiza, especialmente no que afetam o estabelecimento e dinâmica das relações afetivas, cognitivas e sociais de natureza simbólica que cada um mantém com as produções de sua cultura Isso ocorre, porque os indivíduos agem ativamente em seu mundo, nunca com neutralidade, mas sendo afetados e afetando seu contexto Apesar de o contexto sócio-cultural regular saberes e práticas, alguns deles são reconfigurados a partir das práticas que ocorrem na escola O presente trabalho objetivou identificar as representações sociais, bem como as e as funções que professores atribuem á leitura, entendendo-as como subsídios fundamentais para os atos de ler e para a prescrição de leituras a seus alunos A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Londrina PR Um total de 14 professores, responsáveis pela oferta das disciplinas relacionadas ao Ensino Médio e ao Magistério, constituíram a amostra Os processos de organização, descrição e análise dos dados incluem esse estudo na perspectiva dos estudos qualitativos/ quantitativo Para o levantamento das informações foram utilizados como instrumentos: o Teste de Associação Livre de Palavras e a Escala de Funções de Leitura Os dados demonstraram que as funções de leitura mais valorizadas pelos participantes foram: Aprendizagem, Lazer, Utilidade e Estímulo, os quais convergem com os obtidos em outras pesquisas Análise das correlações pela valoração atribuída pelos participantes do presente trabalho às funções da leitura apontou para oito significativas que se distribuíram de num intervalo de [-,64 a + ,75] Com Teste de Associação Livre de Palavras, notou-se que as palavras mais evocadas para o três indutores verbais foram: “leitura é”: Prazer; Conhecimento; Informação e Lazer; “leitor é”: Inteligente e Curioso, Informado e Atento; “ler é” Conhecer e Informar-se (4); Relaxante, Prazer(oso), Gostoso e Cultura Nas justificativas dessas palavras evocadas e enumeradas, evidenciou-se tanto a “leitura” como o “leitor” e o “ler” como uma atividade que envolve o processo acúmulo de informações e conteúdos escolares seguida pelo prazer Os resultados demonstraram que as condições de vivência em um dado contexto sócio-histórico afetam os sentidos atribuídos à leitura pelo indivíduo ou por grupos de indivíduos Indicando, portanto, que as funções atribuídas á leitura decorrem da força das representações sociais organizadas no núcleo central e periférico Daí a importância de compreender a leitura como uma construção simbólica que envolve as condições pessoais e sociais dos indivíduos
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Conhecimento; Informação e Lazer; “leitor é”: Inteligente e Curioso, Informado e Atento; “ler é” Conhecer e Informar-se (4); Relaxante, Prazer(oso), Gostoso e Cultura Nas justificativas dessas palavras evocadas e enumeradas, evidenciou-se tanto a “leitura” como o “leitor” e o “ler” como uma atividade que envolve o processo acúmulo de informações e conteúdos escolares seguida pelo prazer Os resultados demonstraram que as condições de vivência em um dado contexto sócio-histórico afetam os sentidos atribuídos à leitura pelo indivíduo ou por grupos de indivíduos Indicando, portanto, que as funções atribuídas á leitura decorrem da força das representações sociais organizadas no núcleo central e periférico Daí a importância de compreender a leitura como uma construção simbólica que envolve as condições pessoais e sociais dos indivíduosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The possibility of reading acquisition and practice is connected with other types of behavior, which are the result of social practices It requires, for its production, the concurrence of social, historical and cultural effects, regarding the ways each individual realizes it, particularly as far as it affects the establishment and dynamics of affective, cognitive and social relations of a symbolic nature, which each individual maintains with the production of their culture Although social-historical contexts regulate knowledge and practice, some of them are reconfigured from the practices that take place at school The present study is situated within the theoretical field of social representations and aims at identifying social representations, as well as which roles teachers attribute to reading, since these are crucial for reading acts and for the prescription of reading to their students The research study was developed inside a state school in Londrina PR A total of 14 teachers, who were responsible for the subjects related to High School and Undergraduate Teaching School, constituted the sample The processes adopted for the proposal of the study, its development and data analysis include it within the perspective of quali-quantitative studies For the collection of data, the following instruments were used: a set of tests of free words association, with three verbal investigators related to: reading and a scale of reading functions Data showed that the most valued reading functions were: learning, leisure, utility and stimulus, results which converge with the others obtained from other reported research in pertaining literature The analysis of attributed value correlations to reading functions appointed eight significant values, distributed within the interval -64 to +75 From the set of tests of free words association, it was registered that the most evoked words, respectively by verbal inductor, were: for ‘reading is’: pleasure; knowledge; information and leisure; ‘the reader is’: intelligent and curious, informed and attentive; ‘reading is’: knowing, getting informed; relaxing, pleasant, enjoyable and culture The justifications of words evoked and numbered as the most important ones made it evident that the semantic fields of these investigators’ core nucleus elements circumscribe reading, the reader, and act of reading as an activity that involves the accumulative process of information and school content, without omitting their relations with pleasure, utility and leisure dimensions The analysis and discussion of results support the hypothesis that living conditions within a certain social-historical context affect meanings attributed to reading by the individual and his group, and indicate that roles attributed to reading derive from the strength of elements constituting the core and peripheral nucleus of the studied representations The importance, within the educational field, of understanding reading as a symbolic construction, deriving from these personal and social conditions is highlighted, by focusing on school practices related to readingPullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador]Machado, Laêda BezerraMeletti, Silvia Márcia FerreiraGomes, Maria de Carvalho2024-05-01T13:46:03Z2024-05-01T13:46:03Z2009.0028.07.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11892porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:48:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11892Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:48:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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