A formação superior de professores atraves de midias interativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Claudia Chueire de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600921
Resumo: Orientador: Helena Costa Lopes de Freitas
id UNICAMP-30_7bcae28db3660191102e799e36749b0b
oai_identifier_str oai::350726
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação superior de professores atraves de midias interativasTrabalho pedagogico em equipeIdentidade profissionalTeoria do conhecimentoProfessores - FormaçãoPedagogical workProfessional identityKnowledge conductTeacher trainingOrientador: Helena Costa Lopes de FreitasTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa tem como foco os pressupostos teórico-didáticos da formação superior inicial de professores, realizada pelo Curso Normal Superior com Mídias Interativas (CNSMI), parceria entre a Universidade Eletrônica do Brasil e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), autorizado pelo MEC na modalidade de educação a distância. O trabalho desenvolveu-se em torno do seguinte problema: Qual é a concepção de formação de professores explicitada no Curso Normal Superior com Mídias Interativas? A investigação ocorreu entre os anos de 2001 e 2004, em Londrina Paraná. Caracteriza-se como qualitativa-descritiva, fundamentando-se nos princípios do materialismo dialético para a análise das categorias eleitas: trabalho pedagógico, identidade profissional e trato com o conhecimento. Os procedimentos de investigação são a análise da literatura e de documentos relativos à temática, a observação in loco e o cotejamento dessas informações junto aos depoimentos dos sujeitos envolvidos, especialmente estudantes e tutora, professoras em exercício da rede municipal. A referência básica norteadora do estudo é o conjunto de princípios da base comum nacional para a formação profissional dos professores proclamada pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Os resultados demonstram que os pressupostos teórico-didáticos do CNSMI encontram-se distanciados do proposto pelo movimento dos educadores pois oficializam oportunidade (in)formativa de qualificação de mão-de-obra pelo treinamento de competências e, que, a concepção de educação a distância evidencia-se por sua funcionalidade de estratégia didática, de controle do capital sobre o trabalho, e da ampliação do mercado de ensino através da produção e venda de material de consumo pedagógico virtualAbstract: The present study focuses on the didactical and theoretical assumptions of initial higher education of teachers, carried out by Curso Normal Superior with Interactive Media (Higher Education Courses with Interactive Media), a partnership between Brazil Electronic University and Ponta Grossa State University, authorized by MEC as an open university course. The study has been developed based on the following matter:¿ What is the idea of teacher education defined by Higher Education Courses With Interactive Media?¿ This investigation was carried out between 2001 and 2004 in Londrina (PR). This is qualitative-descriptive, grounded on the principles of dialectical materialism analyzing the following categories: pedagogical work, professional identity and knowledge conduct. The procedures of the investigation are literature review and documents related to the theme, in loco observation and the comparison of such information with the statements of the people involved, especially students and tutors, ¿ teachers of municipal schools in Londrina. The basic controlling reference of the study is the set of principles of national basis to professional teacher education published by the National Association of Professional Teacher Education. The conclusions demonstrate that the didactical and theoretical assumptions of CNSMI can be found separately from what is suggested by educators once they officialize the informative/formative opportunity of teachers qualification by: competence training and the fact that the idea of open university becomes evident for its usefulness of didactic strategy, capital control over work and the widening of teaching market through production and virtual sales of pedagogical materialDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946-Marin, Alda JunqueiraAlegretti, SoniaPereira, Elisabete Monteiro de AguiarFreitas, Luiz Carlos deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Claudia Chueire de20052005-05-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf351p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600921OLIVEIRA, Claudia Chueire de. A formação superior de professores atraves de midias interativas. 2005. 351p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600921. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/350726porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:17:26Zoai::350726Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:17:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação superior de professores atraves de midias interativas
title A formação superior de professores atraves de midias interativas
spellingShingle A formação superior de professores atraves de midias interativas
Oliveira, Claudia Chueire de
Trabalho pedagogico em equipe
Identidade profissional
Teoria do conhecimento
Professores - Formação
Pedagogical work
Professional identity
Knowledge conduct
Teacher training
title_short A formação superior de professores atraves de midias interativas
title_full A formação superior de professores atraves de midias interativas
title_fullStr A formação superior de professores atraves de midias interativas
title_full_unstemmed A formação superior de professores atraves de midias interativas
title_sort A formação superior de professores atraves de midias interativas
author Oliveira, Claudia Chueire de
author_facet Oliveira, Claudia Chueire de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946-
Marin, Alda Junqueira
Alegretti, Sonia
Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar
Freitas, Luiz Carlos de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Claudia Chueire de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho pedagogico em equipe
Identidade profissional
Teoria do conhecimento
Professores - Formação
Pedagogical work
Professional identity
Knowledge conduct
Teacher training
topic Trabalho pedagogico em equipe
Identidade profissional
Teoria do conhecimento
Professores - Formação
Pedagogical work
Professional identity
Knowledge conduct
Teacher training
description Orientador: Helena Costa Lopes de Freitas
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-05-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600921
OLIVEIRA, Claudia Chueire de. A formação superior de professores atraves de midias interativas. 2005. 351p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600921. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OLIVEIRA, Claudia Chueire de. A formação superior de professores atraves de midias interativas. 2005. 351p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600921. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/350726
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
351p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188929284341760