Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066 |
Resumo: | Orientador: Lavínia Lopes Salomão Magiolino |
id |
UNICAMP-30_7cbfe5fb6f922f2ae736a7fe25f7c874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1394388 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinemaCatharsis, drama and perezhivanie : conceptual interloction and spectator criticism in dialogue with cinemaVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Crítica cinematográficaCatarseTeoria histórico-culturalDramaVigotsky, L. S. - Lev SemenovichMoving-picture criticismCatharsisDramaCultural-historical theoryOrientador: Lavínia Lopes Salomão MagiolinoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa objetivou discutir as noções vigotskianas de catarse, drama e perejivânie em uma interlocução conceitual, defendendo a tese de sua indissociabilidade na compreensão da arte e da recepção estética como ato criador em uma perspectiva vigotskiana. apresenta, nesta perspectiva, uma proposição: a crítica de espectador em diálogo com o cinema, compreendido como arte e técnica social do sentimento. Colocada como um dos caminhos possíveis para formação do sentido estético (Pino, 2006), a crítica de espectador é retomada como um exercício teórico-analítico por meio do filme O gabinete do Dr. Caligari (1920), expoente do cinema expressionista alemão para a realização da crítica de espectador (re)discutindo os conceitos postos em interlocução. Elaborado o adensamento teórico, que teve como fundamentos teórico-metodológicos a perspectiva histórico-cultural de L. S. Vigotski, o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels e o monismo de Espinosa, explicitamos a crítica de espectador como um dos caminhos possíveis para formação do sentido estético (Pino, 2006). O decorrer da pesquisa e seus resultados apontam a dimensão criadora do espectador por meio da obra de arte - aqui o filme - já que não se trata de um sujeito passivo, mas crítico e co-criador da obra, mostrando a potência da arte na vida socialAbstract: The research aimed to discuss the Vygotskian notions of catharsis, drama and perezhivanie in a conceptual interlocution, defending the thesis of their inseparability in the understanding of art and aesthetic reception as a creative act in a Vygotskian perspective. Presents, in this perspective, a proposition: the spectator criticism in dialog with cinema, understood as art and a social technique of feeling. Placed as one of the possible paths for the formation of aesthetic meaning (Pino, 2006), spectator criticism is resumed as a theoretical-analytical exercise through the film The Cabinet of Dr. Caligari (1920), an exponent of German expressionist cinema for the realization of spectator criticism (re)discussing the concepts put into interlocution. After elaborating the theoretical framework, which had as its theoretical-methodological foundations the cultural-historical perspective of L. S. Vigotski, the historical and dialectical materialism of Marx and Engels and the monism of Spinoza, we explained the spectator criticism as one of the possible ways of forming an aesthetic sense (Pino, 2006). The course of the research and its results point to the creative dimension of the spectator through the work of art - here the film - since they are not a passive subject, but a critic and co-creator of the work, showing the power of art in social lifeAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES88887.462380/2019-00[s.n.]Magiolino, Lavínia Lopes Salomão, 1977-Smolka, Ana Luiza BustamanteNassif, Silvia CordeiroZanella, Andrea VieiraDomingos, Andréa de CastroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPozza, Livia Palhares, 1990-20242024-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066POZZA, Livia Palhares. Catarse, drama e perejivânie: interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema. 2024. 1 recurso online (135 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1394388Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1394388porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-25T14:26:53Zoai::1394388Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-25T14:26:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema Catharsis, drama and perezhivanie : conceptual interloction and spectator criticism in dialogue with cinema |
title |
Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema |
spellingShingle |
Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema Pozza, Livia Palhares, 1990- Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Crítica cinematográfica Catarse Teoria histórico-cultural Drama Vigotsky, L. S. - Lev Semenovich Moving-picture criticism Catharsis Drama Cultural-historical theory |
title_short |
Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema |
title_full |
Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema |
title_fullStr |
Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema |
title_full_unstemmed |
Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema |
title_sort |
Catarse, drama e perejivânie : interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema |
author |
Pozza, Livia Palhares, 1990- |
author_facet |
Pozza, Livia Palhares, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magiolino, Lavínia Lopes Salomão, 1977- Smolka, Ana Luiza Bustamante Nassif, Silvia Cordeiro Zanella, Andrea Vieira Domingos, Andréa de Castro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pozza, Livia Palhares, 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Crítica cinematográfica Catarse Teoria histórico-cultural Drama Vigotsky, L. S. - Lev Semenovich Moving-picture criticism Catharsis Drama Cultural-historical theory |
topic |
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Crítica cinematográfica Catarse Teoria histórico-cultural Drama Vigotsky, L. S. - Lev Semenovich Moving-picture criticism Catharsis Drama Cultural-historical theory |
description |
Orientador: Lavínia Lopes Salomão Magiolino |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024 2024-02-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066 POZZA, Livia Palhares. Catarse, drama e perejivânie: interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema. 2024. 1 recurso online (135 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066 |
identifier_str_mv |
POZZA, Livia Palhares. Catarse, drama e perejivânie: interlocução conceitual e crítica de espectador em diálogo com o cinema. 2024. 1 recurso online (135 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20066. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1394388 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1394388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189199704752128 |