Autoavaliação da empatia médica não é suficiente : médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636315 |
Resumo: | Orientadores: Marco Antonio de Carvalho Filho, Manuel João Costa |
id |
UNICAMP-30_7c9d0abbb90f26840efb736f51698bf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1089110 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoavaliação da empatia médica não é suficiente : médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to growEmpathy self-assessment is not enough : physicians and students can benefit from patient's perceptive to growEmpatiaEducação médicaInternato e residênciaPacientes ambulatoriaisEmpathyEducation, medicalInternship and residencyOutpatientsOrientadores: Marco Antonio de Carvalho Filho, Manuel João CostaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas e Universidade do MinhoResumo: Introdução: Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, com o objetivo de entender seus pensamentos, emoções e contexto, e poder ajudá-lo. Portanto, empatia é um conceito multidimensional, com componentes afetivo, cognitivo e comportamental. A literatura descreve correlação positiva entre a medida da empatia médica por instrumentos autoaplicados e o desfecho clínico dos seus pacientes. Além disso, médicos mais empáticos são mais satisfeitos com a sua atuação profissional. No entanto, ainda não sabemos se a empatia médica medida por autoavaliação tem correlação com a empatia percebida pelos pacientes. Para fomentar uma medicina centrada no paciente, os pacientes precisam participar do processo de avaliação da empatia dos profissionais de saúde envolvidos em seu cuidado. Objetivos: Investigar a relação da autoavaliação de empatia pelo médico, aluno ou residente e a avaliação de empatia médica avaliada pelos seus pacientes após uma consulta médica. Metodologia: Para esta tese, realizamos dois estudos observacionais transversais. O estudo 1 envolveu 945 pacientes e 51 médicos em atendimento ambulatorial público e privado de especialidades clínicas, cirúrgicas e de radiologia. O estudo 2 envolveu 566 pacientes e 89 alunos do quinto e sexto anos e residentes em atendimento público de várias especialidades de três universidades. Os pacientes preencheram as escalas: Consultation and Relational Empathy scale (CARE) e Escala Jefferson de Percepção de Empatia Médica pelo Paciente (JSPPPE) e os seus médicos responderam às escalas de Jefferson de Empatia Médica (JSE) e o Índice de Reatividade Interpessoal de Davis (IRI). Utilizamos a correlação de Pearson para comparação dos escores das escalas de médicos e pacientes; e a análise de fator confirmatório e alfa Cronbach para validação e confiabilidade. Resultados: 902314786. Conclusão e discussão: A falta de correlação entre os níveis de empatia autoavaliados e as percepções dos pacientes, podem representar a necessidade da inclusão de pacientes no processo de avaliação. O paciente percebe o médico de modo diferente da percepção do médico de sua própria empatia. Talvez o treinamento em empatia deva se concentrar em refletir sobre o ponto de vista do doente e melhorar a sua assistência, objetivo fim do cuidado médico, possibilitando novas estratégias educacionaisAbstract: Introduction: Empathy is the ability to put yourself in another's place with the purpose of understanding their thoughts, emotions and context, and being able to help them. Therefore, empathy is a multidimensional concept, including affective, cognitive and behavioral components. The literature describes a positive correlation between the measurement of medical empathy by self-assessment instruments and the patients' clinical outcome. In addition, empathic doctors are more satisfied with their professional career. However, we still do not know whether medical empathy measured by self-assessment correlates with empathy perceived by patients. To foster patient-centered medical care, patients need to participate in the process of evaluating the empathy of the healthcare professionals involved in their care. Objectives: Investigate the relationship of empathy self-assessment by the physician, medical student, and resident compared with the evaluation of the medical empathy assessed by their corresponding patients after a medical consultation. Methodology: For this thesis, we performed two cross-sectional observational studies. The study 1 enrolled 945 patients and 51 physicians in public and private ambulatory care settings practicing in several clinical, surgical and radiology specialties. Study 2 involved 566 patients and 89 medical students from the fifth and sixth years and residents in public service of various specialties from three universities. Patients completed the scale: Consultation and Relational Empathy scale (CARE) and Jefferson Scale of Patient's Perceptions of Physician Empathy (JSPPPE) and their physicians answered the Jefferson Scale of Physician Empathy (JSE), International Reactivity Index (IRI). We used the Pearson correlation to compare the scores of physicians and patient's scales; and the confirmatory factor and Cronbach alpha analysis for validity and reliability. Results:In study 1, we did not observe a significant correlation between the scores of physicians' self-assessment scales and the scores of the scales filled by their patients, except between the Perspective Taking - JSE and JSPPPE sub-dimensions, finding a small correlation (r = 0.3; p <0.05); JSPPPE and CARE demonstrated moderate correlation (0.56; p <0.001); and JSPPPE has been validated. In this study, we also validated the Brazilian Portuguese version of JSPPPE and we noticed that the gender of physicians and the medical specialty influenced the JSPPPE score. The medical specialty and the nature of the consultation (return or first consultation) influenced the CARE measure. In study 2, we also did not observe a significant correlation, between the self-assessment scales' scores and those obtained by the scales applied to the patients, except for a discrete single positive correlation (0.241; p <0.001) between JSPPPE and JSE sub-dimension of Compassionate Care. Doctors from the private section, female gender, internal medicine, and senior medical students showed higher empathy's score on self-assessment and patient's perception. onclusion and discussion: The lack of correlation between physician self-assessed empathy levels and patients' perceptions may indicate the need to include patient feedback in the evaluation process. The patient perceives the physician differently than the physicians' perception of his own empathy. Perhaps empathy training could result in the improvement of patient care perception and successful formulation and achievement of the patients' medical care goals. This information may result in new educational strategiesDoutoradoEnsino em SaúdeDoutora em Ciências[s.n.]Carvalho Filho, Marco Antonio de, 1974-Costa, Manuel João Tavares Mendes da, 1985-Mekhitarian, ArmênioDe Paula, Erich ViniciusAlmeida, Fernando Antônio deCaramori, Jacqueline TeixeiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasUniversidade do MinhoPrograma de Pós-Graduação em Clínica MédicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBernardo, Mônica Oliveira, 1966-20192019-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (155 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636315BERNARDO, Mônica Oliveira. Autoavaliação da empatia médica não é suficiente: médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow . 2019. 1 recurso online (155 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas e Universidade do Minho, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636315. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1089110Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-18T15:56:24Zoai::1089110Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-06-18T15:56:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoavaliação da empatia médica não é suficiente : médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow Empathy self-assessment is not enough : physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow |
title |
Autoavaliação da empatia médica não é suficiente : médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow |
spellingShingle |
Autoavaliação da empatia médica não é suficiente : médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow Bernardo, Mônica Oliveira, 1966- Empatia Educação médica Internato e residência Pacientes ambulatoriais Empathy Education, medical Internship and residency Outpatients |
title_short |
Autoavaliação da empatia médica não é suficiente : médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow |
title_full |
Autoavaliação da empatia médica não é suficiente : médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow |
title_fullStr |
Autoavaliação da empatia médica não é suficiente : médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow |
title_full_unstemmed |
Autoavaliação da empatia médica não é suficiente : médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow |
title_sort |
Autoavaliação da empatia médica não é suficiente : médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow |
author |
Bernardo, Mônica Oliveira, 1966- |
author_facet |
Bernardo, Mônica Oliveira, 1966- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho Filho, Marco Antonio de, 1974- Costa, Manuel João Tavares Mendes da, 1985- Mekhitarian, Armênio De Paula, Erich Vinicius Almeida, Fernando Antônio de Caramori, Jacqueline Teixeira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Universidade do Minho Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo, Mônica Oliveira, 1966- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empatia Educação médica Internato e residência Pacientes ambulatoriais Empathy Education, medical Internship and residency Outpatients |
topic |
Empatia Educação médica Internato e residência Pacientes ambulatoriais Empathy Education, medical Internship and residency Outpatients |
description |
Orientadores: Marco Antonio de Carvalho Filho, Manuel João Costa |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-02-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636315 BERNARDO, Mônica Oliveira. Autoavaliação da empatia médica não é suficiente: médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow . 2019. 1 recurso online (155 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas e Universidade do Minho, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636315. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636315 |
identifier_str_mv |
BERNARDO, Mônica Oliveira. Autoavaliação da empatia médica não é suficiente: médicos e estudantes podem se beneficiar da persceptiva do paciente para o seu crescimento = Empathy self-assessment is not enough: physicians and students can benefit from patient's perceptive to grow . 2019. 1 recurso online (155 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas e Universidade do Minho, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636315. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1089110 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (155 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189143875420160 |