A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448 |
Resumo: | Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
id |
UNICAMP-30_7b8b423a0903f554a384d5ea7169dbdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::175568 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamentalEnsino - AprendizagemLingua inglesa (Primeiro grau)Material didáticoEnglish language learningTask-based syllabusTextbookOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa tem como objetivo implementar e avaliar um programa temático baseado em tarefas que foi elaborado para duas 5a. séries do Ensino Fundamental. O processo de aprendizagem é interpretado e avaliado com base nas mudanças pedagógicas realizadas pelas professoras no programa planejado, nas manifestações discursivas e comportamentais demonstradas pelos alunos durante as interações, aqui denominadas de sintomas positivos e negativos de aprendizagem, nas atitudes dos alunos com relação às aulas e ao material didático e no seu rendimento nas habilidades de compreensão oral, leitura e produção oral. Os dados foram coletados através de diários, gravações de aulas em áudio e vídeo, questionários e testes de rendimento em dois momentos do processo de modo que os resultados pudessem ser comparados entre si Para verificar se os ganhos de aprendizagem haviam sido significativos, duas 6a. séries realizaram os mesmos testes de compreensão oral e leitura e os seus resultados comparados com aqueles dos sujeitos desta pesquisa. Os dados mostram que o programa temático baseado em tarefas precisou de algumas mudanças ao longo do processo em decorrência das reinterpretações pedagógicas das professoras, no que se refere, por exemplo, à adição e substituição de tarefas e ao espaço da gramática. Ao longo da implementação houve mais sintomas positivos do que negativos, isso pode ser explicado pelo tipo de interação que se efetivou nas aulas, isto é, mais engajada, verossímel, significativa e colaborativa. A grande maioria dos alunos gostou das aulas e do material didático e muitos perceberam que estavam aprendendo não somente lingua estrangeira mas também conteúdo temático. Quanto ao rendimento dos sujeitos, os dados mostram que em ambos os contextos de ensino, os alunos apresentaram ganhos de aprendizagem nas habilidades de compreensão/ produção oral e compreensão em leitura. Entretanto, esses ganhos foram mais significativos na habilidade de compreensão oral, seguida da leitura e produção oral em um dos contextos. No outro, os ganhos também foram concentrados na habilidade de compreensão oral, seguida da produção oral e leituraAbstract: The aim oft his research is to implement and evaluate a task-based thematic syllabus which was devised for two groups of Braziian secondary leamers of English as a foreign language. The process of learning is interpreted and evaluated on the basis of the teachers' pedagogical changes in the planned syllabus, the leamers' verbal and non-verbal manifestations during interaction which were classified as positive and negative symptoms of leaming, learners' motivation and their performance in listening and reJ'ldingcomprehension tasks and in oral production skills. The data were collected through diaries, questionnaires, video- and audio-taped set of lessons and progress achievement tests which were anminimered in two moments of the process 50 that the results could be compared. In order to assess gains in leaming, sophomore students were submitted to the same listening and reading comprehension tests and their results compared to those obtained by the subjects ofthis research. The data show that the task-based thematic syllabus needed some changes during the implementation phase because of the pedagogical reinterpretations of the teachers who realized the need for replacement and addition of tasks throughout the course and a new dimension for grammar teaching. The subjects had more positive than negative symptoms of leaming and this can be accounted for a committed, truly, meaningful and collaborative interaction that was built in the classroom. The majority of the subjects have stated that they enjoyed the classes and the textbook which as particularly designed for their age and interests. They realized they were learning not only the target language but also thematic contento The data also show gains in listening and reading comprehension as well as in oral production skills. In other words, the subjects of both contexts of research were able to develop listening comprehension more than the other skills. Reading comprehension was developed more tban oral production in one of the contexts while the reverse was observed in the other contextDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Schmitz, John RobertAlmeida Filho, José Carlos Paes dePaiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira eBohn, Hilario InacioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASXavier, Rosely Perez19991999-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2 v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448XAVIER, Rosely Perez. A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental. 1999. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175568porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:56:12Zoai::175568Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:56:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental |
title |
A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental |
spellingShingle |
A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental Xavier, Rosely Perez Ensino - Aprendizagem Lingua inglesa (Primeiro grau) Material didático English language learning Task-based syllabus Textbook |
title_short |
A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental |
title_full |
A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental |
title_fullStr |
A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental |
title_sort |
A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental |
author |
Xavier, Rosely Perez |
author_facet |
Xavier, Rosely Perez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Schmitz, John Robert Almeida Filho, José Carlos Paes de Paiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira e Bohn, Hilario Inacio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Rosely Perez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Aprendizagem Lingua inglesa (Primeiro grau) Material didático English language learning Task-based syllabus Textbook |
topic |
Ensino - Aprendizagem Lingua inglesa (Primeiro grau) Material didático English language learning Task-based syllabus Textbook |
description |
Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-04-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448 XAVIER, Rosely Perez. A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental. 1999. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) XAVIER, Rosely Perez. A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental. 1999. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 2 v. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188823903502336 |