CiberEduc : construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602834 |
Resumo: | Orientador: Sergio Ferreira do Amaral |
id |
UNICAMP-30_7b7f770346e6314844710cbaa4bf211b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::369232 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
CiberEduc : construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileirasCiberEduc: building and developing a virtual collaborative learning community of ICT applied to the daily work of brazilian universities reference librariansTecnologia da informaçãoCapacitação profissionalTelEduc (Programa de computador)Educação permanenteEnsino a distânciaTelEduc (Computer program)Information and communication technologiesLife-long learningProfessional capacitationDistance LearningOrientador: Sergio Ferreira do AmaralDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O uso do ciberespaço para fins educacionais, no Brasil, ainda se encontra pouco explorado, para capacitação de profissionais da informação, através da educação continuada não presencial. A partir desse pressuposto, foi desenvolvida uma pesquisa na abordagem qualitativa, classificada na categoria de explicativa e no delineamento ¿quase-experimental¿. O objetivo do estudo foi criar, desenvolver e observar as interações de uma comunidade de aprendizagem colaborativa no ciberespaço, constituída por bibliotecários de referência, de bibliotecas universitárias, interessados na aplicação das TICs ao seu fazer diário, os quais foram convidados a participar como sujeitos dessa pesquisa, através de mensagens em listas de discussão da área. A proposta oferecida foi a participação espontânea e gratuita, durante o segundo semestre de 2003, em uma comunidade on-line intitulada ¿CiberEduc¿, construída no ambiente TelEduc da UNICAMP. Um vídeo de apresentação do CiberEduc ficou disponível aos interessados, no cameraweb da UNICAMP, para ser assistido via internet. Os 118 inscritos ativos, pesquisadora e orientador, formaram uma comunidade de 120 cibereducandos, oriundos de Brasília, DF e de 12 Estados brasileiros. O CiberEduc foi estruturado a partir de uma agenda que remetia a 14 diferentes atividades. Uma entrevista inicial e outra final foram, respectivamente, a primeira e a última atividade. Os dados coletados e analisados oferecem uma visão das interações das pessoas com o ambiente, das pessoas entre si, e das contribuições dadas ao CiberEduc, tais como: divulgação de arquivos pessoais, dúvidas, críticas, sugestões, questionamentos. O número de acessos ao CiberEduc foi 2.081. A somatória de freqüência a todas as funcionalidades do ambiente foi 13.140. Os capítulos descrevem a formatação das funcionalidades do ambiente, o desenvolvimento da comunidade CiberEduc e algumas contribuições para o conhecimento científico sobre comunidades on-line de aprendizagem colaborativa. Pela quantidade e qualidade das interações demonstradas nos resultados obtidos, as considerações finais comprovam que foi desenvolvida, de fato, uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICsAbstract: It's already unusual in Brazil the exploration of cyberspace for educational purposes, specially regarding to ability professionals of information through the remote long living education. After that presupposition this research was developed through qualitative approach. It can be classified at explicative level and labeled as almost experimental methodology. The purpose of this study was to build to develop and to observe the interactions at cyberspace a collaborative learning community with brazilian universities reference librarians self-interested in the ICT applied to their daily work, wich were invited to participate as subjects of this research by posted messages in their discussion lists. The proposal offered to them was spontaneous and free participation during the second semester of 2003 at a virtual community called ¿CyberEduc¿. It was built at UNICAMP's TelEduc virtual environment. A CyberEduc's presentation video was available UNICAMP's cameraweb to be watched via internet.The 118 active subscribers with the researcher and her adviser shaped a community of 120 cyberstudents who became from Brasilia, DF and 12 brazilian's states. The CyberEduc was structured around an agenda that pointed out to 14 different activities. An initial and another final interview was the first as well the last activity. The analyzed and caught data offered a vision over the subject's interactions with the environment and between themselves also the contributions gave to the CyberEduc like participating with their personal files, doubts, critics, suggestions and matters. The log number to the CyberEduc was 2081. The sum of all environment links access was 13140. It was described all discussed ICT. The chapters describe the environment tools configuration, the CyberEduc community developing and some additional contributions to the scientific knowledge about collaborative learning virtual communities. Because of quantity either quality of interactions happened, the final considerations witness that was developed, in fact, an online ICT's collaborative learning communityResumen: En el Brasil aún no es muy usado el ciberespacio con fines educativos para la capacitación de los profesionales de la información, a través de la educación continua no presencial. Partiendo de este presupuesto, se desarrolló una investigación de tipo cualitativo, clasificada dentro de la categoría de explicativa y delineada como ¿casi experimental¿. El objetivo del estudio fue crear, desarrollar y observar las interacciones de una comunidad de aprendizaje cooperativa en el ciberespacio, constituida por bibliotecarios de referencia, de bibliotecas universitarias, interesados en la aplicación de las TICs en su trabajo diario. Ellos fueron invitados para participar como sujetos de la investigación, a través de mensajes en listas de discusión del área. La propuesta ofrecida fue la participación espontánea y gratuita, durante el segundo semestre de 2003, en una comunidad online llamada ¿CiberEduc¿, la cual fue construida en el ambiente TelEduc de la Unicamp. Un vídeo de presentación del CiberEduc quedó disponible para los interesados, en la cameraweb de la UNICAMP, para que pudiera ser visto vía Internet. Los 118 inscritos activos, la investigadora y su orientador formaron la comunidad de 120 cibereducados, originarios de Brasilia, DF y de 12 estados brasileños, El CiberEduc se estructuró a partir de una agenda que remitía a 14 actividades diferentes. Una entrevista inicial y otra al final fueron respectivamente, la primera y última actividad. Los datos colectados y analizados ofrecieron una visión de las interacciones de las personas con el ambiente, entre ellas mismas y de las contribuciones dadas al CiberEduc, tales como: divulgación de los archivos personales, dudas, críticas, sugestiones y cuestionamientos. EL número de accesos al CiberEduc fue de 2081. La suma de la frecuencia a todas las funciones dentro del ambiente fue de 13140. Los capítulos describen la formación de las funcionalidades y ambiente, el desarrollo de la comunidad CiberEduc y algunas contribuciones para el conocimiento científico sobre comunidades online de aprendizaje en colaboración. Por la cantidad y calidad de las interacciones demostradas en los resultados obtenidos, las consideraciones finales comprueban que fue desarrollada, de hecho, una comunidad de aprendizaje cooperativa online de las TICsMestradoEducação, Ciência e TecnologiaMestre em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Silva, Dirceu daBlattmann, UrsulaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSoares, Suely de Brito Clemente20062006-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed269 p. : il. + + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602834SOARES, Suely de Brito Clemente. CiberEduc: construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileiras. 2006. 269 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602834. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/369232https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/369232porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T18:02:33Zoai::369232Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-12-13T18:02:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CiberEduc : construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileiras CiberEduc: building and developing a virtual collaborative learning community of ICT applied to the daily work of brazilian universities reference librarians |
title |
CiberEduc : construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileiras |
spellingShingle |
CiberEduc : construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileiras Soares, Suely de Brito Clemente Tecnologia da informação Capacitação profissional TelEduc (Programa de computador) Educação permanente Ensino a distância TelEduc (Computer program) Information and communication technologies Life-long learning Professional capacitation Distance Learning |
title_short |
CiberEduc : construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileiras |
title_full |
CiberEduc : construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileiras |
title_fullStr |
CiberEduc : construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileiras |
title_full_unstemmed |
CiberEduc : construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileiras |
title_sort |
CiberEduc : construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileiras |
author |
Soares, Suely de Brito Clemente |
author_facet |
Soares, Suely de Brito Clemente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- Silva, Dirceu da Blattmann, Ursula Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Suely de Brito Clemente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Capacitação profissional TelEduc (Programa de computador) Educação permanente Ensino a distância TelEduc (Computer program) Information and communication technologies Life-long learning Professional capacitation Distance Learning |
topic |
Tecnologia da informação Capacitação profissional TelEduc (Programa de computador) Educação permanente Ensino a distância TelEduc (Computer program) Information and communication technologies Life-long learning Professional capacitation Distance Learning |
description |
Orientador: Sergio Ferreira do Amaral |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-02-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602834 SOARES, Suely de Brito Clemente. CiberEduc: construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileiras. 2006. 269 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602834. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602834 |
identifier_str_mv |
SOARES, Suely de Brito Clemente. CiberEduc: construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa das TICs, aplicadas ao fazer diario de bibliotecarios de referencia de universidades brasileiras. 2006. 269 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602834. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/369232 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/369232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-compressed 269 p. : il. + + 1 CD-ROM. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188946404442112 |