Diálogos possíveis entre a história das ciências e a interdisciplinaridade no ensino de ciências : o caso da fabricação de soda na Europa dos séculos XVIII e XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13144 |
Resumo: | Orientadores: Gildo Girotto Júnior, Adriana Vitorino Rossi |
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Diálogos possíveis entre a história das ciências e a interdisciplinaridade no ensino de ciências : o caso da fabricação de soda na Europa dos séculos XVIII e XIXPossible dialogues between history of science and interdisciplinarity in science education : the case of sodium carbonate manufacturing in Europe in the 18th and 19th centuriesHistória da ciênciaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoEnsino de ciênciasHistory of scienceInterdisciplinary approach to knowledgeScience teachingOrientadores: Gildo Girotto Júnior, Adriana Vitorino RossiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O currículo tem sido organizado historicamente pela supremacia da disciplinarização, da especialização, do controle, do isolamento, da erudição, do enfraquecimento de professores e professoras enquanto profissionais produtores de conhecimento e cultura e da invisibilidade de estudantes como sujeitos que também participam das relações sociais dentro da escola. A disciplina que marca a escola, professores e estudantes, não é apenas um conjunto de conhecimentos específicos, mas também se constitui como cultura, marcando as relações de poder no ambiente escolar. Porém, a História das Ciências, em uma vertente social e cultural, nos revela que as ciências são atividades coletivas, feitas de diálogos entre os diversos sujeitos, seus contextos de produção e entre os diferentes conhecimentos científicos. Dessa forma, a presente pesquisa pretendeu investigar qual a contribuição da História das Ciências nessa vertente para promover uma interdisciplinaridade crítica na escola e combater os processos de fragmentação no currículo escolar, caminhando em direção a um currículo mais integrado, essencialmente no âmbito do Ensino de Ciências. Para isso, realizamos uma pesquisa histórica em fontes secundárias sobre o episódio histórico da fabricação de soda na Europa dos séculos XVIII e XIX, um caso importante que nos ajuda a entender a ascensão da indústria química no mundo contemporâneo e suas conjunturas sociais. A partir do episódio, procuramos evidenciar os diálogos existentes entre os conhecimentos científicos, seus diversos contextos, o papel coletivo da atividade científica, seu caráter histórico e social contribuindo para se pensar a interdisciplinaridade escolar numa vertente crítica. Através da análise das fontes secundárias do episódio, buscamos suas potencialidades interdisciplinares para o Ensino de Ciências segundo critérios que extraímos de nossas leituras teóricas. Procuramos a possibilidade de promover maior diálogo entre os conteúdos e disciplinas escolares, permitir o tratamento de contextos sociais, políticos, culturais e econômicos que envolvem as ciências e a possibilidade de evidenciar o caráter coletivo, histórico e social das ciências. Nossos resultados mostram que o episódio histórico não pode ser tratado em sua totalidade através apenas da disciplina escolar química, mas necessita também de outras disciplinas para a compreensão dos seus diversos contextos, como da Revolução Industrial, da Revolução Francesa, da extração da soda a partir de fontes naturais, dos processos físicos nas fábricas e dos diversos contextos que as indústrias de soda se inseriramAbstract: The school curriculum has been historically ruled by the supremacy of disciplinarization, specialization, control, isolation, erudition, extenuation of teachers as professionals who generate knowledge and culture, and poor visibility of students as agents who also take part on social relations within the school. The discipline, that permeates school, teachers and students, does not refer only to a set of specific knowledge, but also constitutes itself as a culture, pervading power relations at the school setting. History of Science, however, in a social and cultural perspective, shows us that science is about collective activities, made up by dialogues among several subjects, the context in which they are inserted and different scientific knowledge. Thus, this research aimed to investigate how History of Science, in this perspective, contributes to foment a critical interdisciplinarity at school and fight school curriculum fragmentation processes, moving towards a more integrated curriculum, essentially when it comes to teaching science. In order to do so, we carried out historical research with secondary sources regarding the historical episode of soda manufacturing in Europe in the 18th and 19th centuries, an important case that helps us understanding the rise of chemical industry in contemporary world and its social context. Heading from this episode, we aimed to stand out the existing dialogues among scientific knowledge, their several contexts, the collective role played by scientific activity, its historical and social feature, contributing to think about school interdisciplinarity in a critical perspective. Through the analysis of the secondary sources of the episode, we looked for their interdisciplinarity potential for teaching science, according to criteria found in theoretical readings. We looked for the possibility of promoting a greater dialogue between school subjects and contents, enabling to consider social, political, cultural and economic contexts that surround science and the possibility of shedding light over the collective, historical and social aspect of science. Our results show that the historical episode cannot be completely treated only through chemistry subject, but also demands another subjects, in order to cover its several contexts, such as the Industrial Revolution, French Revolution, the extraction of soda from natural sources, the physical processes in factories and another several contexts in which the soda industries took placeDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e MatemáticaCNPQ[s.n.]Girotto Júnior, Gildo, 1985-Rossi, Adriana Vitorino, 1965-Figueirôa, Silvia Fernanda de MendonçaCompiani, MauricioGurgel, IvãBaldinato, José OtavioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Ivo Bernardi de, 1989-20232023-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/13144FREITAS, Ivo Bernardi de. Diálogos possíveis entre a história das ciências e a interdisciplinaridade no ensino de ciências: o caso da fabricação de soda na Europa dos séculos XVIII e XIX. 2023. 1 recurso online (191 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13144. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361775porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-18T16:14:58Zoai::1361775Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-10-18T16:14:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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