Proposta de metodologia para seleção de tecnologias que suportam os atributos de competitividade na cadeia de valores das organizações
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635253 |
Resumo: | Orientador: Oswaldo Luiz Agostinho |
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Proposta de metodologia para seleção de tecnologias que suportam os atributos de competitividade na cadeia de valores das organizaçõesProposal of methodology for selecting technologies that support the attributes of competitiveness in the organizacional value chainCompetitividadeInovaçãoCadeia de valorTecnologiasCompetitivenessInnovationValue chainTechnologiesOrientador: Oswaldo Luiz AgostinhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Nos dias atuais a literatura acadêmica que trata sobre capacidade de desempenho superior nas organizações, reforça-se uma tríade: necessidades dos clientes e inovação, cadeia de valor competitiva e tecnologias organizacionais. Hoje essa trilogia em busca da competitividade tornou-se equilátera. São colaborativos e dinâmicos entre si. Essa tríade irá orientar a competitividade organizacional e as tecnologias para a cadeia de valor e da empresa. O cenário competitivo mudou de empresa versus empresa para cadeia de valor versus cadeia de valor. Portanto, a cadeia de valor deve ser competitiva senão os objetivos organizacionais não serão alcançados. Promover uma cadeia de valor competitiva e, não apenas a empresa isolada é um quesito mandatório para um desempenho organizacional elevado. O planejamento tecnológico deve ser feito conjuntamente entre os integrantes da cadeia de valor, e concomitante, para cada empresa individual. Os estímulos provenientes do meio exterior à organização determinam o estado de competitividade necessário à cadeia de valor e da empresa, induzindo o planejamento da tecnologia organizacional. De forma a contribuir para que essas premissas fossem alcançadas, criou-se uma metodologia hierárquica e correlacionada, partindo da análise do ambiente organizacional externo, passando pelo ambiente interno e, culminando no planejamento tecnológico organizacional da cadeia de valor e da empresa. A proposição de uma metodologia para seleção de tecnologias que suportam os atributos de competitividade na cadeia de valor das organizações e nas empresas individuais, mais a aplicação de pesquisa de campo em cadeias de valor de três (3) segmentos organizacionais distintos, representam os objetivos deste trabalhoAbstract: Nowadays the academic literature that deals with superior performance in organizations strengthens a triad: customer needs and innovation, competitive value chain and organizational technologies. Today this trilogy in search of competitiveness has become equilateral. They are collaborative and dynamic among themselves. This triad will guide organizational competitiveness and technologies for the value chain and enterprise. The competitive landscape has shifted from company versus company to value chain versus value chain. Therefore, the value chain must be competitive otherwise the organizational objectives will not be achieved. Promoting a competitive value chain, and not just the isolated enterprise, is a mandatory requirement for high organizational performance. Technological planning must be done jointly among the members of the value chain, and concomitant, for each individual company. The stimulus coming from outside the organization determines the state of competitiveness required to the value chain and the company, inducing the planning of the organizational technology. In order to contribute to these assumptions, a hierarchical and correlated methodology was created, starting from the analysis of the external organizational environment, through the internal environment and culminating in the organizational technological planning of the value chain and the company. The proposal of a methodology for selecting technologies that support the attributes of competitiveness in the organizational value chain and in individual companies, plus field survey research in three (3) distinct organizational value chains segments, represent the objectives of this workMestradoMateriais e Processos de FabricaçãoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Agostinho, Oswaldo Luiz, 1943-Novaski, OlívioSilva, Iris Bento daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLabbate, Renato, 1956-20182018-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635253LABBATE, Renato. Proposta de metodologia para seleção de tecnologias que suportam os atributos de competitividade na cadeia de valores das organizações. 2018. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635253. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1065796Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-19T10:44:47Zoai::1065796Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-02-19T10:44:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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