A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Rosely Perez
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448
Resumo: Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
id UNICAMP-30_7b8b423a0903f554a384d5ea7169dbdf
oai_identifier_str oai::175568
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamentalEnsino - AprendizagemLingua inglesa (Primeiro grau)Material didáticoEnglish language learningTask-based syllabusTextbookOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa tem como objetivo implementar e avaliar um programa temático baseado em tarefas que foi elaborado para duas 5a. séries do Ensino Fundamental. O processo de aprendizagem é interpretado e avaliado com base nas mudanças pedagógicas realizadas pelas professoras no programa planejado, nas manifestações discursivas e comportamentais demonstradas pelos alunos durante as interações, aqui denominadas de sintomas positivos e negativos de aprendizagem, nas atitudes dos alunos com relação às aulas e ao material didático e no seu rendimento nas habilidades de compreensão oral, leitura e produção oral. Os dados foram coletados através de diários, gravações de aulas em áudio e vídeo, questionários e testes de rendimento em dois momentos do processo de modo que os resultados pudessem ser comparados entre si Para verificar se os ganhos de aprendizagem haviam sido significativos, duas 6a. séries realizaram os mesmos testes de compreensão oral e leitura e os seus resultados comparados com aqueles dos sujeitos desta pesquisa. Os dados mostram que o programa temático baseado em tarefas precisou de algumas mudanças ao longo do processo em decorrência das reinterpretações pedagógicas das professoras, no que se refere, por exemplo, à adição e substituição de tarefas e ao espaço da gramática. Ao longo da implementação houve mais sintomas positivos do que negativos, isso pode ser explicado pelo tipo de interação que se efetivou nas aulas, isto é, mais engajada, verossímel, significativa e colaborativa. A grande maioria dos alunos gostou das aulas e do material didático e muitos perceberam que estavam aprendendo não somente lingua estrangeira mas também conteúdo temático. Quanto ao rendimento dos sujeitos, os dados mostram que em ambos os contextos de ensino, os alunos apresentaram ganhos de aprendizagem nas habilidades de compreensão/ produção oral e compreensão em leitura. Entretanto, esses ganhos foram mais significativos na habilidade de compreensão oral, seguida da leitura e produção oral em um dos contextos. No outro, os ganhos também foram concentrados na habilidade de compreensão oral, seguida da produção oral e leituraAbstract: The aim oft his research is to implement and evaluate a task-based thematic syllabus which was devised for two groups of Braziian secondary leamers of English as a foreign language. The process of learning is interpreted and evaluated on the basis of the teachers' pedagogical changes in the planned syllabus, the leamers' verbal and non-verbal manifestations during interaction which were classified as positive and negative symptoms of leaming, learners' motivation and their performance in listening and reJ'ldingcomprehension tasks and in oral production skills. The data were collected through diaries, questionnaires, video- and audio-taped set of lessons and progress achievement tests which were anminimered in two moments of the process 50 that the results could be compared. In order to assess gains in leaming, sophomore students were submitted to the same listening and reading comprehension tests and their results compared to those obtained by the subjects ofthis research. The data show that the task-based thematic syllabus needed some changes during the implementation phase because of the pedagogical reinterpretations of the teachers who realized the need for replacement and addition of tasks throughout the course and a new dimension for grammar teaching. The subjects had more positive than negative symptoms of leaming and this can be accounted for a committed, truly, meaningful and collaborative interaction that was built in the classroom. The majority of the subjects have stated that they enjoyed the classes and the textbook which as particularly designed for their age and interests. They realized they were learning not only the target language but also thematic contento The data also show gains in listening and reading comprehension as well as in oral production skills. In other words, the subjects of both contexts of research were able to develop listening comprehension more than the other skills. Reading comprehension was developed more tban oral production in one of the contexts while the reverse was observed in the other contextDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Schmitz, John RobertAlmeida Filho, José Carlos Paes dePaiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira eBohn, Hilario InacioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASXavier, Rosely Perez19991999-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2 v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448XAVIER, Rosely Perez. A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental. 1999. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175568porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:56:12Zoai::175568Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:56:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental
title A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental
spellingShingle A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental
Xavier, Rosely Perez
Ensino - Aprendizagem
Lingua inglesa (Primeiro grau)
Material didático
English language learning
Task-based syllabus
Textbook
title_short A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental
title_full A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental
title_fullStr A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental
title_full_unstemmed A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental
title_sort A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental
author Xavier, Rosely Perez
author_facet Xavier, Rosely Perez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Schmitz, John Robert
Almeida Filho, José Carlos Paes de
Paiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira e
Bohn, Hilario Inacio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Rosely Perez
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Aprendizagem
Lingua inglesa (Primeiro grau)
Material didático
English language learning
Task-based syllabus
Textbook
topic Ensino - Aprendizagem
Lingua inglesa (Primeiro grau)
Material didático
English language learning
Task-based syllabus
Textbook
description Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448
XAVIER, Rosely Perez. A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental. 1999. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
XAVIER, Rosely Perez. A aprendizagem em um programa tematico de lingua estrangeira (inglês) baseado em tarefas em contextos de quinta serie do ensino fundamental. 1999. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
2 v. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188823903502336