Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozza, Livia Palhares, 1990-
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066
Resumo: Orientador: Lavínia Lopes Salomão Magiolino
id UNICAMP-30_7cbfe5fb6f922f2ae736a7fe25f7c874
oai_identifier_str oai::1394388
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinemaCatharsis, drama and perezhivanie : conceptual interloction and spectator criticism in dialogue with cinemaVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Crítica cinematográficaCatarseTeoria histórico-culturalDramaVigotsky, L. S. - Lev SemenovichMoving-picture criticismCatharsisDramaCultural-historical theoryOrientador: Lavínia Lopes Salomão MagiolinoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa objetivou discutir as noções vigotskianas de catarse, drama e perejivânie em uma interlocução conceitual, defendendo a tese de sua indissociabilidade na compreensão da arte e da recepção estética como ato criador em uma perspectiva vigotskiana. apresenta, nesta perspectiva, uma proposição: a crítica de espectador em diálogo com o cinema, compreendido como arte e técnica social do sentimento. Colocada como um dos caminhos possíveis para formação do sentido estético (Pino, 2006), a crítica de espectador é retomada como um exercício teórico-analítico por meio do filme O gabinete do Dr. Caligari (1920), expoente do cinema expressionista alemão para a realização da crítica de espectador (re)discutindo os conceitos postos em interlocução. Elaborado o adensamento teórico, que teve como fundamentos teórico-metodológicos a perspectiva histórico-cultural de L. S. Vigotski, o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels e o monismo de Espinosa, explicitamos a crítica de espectador como um dos caminhos possíveis para formação do sentido estético (Pino, 2006). O decorrer da pesquisa e seus resultados apontam a dimensão criadora do espectador por meio da obra de arte - aqui o filme - já que não se trata de um sujeito passivo, mas crítico e co-criador da obra, mostrando a potência da arte na vida socialAbstract: The research aimed to discuss the Vygotskian notions of catharsis, drama and perezhivanie in a conceptual interlocution, defending the thesis of their inseparability in the understanding of art and aesthetic reception as a creative act in a Vygotskian perspective. Presents, in this perspective, a proposition: the spectator criticism in dialog with cinema, understood as art and a social technique of feeling. Placed as one of the possible paths for the formation of aesthetic meaning (Pino, 2006), spectator criticism is resumed as a theoretical-analytical exercise through the film The Cabinet of Dr. Caligari (1920), an exponent of German expressionist cinema for the realization of spectator criticism (re)discussing the concepts put into interlocution. After elaborating the theoretical framework, which had as its theoretical-methodological foundations the cultural-historical perspective of L. S. Vigotski, the historical and dialectical materialism of Marx and Engels and the monism of Spinoza, we explained the spectator criticism as one of the possible ways of forming an aesthetic sense (Pino, 2006). The course of the research and its results point to the creative dimension of the spectator through the work of art - here the film - since they are not a passive subject, but a critic and co-creator of the work, showing the power of art in social lifeAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES88887.462380/2019-00[s.n.]Magiolino, Lavínia Lopes Salomão, 1977-Smolka, Ana Luiza BustamanteNassif, Silvia CordeiroZanella, Andrea VieiraDomingos, Andréa de CastroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPozza, Livia Palhares, 1990-20242024-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066POZZA, Livia Palhares. Catarse, drama e perejivânie: interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema. 2024. 1 recurso online (135 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1394388Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1394388porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-25T14:26:53Zoai::1394388Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-25T14:26:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema
Catharsis, drama and perezhivanie : conceptual interloction and spectator criticism in dialogue with cinema
title Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema
spellingShingle Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema
Pozza, Livia Palhares, 1990-
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Crítica cinematográfica
Catarse
Teoria histórico-cultural
Drama
Vigotsky, L. S. - Lev Semenovich
Moving-picture criticism
Catharsis
Drama
Cultural-historical theory
title_short Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema
title_full Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema
title_fullStr Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema
title_full_unstemmed Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema
title_sort Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema
author Pozza, Livia Palhares, 1990-
author_facet Pozza, Livia Palhares, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magiolino, Lavínia Lopes Salomão, 1977-
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Nassif, Silvia Cordeiro
Zanella, Andrea Vieira
Domingos, Andréa de Castro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozza, Livia Palhares, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Crítica cinematográfica
Catarse
Teoria histórico-cultural
Drama
Vigotsky, L. S. - Lev Semenovich
Moving-picture criticism
Catharsis
Drama
Cultural-historical theory
topic Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Crítica cinematográfica
Catarse
Teoria histórico-cultural
Drama
Vigotsky, L. S. - Lev Semenovich
Moving-picture criticism
Catharsis
Drama
Cultural-historical theory
description Orientador: Lavínia Lopes Salomão Magiolino
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066
POZZA, Livia Palhares. Catarse, drama e perejivânie: interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema. 2024. 1 recurso online (135 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066
identifier_str_mv POZZA, Livia Palhares. Catarse, drama e perejivânie: interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema. 2024. 1 recurso online (135 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1394388
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1394388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189199704752128